7.21.2009

Espetáculo 'Hairspray' mantém o tom e o humor exigidos


Barbara Heliodora

RIO - Nos últimos anos, o sucesso do musical "Hairspray" tem sido ligado principalmente ao gimmick de ter um ator (no caso da versão de 2007 para o cinema, por exemplo, o mais que famoso John Travolta) no papel de Edna, mãe da gordinha adolescente que sonha em ser estrela de um show de televisão. Escrito nos anos 1980, no entanto, de início o musical ficava ainda mais americano do que é: tudo se passa no início da década de 1960, em Baltimore, parte integrante do Sul racista, justamente no tempo em que os movimentos e eventos em favor da integração racial estavam atingindo o auge e fazendo suas mais significantes vitórias.
(Elenco e diretor falam sobre adaptação do espetáculo da Broadway)
O preconceito contra a obediência a qualquer exagero da moda (como os casos de fenomenal engenharia capilar sustentada pelo generoso uso do laquê do título), assim como a exclusão do sonhado sucesso social em função da gordura, emprestavam a "Hairspray" uma modesta relevância, hoje perdida. Sobram o puro jogo teatral, a música e a dança, em torno da ideia da luta pelo sucesso em condições adversas. Tudo é levado para o exagero na criação dos personagens, principalmente os cabelos, um exagero alegre e sorridente. Os autores americanos foram muito bem traduzidos e adaptados por Miguel Falabella, o que permite a fluência de espetáculo.
" direção de Miguel Falabella é firmemente voltada para o tom e o humor que "Hairspray" exige e resulta alegre e divertida "
A encenação, em cartaz no Teatro Casa Grande, é fiel ao original, como é indispensável que seja, com Renato Scripilitti criando cenários de fácil mobilidade e clara identificação de locais, o fundo correto para as cores e exageros dos figurinos de Marcelo Pies, tudo buscando evocação de época, com o original por guia. É boa a luz de Maneco Quinderé, mas o desenho de som de Tocko Michelazzo é um tanto exagerado no volume. Da Broadway veio Jeff Whitting, que já era dono da coreografia e obtém ótimo rendimento de todo o elenco. Felipe Senna é o responsável pela direção musical e tem boa execução.
A direção de Miguel Falabella é firmemente voltada para o tom e o humor que "Hairspray" exige e resulta alegre e divertida, mantendo o tom americano, essencial, mas deixando-o simpático aos olhos e ouvidos brasileiros. O elenco está rendendo bem. No grupo central, Edson Celulari e Simone Gutierrez dão boa conta do recado; já Danielle Winits rende menos que Arlete Salles e Jonatas Faro. No numeroso elenco de apoio (que tem ótima atuação de conjunto), Ivana Domenico marca presença em três papéis, Heloisa de Palma cresce para o final, Bené Monteiro é uma revelação, e as três Dinamites, Corina Sabbas, Karin Hils e Bia Martins, são um dos pontos mais altos do espetáculo.
A popularidade dos musicais parece irrecusável, e "Hairspray" é um espetáculo alegre e atraente.


@Oi Casa Grande.
Rua Afrânio de Melo Franco 290, Leblon.
@Tel: 2511-0800.
@Qui e sex, às 21h. @Sáb, às 18h e às 21h30m.@ Dom, às 19h.
@Qui e sex: R$ 40 (balcão setor 3), R$ 80 (balcão setor 2), R$ 100 (plateia setor 1) e R$ 120 (plateia VIP e camarotes). @Sáb e dom: R$ 60 (balcão setor 3), R$ 100 (balcão setor 2), R$ 120 (plateia setor 1) e R$ 150 (plateia VIP e camarotes). 180 minutos (com intervalo).
Até 4 de outubro. Livre.

Sinfônica de Barra Mansa apresenta concertos no Festival Vale do Café

Em Barra Mansa: A orquestra se apresenta hoje na Igreja Matriz de São Sebastião, no Centro

A Orquestra Sinfônica de Barra Mansa fará cinco concertos na 7ª edição do Festival Vale do Café, que acontece desde sexta-feira (17) até domingo (26), em diversos municípios da região do Vale do Paraíba. Idealizado por Cristina Braga em 2003, o festival tem como objetivo criar um polo turístico cultural e acelerar o desenvolvimento econômico do interior do estado do Rio de Janeiro.

Todos os concertos da OSBM têm como solista um dos maiores violinistas clássicos da atualidade, Turíbio Santos, que também é diretor artístico do festival.

As apresentações começaram no último sábado (18), na Praça Barão de Campo Belo, em Vassouras. Ontem (20) foi a vez da população de Barra do Piraí receber a OSBM, na Igreja São Benedito, na Praça Nilo Peçanha. Em Barra Mansa a orquestra se apresenta hoje (21), na Igreja Matriz de São Sebastião, no Centro. Já na sexta-feira (24) o concerto acontece em Piraí, na Igreja Sant'Anna. Para finalizar o festival, no próximo domingo (26), a OSBM realiza um concerto de encerramento em Três Rios, no Teatro Nilo Peçanha, na Praça São Sebastião. Todas as apresentações são gratuitas e começam às 20h.

A OSBM, composta por cerca de 105 músicos, entre professores e monitores do Projeto Música nas Escolas, se apresentará sob a regência do maestro Guilherme Bernstein.

A dieta lulista emagrece o PT

Villas Boas Corrêa

A crise de debilidade que atacou o Partido dos Trabalhadores, fundado pelo maior líder operário do Brasil, Luiz Inácio Lula da Silva, quando presidente do Sindicato dos Trabalhadores em São Bernardo do Campo, apresenta a singularidade, embora não seja o caso único da legenda que perde importância quando chega ao poder, enquanto os aliados, como o insaciável guloso PMDB incham como bola de soprar.
É exato que o PT começou a incomodar o presidente Lula com os escândalos iniciais da longa e interminável temporada, com os escabrosos casos do mensalão, para comprar adesões que fortalecessem a base parlamentar do governo e que foi qualificado como dos maiores da crônica do Congresso e do caixa dois para financiar a campanha da turma de casa.
Mas, o presidente tratou o seu partido como dono, alternando a generosidade na distribuição de empregos público, desde o inchaço com o maior ministério de todos os tempos, todos com vagas para acomodar os companheiros em dificuldades com momentos de irritação para a gula petista reconhecia a necessidade de atender aos aliados.
Se ao menos para engambelar o distinto público, o governo tivesse o pudor de discutir programas, avaliar a competência das indicações políticas teria evitado esta imagem da mistura caótica de bom e razoáveis escolhas, com outras que chegam ao ridículo.
E na véspera da campanha que bate a porta dos outros, pois o presidente disparou na frente, saltando o obstáculo dos prazos constitucionais, na campanha da candidatura da ministra Dilma Rousseff, da sua escolha pessoal e que o PT com muitos fazenda, os sinais dos ressentimentos começam a ocupar espaço no noticiário político.
No mais ostensivo dos exemplos, na realização do 19° Encontro Estadual do PT do Rio Grande do Sul. Sem meias palavras, começou por ignorar a orientação da direção nacional recomendando que não fosse antecipado o calendário eleitoral para atropelar as articulações de alianças nos estados.
O PT gaúcho não apenas mandou às favas o adiamento que só interessa à ministra-candidata a presidente da República como lançou a candidatura do ministro da Justiça, Tarso Genro e tornar pública a decisão de convidar o PDT brizolista para indicar o candidato a vice-governador.
No entusiástico discurso, o candidato-ministro Tarso Genro ressalvou que a seção gaúcha não tem nenhuma objeção a qualquer partido que queira aderir à candidatura de Dilma, “mas o palanque do PT, aqui é de esquerda e conversa com o centro, Saiba Dilma que o palanque que pode dar vitória é o do PT”.
E estamos conversados

"Casamento é o destino tradicionalmente oferecido às mulheres pela sociedade. Também é verdade que a maioria delas é casada, ou já foi, ou planeja ser, ou sofre por não ser." (Simone de Beauvoir)

Quero aproveitar esta citação de Simone Beauvoir para concluir a divulgação dos dados da Pesquisa/ Mulheres: Amor x Profissão.
O que mais chamou minha atenção no levantamento dos dados foi a enorme necessidade que, ainda hoje, a mulher tem de ter um companheiro que a sustente e seja seu protetor. Isto reforça a minha percepção constante de que grande parte da infelicidade feminina reside na expectativa do casamento. Portanto, hoje não quero escrever muito, apenas deixar um poema sobre o Amor. O mais fica para sua reflexão e elaboração.
Continuo aguardando seus comentários. conversandocomvocebotecos@gmail.com
Obrigada. Um abraço.
Márcia Modesto (Psicóloga/ Psicanalista/ Terapeuta Familiar Sistêmica)

Para Viver um Grande Amor
Carlos Drummond de Andrade

É preciso abrir todas as portas que fecham o coração.
Quebrar barreiras construídas ao longo do tempo,
Por amores do passado que foram em vão
É preciso muita renúncia em ser e mudança no pensar.
É preciso não esquecer que ninguém vem perfeito para nós!
É preciso ver o outro com os olhos da alma e se deixar cativar!
É preciso renunciar ao que não agrada ao seu amor...
Para que se moldem um ao outro como se molda uma escultura,
Aparando as arestas que podem machucar.
É como lapidar um diamante bruto para fazê-lo brilhar!
E quando decidir que chegou a sua hora de amar,
Lembre-se que é preciso haver identificação de almas!
De gostos, de gestos, de pele...
No modo de sentir e de pensar!
É preciso ver a luz iluminar a aura,
Dando uma chance para que o amor te encontre
Na suavidade morna de uma noite calma...
É preciso se entregar de corpo e alma!
É preciso ter dentro do coração um sonho
Que se acalenta no desejo de: amar e ser amada!
É preciso conhecer no outro o ser tão procurado!
É preciso conquistar e se deixar seduzir...
Entrar no jogo da sedução e deixar fluir!
Amar com emoção para se saber sentir
A sensação do momento em que o amor te devora!
E quando você estiver vivendo no clímax dessa paixão,
Que sinta que essa foi a melhor de suas escolhas!
Que foi seu grande desafio... e o passo mais acertado
De todos os caminhos de sua vida trilhados!
Mas se assim não for...
Que nunca te arrependas pelo amor dado!
Faz parte da vida arriscar-se por um sonho...
Porque se não fosse assim, nunca teríamos sonhado!
Mas, antes de tudo, que você saiba que tem aliado.
Ele se chama TEMPO... seu melhor amigo.
Só ele pode dar todas as certezas do amanhã...
A certeza que... realmente você amou.
A certeza que... realmente você foi amada