8.03.2009


INFLUENZA A (H1N1)

Influenza A (H1N1) é uma doença respiratória causada pelo vírus A. Devido a mutações no vírus e transmissão de pessoa a pessoa, principalmente por meio de tosse, espirro ou de secreções respiratórias de pessoas infectadas.

Para evitar a gripe H1N1, além do reforço na higiene, outro fator que pode ajudar na prevenção desta e de outras doenças é a boa alimentação.

Alimentação balanceada e rica em frutas, legumes e verduras é essencial para ajudar o sistema de defesas do corpo a combater doenças.

A deficiência energética e proteica está na origem de várias doenças", o estado nutricional é um dos fatores que influenciam a condição imunológica das pessoas. Boa alimentação não significa comer demais. Há casos de obesidade em que o individuo é considerado desnutrido.

Boa alimentação não significa receitas ou ingredientes complexos no dia a dia. A maioria dos aminoácidos de que precisamos para a formação de proteínas está no arroz e no feijão, as proteínas são de extrema importância para o organismo por sua função construtora e reparadora. Elas participam da formação de hormônios, enzimas e anticorpos.

A alimentação contribui para fortalecer o sistema imunológico. Micronutrientes, como vitaminas e sais minerais, podem melhorar a resposta imunológica, estimular a resistência e presentes nos vegetais, frutas e cereais.

A famosa vitamina C estimula o sistema imunológico e também auxilia na produção de células de defesa e previne gripes e resfriados.

Para as pessoas dos chamados grupos de risco para a gripe H1N1, idosos com mais de 60 anos, crianças até dois anos, gestantes e lactantes, a alimentação saudável é ainda mais importante. "Essas pessoas estão nos grupo de risco por apresentarem o sistema imunológico mais fragilizado".

Recomenda-se que as pessoas que foram acometidas por outras patologias reforcem a alimentação. Em alguns dos casos de contaminação por gripe H1N1, a chamada comorbidade, “doença já existente”, contribuiu para evolução dos casos.

Pessoas contaminadas pelo vírus do H1N1, além de comer equilibradamente, devem descansar. O sono, tem função reparadora. Beber bastante água também ajuda na recuperação.

Para quem tem dúvidas sobre seu estado nutricional, o ideal é procurar um nutricionista.

Nenhum comentário: