9.21.2009

Festival de jazz traz outro tributo a Benny Goodman e atrai aqueles que ainda não conhecem o gênero

Antônio Carlos Miguel

RIO - Quem perceber alguma semelhança entre o Festival Internacional I Love Jazz, que acontece desta segunda (21.09) a quarta-feira, no Teatro Casa Grande, e o recente Jazz Festival Brasil, que teve sua quarta edição carioca no mês passado, no Teatro Sesc Ginástico, acertou em cheio. A programação de ambos foca o mesmo segmento do gênero, aquele produzido até o início dos anos 1940, incluindo também um tributo a Benny Goodman, que completaria 100 anos em 2009. E esse não é um lance do acaso. O mineiro Marcelo Teixeira, de 36 anos, curador do I Love Jazz, também esteve envolvido no outro evento.
- No ano passado, decidi seguir sozinho, mas, desde a sua estreia, em 2001, em Belo Horizonte, que eu vinha trabalhando naquele festival - conta Teixeira, que também leva o evento a São Paulo, Brasília e Belo Horizonte.

Do piano "stride" aoestilo dixieland
Ele ainda explica por que investe em estilos das primeiras décadas do século passado, como o piano stride de Judy Carmichael e o Rei do Swing, no tributo "Benny Goodman Centennial Band", com o grupo de Allan e Warren Vache.
- Há um pouco de gosto pessoal. Tinha 7 anos quando me apaixonei pelos discos de Louis Armstrong que minha avó botava para tocar. Meus pais começaram a comprar alguns discos, em viagens a Nova Orleans, e essa fixação no jazz virou uma doença, no bom sentido - conta Teixeira, lembrando que esses estilos não estavam presentes nos habituais festivais de jazz realizados no Brasil. - Esse é um nicho muito interessante, de grande apelo junto ao público em geral. Enquanto o jazz moderno, produzido a partir do bebop, é dirigido a um ouvinte mais especializado.
Para atrair ainda mais o público, neste fim de semana o grupo paulistano Dixie Five fez apresentações-supresa em alguns locais do Rio. Na programação dos shows no Casa Grande, a pianista Judy Carmichael já tinha participado em duas edições do Jazz Festival Brasil e, agora, também é conselheira do novo festival. Da cidade natal do jazz, o grupo The New Orleans Joymakers, liderado pelo clarinetista Orange Kellin, investe no estilo dixieland, um ingrediente também presente na Allan Vache Big Band, que fará o tributo a Benny Goodman.
Por Angela chaloub

Manhã De Carnaval / Baden Powel


Maravilhosa interpretação de um dos maiores nomes da MPB.
Banden Powel interpreta "MANHÃ DE CARNAVAL "(Luis Bonfá e Antônio Maria)