5.27.2010

Gil espera dez anos para voltar a gravar Targino

Dez anos depois de voltar às paradas com Esperando na Janela, parceria de Targino Gondim com Raimundinho do Acordeom e Manuca que incluiu no álbum Gilberto Gil e as Canções de Eu, Tu, Eles (2000), Gilberto Gil volta a gravar música de Targino - no caso, Maria Minha, tema composto com Eliezer Setton. Maria Minha é uma das três faixas do CD Fé na Festa - nas lojas a partir de 1º de junho, em edição do selo Gegê distribuída pela Universal Music - que não são de autoria de Gil. Eis as 13 músicas do álbum:

1. Fé na Festa (Gilberto Gil)
2. O Livre-Atirador e a Pegadora (Gilberto Gil)
3. Assim Sim (Gilberto Gil)
4. Estrela Azul do Céu (Gilberto Gil)
5. Marmundo (Gilberto Gil)
6. Vinte e Seis (Gilberto Gil)
7. Não Tenho Medo da Vida (Gilberto Gil)
8. Norte da Saudade (Gilberto Gil, Perinho Santana e Moacyr Albuquerque)
9. Maria Minha (Targino Gondim e Eliezer Setton)
10. Aprendi com o Rei (João Silva)
11. A Dança da Moda (Luiz Gonzaga e Zé Dantas)
12. São João Carioca (Gilberto Gil e Nando Cordel)
13. Lá Vem Ela (Gilberto Gil e Vanessa da Mata)

Melodia faz 'Romance' com bom samba inédito

Samba inédito composto pelo violonista Renato Piau a partir de letra de Luiz Melodia, Cura é uma das surpresas do novo show do autor de Pérola Negra, Romance, que estreou (bem) na noite de quinta-feira, 20 de maio de 2010, no Teatro Rival, no Rio de Janeiro (RJ), onde fica em cartaz até sábado, 22 de maio. Entre sambas e temas da Jovem Guarda, Melodia - visto no post em fotos de Mauro Ferreira - passeia pelos repertórios de Sérgio Sampaio (Que Loucura e Leros, Leros e Boleros), Trio Esperança (Eu Bem Dizia) e Anísio Silva (Tudo Foi Ilusão). Emocionado, o cantor caiu no choro ao entoar o Samba da Pergunta, de Carlos Alberto Valle Pingarrilho e Marcos Vasconcellos. Eis o roteiro seguido por Luiz Melodia na (ótima) estreia carioca de Romance:

1. Suave É a Noite (Tender Is the Night)
(Paul Francis Webster e Sammy Fain - Versão de Nazareno de Brito)
2. Quase Fui lhe Procurar (Getúlio Côrtes)
3. Gamadinho por Você (Renato Barros)
4. Eu Bem Dizia (I Could Have Told You)
(Arthur Williams e Carl Sigman - Versão de Neusa de Souza)
5. Nada Tenho a Perder (Getúlio Côrtes)
6. Ser Boêmio (Oswaldo Melodia)
7. Tudo Foi Ilusão (Arcelino Tavares e Laert Santos)
8. Cura (Luiz Melodia e Renato Piau)
9. Sem Hora pra Voltar (Luiz Melodia)
10. Que Loucura (Sérgio Sampaio)
11. Leros, Leros e Boleros (Sérgio Sampaio)
12. Pérola Negra (Luiz Melodia)
13. A Coitadinha Fracassou (Luiz Melodia)
14. Farrapo Humano (Luiz Melodia)
15. Samba da Pergunta (Astronauta)
(Carlos Alberto Valle Pingarrilho e Marcos Vasconcellos)
16. Cuidando de Você (Luiz Melodia)
17. Estácio, Holy Estácio (Luiz Melodia)
18. Diz que Fui por Aí (Zé Kétti)
Bis:
19. Fadas (Luiz Melodia)
20. Decisão (Luiz Melodia)
posted by Mauro Ferreira

Roupa faz DVD dos 30 anos com Milton Nascimento e Sandy

Formado em 1980 com origem na banda Os Famks, que animava bailes no circuito carioca, o sexteto Roupa Nova vai celebrar seus 30 anos de carreira com a gravação ao vivo de um show que vai contar com participações especiais de Milton Nascimento (autor com Fernando Brant da música que deu nome ao grupo), Sandy, padre Fábio de Melo e o grupo Fresno. A gravação do CD e DVD Roupa Nova - 30 Anos está agendada para 2 e 3 de julho de 2010, na casa Credicard Hall, em São Paulo (SP). Sandy e Milton gravarão no show do dia 2. Padre Fábio estará na apresentação de 3 de julho. O Fresno participará dos dois dias da gravação ao vivo.

