12.16.2010

Novo livro sobre Adoniran reúne histórias da carreira e de São Paulo

“Trem das Onze - A Poética de Adoniran Barbosa” é o nome de um novo livro sobre o maior poeta do samba paulista lançado recentemente pela editora Aprazível Edições e Arte. O livro reúne fotografias e muitas histórias sobre Adoniran, os personagens de suas músicas e os locais tão bem descritos em suas composições.
Os textos de “ Trem das Onze - A Poética de Adoniran Barbosa” são escritos por Celso de Campos Jr., autor de outro livro sobre o cantor, “Adoniran - Uma Biografia”. São dados biográficos e artísticos misturados com as histórias dos locais na capital paulista onde Adoniran viveu e onde deu vida à tantos personagens retratados em suas músicas.
As fotografias mostradas no livro são do acervo da família do sambista e do Instituto Moreira Salles, com imagens feitas por Peter Scheier, Henri Ballot, Alice Brill, Marcel Gautherot, Hildegard Rosenthal e Vicenzo Pastore.
“Hoje em dia a gente não vê esses ensaios abordando a cidade. Nessa obra, você vê São Paulo crescendo, os prédios em construção, sem deixar de focar o cotidiano, com os anônimos que enriqueceram a obra do Adoniran”, diz o autor Campos Jr.
O livro ainda traz encartado um CD com clássicos de Adoniran Barbosa.