4.14.2010

Exposição Império do Café

O Centro de Cultura Fazenda da Posse juntamente com a Prefeitura Municipal de Barra Mansa, através da Fundação de Cultura e o Sistema Firjan através do SESI - Barra Mansa inauguram a Exposição “Império do Café”.
Abertura: 15 de abril de 2010 às 20h com show de chorinho – Dito e seu grupo – e esquete teatral com personagens históricos do século XIX
Duração: 16 de abril a 04 de maio de 2010

Império do Café
Durante o auge da produção cafeeira de Barra Mansa e de todo o sul fluminense no século XIX, as velhas casas de fazenda e as singelas construções urbanas dão lugar a edificações de maior porte e requinte. Em salões finamente decorados acontecem saraus que movimentam a sociedade local, companhias teatrais estrangeiras se apresentam pela região, as salas de jantar ganham ricas porcelanas...
Uma nova estrutura social começa a formar-se na região, que, se por um lado mantém ainda resquícios da colonização fortemente influenciada pelos mineiros que aqui se estabeleceram, por outro, se vê tomada pelos modos afrancesados trazidos da Corte pelos “barões do café” enriquecidos por colheitas cada vez mais prodigiosas do “ouro verde”, resultantes da combinação do trabalho árduo e incessante de milhares de escravos nas lavouras que se espalham por todo o vale e do tino comercial dos fazendeiros que constroem riquezas pessoais e muito contribuem para o fortalecimento econômico nacional.
Ajudar a contar e perpetuar a história dos homens e mulheres livres, escravizados, alforriados, enfim, das pessoas que aqui viveram e há muito se foram deixando marcas indeléveis na região é a proposta da exposição “Império do Café”. O formato escolhido – louça branca pendurada nas paredes seculares da Fazenda da Posse – representa a busca constante pelo conhecimento do nosso passado, sua transmissão às novas gerações e uma homenagem aos que nos fizeram herdeiros dessa história única e intransferível.
O Centro de Cultura Fazenda da Posse: funciona de Quarta a Domingo, das 11h às 17h, exceto feriados.
Centro de Cultura Fazenda da Posse - Rua Dário Aragão, n°02 – Centro – Cep: 27330-050 - Barra Mansa-RJ. Tel.: (24) 3322-3855

Fiel a si, Paez volta às guitarras no CD 'Confiá'

Resenha de CD
Título: Confiá
Artista: Fito Paez
Gravadora: Sony Music
Cotação: * * *
Mauro Ferreira
Não é à toa que o novo álbum de Fito Paez, Confiá, abre com o som de uma guitarra. Som elétrico que, aliás, vai ser recorrente em faixas como o rock La Ley de la Vida. Na contramão do íntimo Rodolfo (2007), o anterior disco de inéditas - e de estúdio - do artista argentino, inteiramente estruturado no piano, Confiá marca a volta de Paez às guitarras elétricas. Embora não esteja entre as melhores da discografia do roqueiro, a safra de inéditas soa fiel à ideologia de Paez. Fuera de Control é um dos destaques pela poesia corrosiva que radiografa o permanente estado de emergência em que vivem grandes metrópoles como Buenos Aires, onde, a propósito, o CD Confiá foi finalizado com o auxílio do produtor Mariano López depois de ter sido parcialmente gravado em outras cidades da Argentina e do Brasil. Como mostram temas como El Mundo de Hoy, Paez faz pulsar novamente sua veia pop em Confiá, álbum cujo repertório alterna rocks (En el Baño de un Hotel) e baladas (London Town, momento mais introspectivo). A música às vezes até soa pouco inspirada, mas a poesia permanece sempre aguçada.

ÚLTIMA CHAMADA

A produtora Nós Pós convida para mais uma edição do projeto Mostra, que tem a proposta de mostrar o que há de novo na criação artística conteporânea.
O próximo evento acontece dia 14/04, às 20h no Bar Burburinho (Rua Tomazina, 106 - Bairro do Recife), e apresenta exposição fotográfica do escritor e designer Rodrigo Sotero, recital com os escritores Pedro Rodrigues (Vetor Cultural) e Isadora Dias. Após o recital haverá show da banda Tiento.

“A HISTÓRIA DA MÚSICA POPULAR BRASILEIRA DE 1916 AOS DIAS DE HOJE”.

CONVIDADA ESPECIAL: Kelce Moraes: A Voz Tijucana

O espetáculo traça o caminho dos grandes sucessos da nossa música com seus maiores clássicos.História e estórias deliciosamente contadas e cantadas pelo grupo Seresta Moderna.
O roteiro começa em 1916 com o primeiro samba oficialmente gravado no país de autoria de Donga e Mauro de Almeida,passa por Carinhoso de Pixinguinha e Braguinha,relata o surgimento de Carmem Miranda em 1930 e exalta a riqueza da composição brasileira naquela década com grandes sucessos de Assis Valente,Zequinha de Abreu,Almirante,Noel Rosa e Ari Barroso, os anos 40 com Dorival Caymmi,Ataulfo Alves, os anos 50 do maestro Villa Lobos,Monsueto,a Bossa Nova de Tom Jobim e Vinícius de Morais,os anos 60 e o fenômeno da Jovem Guarda,o festival da Record de 1967 com os premiados Edu Lobo/Capinan,Geraldo Vandré/Theo Azevedo e Gilberto Gil,os anos 70 sob o reinado de Roberto Carlos e a consolidação de Chico Buarque, os anos 80 com as grandes vendagens da indústria do disco no movimento chamado Pop Rock em que Cazuza se tornou idolatrado por sua geração, o síndico Tim Maia e seu delicioso swing,os anos 90 de Djavan e Mariza Monte e chega aos anos 2.000 com o fenômeno de massa Zeca Pagodinho e a nova geração com Titans,Ivete Sangalo e Ana Carolina e a curiosidade de vermos uma antiga música de Jorge Benjor composta nos anos 70 depois de ser regravada por um grupo americano se tornar a música brasileira mais tocada no mundo no ano de 2006.
Além das ótimas releituras e dos belíssimos arranjos vocais o grupo apresenta um perfil diferente e traz um novo vigor à essas obras e uma sonoridade totalmente com a cara dos tempos atuais.
O espetáculo tem roteiro e direção musical de João Francisco Neves.
Formação:
Juli Mariano: voz
João Francisco Neves: voz, violão e direção
João Gabriel: teclado e vocal
CONVIDADA ESPECIAL
Kelce Moraes: A Voz Tijucana
Show - Seresta Moderna
16 e 17 de abril às h:19:00
CENTRO MUNICIPAL DE REFERÊNCIA DA MÚSICA CARIOCA ARTUR DA TÁVOLA
Rua Conde de Bonfim, 824 - Tijuca
Ingressos: R$10,00
R$5,00 (para estudantes e idosos)
Contatos e ingressos antecipados - 21-9856 8970