Tom Zé 'chupa' atenções da plateia em 'Pirulito'

Resenha de CD e DVD
Título: O Pirulito da Ciência
Artista: Tom Zé e
Banda ao Vivo
Gravadora: Biscoito Fino
Cotação: * * * *

Tom Zé sempre se agiganta no palco. É quando cresce também a música inquieta do tropicalista mais fiel à estética da Tropicália. Até porque o já septuagenário baiano de Irará nunca foi cantor no sentido ortodoxo do termo. Em cena, ele é um entertainer que usa da música para dar seu recado, chupando toda as atenções de seu público. Como faz neste registro ao vivo O Pirulito da Ciência, inédito em sua discografia por ser o primeiro CD e DVD de caráter retrospectivo. Conduzido (até certo ponto) pela direção do ex-titã Charles Gavin, Tom Zé resume 40 anos de carreira fonográfica no roteiro que condensa 27 músicas em 24 números. A espiral engloba do disco tropicalista de 1968 - do qual ele rebobina músicas como Parque Industrial e São São Paulo, meu Amor - até o mordaz estudo da bossa apresentado em 2008. Entre um e outro, há Cademar - a experiência com a poesia concreta do parceiro bissexto Augusto de Campos - e toques sobre política e religião, dados através de músicas como Classe Operária e Companheiro Bush, tema de 2003 que Zé, sagaz, emenda no roteiro com Ui! Você Inventa, a pérola feita com Odair Cabeça de Poeta para o antológico álbum Estudando o Samba. E, por falar em religião, Menina Jesus - música do álbum Correio da Estação do Brás (1978) até então esquecida pelo artista - soa como oração tropicalista. Assim como o coro que engrandece o refrão da supra-citada São São Paulo, meu Amor, faixa embalada em atmosfera roqueira. A propósito: pelo fato de o retrospecto ter sido gravado ao vivo em São Paulo (SP), sambas como Augusta, Angélica e Consolação encontram imediata empatia na platéia que compareceu ao Teatro Fecap em 5 e 6 de agosto de 2009. Gente que certamente já conhecia o tom meio anárquico das apresentações de Zé, que conceitua cada música. Menina Amanhã de Manhã, por exemplo, é apresentada como "uma música de amor ainda contaminada pela ditadura" entre louvores ao registro de Mônica Salmaso. "Vamos cantar baixinho e lento como ela cantava", propõe à banda e ao público. O tema faz parte do bloco de canções de amor, montado para "alimentar o contemplativo" desse público - como explica Tom Zé, que inicia o set romântico com Hein? após reger o coro da plateia ao fim de Ogodô, Ano 2000. O artista sabia que o jogo já estava ganho. Mesmo assim, Tom Zé vai além da música e, tal qual um entertainer, conta causo ao fim de Minha Carta e irradia os versos de Neto, Craque da Copa com doses fartas de humor crítico. Com título extraído da letra de Fliperama, música do álbum The Hips of Tradition (1992), O Pirulito da Ciência flagra um artista tão espontâneo quanto verdadeiro na defesa de sua ideologia. Não por acaso, a gravadora Biscoito Fino informa que não foram feitos overdubs no registro ao vivo. Zé se alimenta de suas imperfeições.

Morre tenor que faria abertura da Copa do Mundo

Ntshebe e Mandela
Morreu na noite desta terça-feira, 25, o sul-africano Siphiwo Ntshebe, cantor escolhido para se apresentar na cerimônia de abertura da Copa do Mundo da África do Sul. Ntshebe estava internado há 10 dias no Livingstone Hospital, em Joanesburgo, devido a uma meningite que acabou o levando ao óbito.
Ntshebe havia sido escolhido pelo ex-presidente e ativista político Nelson Mandela para interpretar a música “Hope” durante a festa de abertura dos jogos, no próximo dia 11 de junho.
“É uma tragédia para todos aqueles que acreditam no poder da música", disse Nick Raphael, diretor da gravadora que o tenor fazia parte. “Sua voz era única e suas mensagens traziam esperança e compaixão”.