5.09.2009

Caetano Veloso canta a relação com o Rio em show repleto de homenagens


João Pimentel

RIO - O encontro com a nova geração de músicos que formam a bandaCe, o guitarrista Pedro Sá, o baterista Marcelo Callado e o baixista e tecladista Ricardo Dias Gomes fez bem a Caetano Veloso. A estreia do show de lançamento de "Zii e zie", na noite desta sexta-feira, no Canecão, disco em que faz uma leitura pessoal do Rio de Janeiro, o cantor apresentou um repertório de novas canções e de releituras de antigas composições, suas e de outros autores, adaptadas à sonoridade crua do trio.
Caetano Veloso fala do show 'Zii e Zie'
Rio Show: confira o roteiro carioca de Caetano na cidade
Além de cantar sua relação com a cidade, afagou o desafeto Lobão, pediu vivas a Paulinho da Viola, homenageou as irmãs e dedicou "Maria Bethânia" ao diretor teatral Augusto Boal, morto no dia 2 de maio.
Se alguns de seus transambas soam, à primeira vista, estranhos no disco, essa estranheza se esvai com sua interpretação ao vivo.
Caetano abriu a noite com "A voz do morto", letra que deságua na lembrança de Paulinho da Viola: "Eu canto com o mundo que roda/ Eu e o Paulinho da Viola/ Viva o Paulinho da Viola!", para aplausos da platéia. O cenário composto por uma asa delta e imagens do Rio no telão deram o tom para "Sem cais", do novo disco. Na sequência, "Trem das cores" puxou o primeiro coro da plateia. Depois do momento delicado, foi a vez de: "Mandou, julgou, condenou, salvou, executou, soltou, prendeu", de "Perdeu", a canção mais crua e cruel do disco.
Depois de acarinhar o desafeto em "Lobão tem razão", Caetano fez uma bela interpretação de "Maria Bethânia", lembrou que a canção foi feita no exílio e a dedicou a Boal.
- Ele foi o primeiro a dirigir a Bethânia quando ela veio para o Rio - lembrou. - Tivemos em alguns momentos posições antagônicas, mas, mesmo que tenham compreendido de outra forma, no "Verdade tropical" (livro de Caetano) ele aparece como um grande herói.
Depois das novas "Tarado ni você" e "Menina da Ria", "Não identificado" trouxe de volta o coro e o sorriso de Caetano, que continuou em "Odeio", única música do disco anterior, "Cê", a constar no repertório: A Cuba de "A base de Guantánamo" leva o show até a "Lapa" de Caetano e "A cor amarela", duas das melhores canções do disco novo.
Depois de uma "Eu sou neguinha?" quase tribal, já é hora do bis, que tem seu auge em "Força estranha", e a última homenagem da noite, a Roberto Carlos. Roberto, Paulinho, Lobão, Bethânia e, principalmente, o público carioca, agradecem tanto carinho.

Os caminhos cruzados de Elis Regina e Nara Leão

O clima entre as estrelas era hostil por causa de Elis, a quem Nara admirava

Nara Leão nasceu no dia 19 de janeiro de 1942. Elis Regina morreu no dia 19 de janeiro de 1982. Elis, que implicou muito com a musa da bossa nova depois que ela aderiu ao iê-iê-iê da Jovem Guarda, teceu elogios à rival numa entrevista ao jornal Última Hora em... 19 de janeiro de 1976. Coincidências à parte, as vidas de Elis e Nara tropeçaram em pedras semelhantes. Uma delas tinha nome e sobrenome: Ronaldo Bôscoli.

O jornalista, letrista e produtor Bôscoli havia namorado Nara na adolescência. Foi noivo da cantora entre o final dos anos 50 e o início dos 60, na época em que o apartamento da família Lofêgo Leão, na avenida Atlântica, servia de ponto de encontro dos entusiastas da bossa nova. Quase todos bem nascidos e bem criados na Zona Sul carioca, como Roberto Menescal, Carlinhos Lyra, Luís Carlos Vinhas, Sylvia Telles, Chico Feitosa e Luizinho Eça, e o baiano João Gilberto.

O relacionamento de Nara e Bôscoli foi por água abaixo em 1961, quando Maysa anunciou à imprensa, sem o conhecimento do jornalista, que se casaria com ele. É certo que os dois dormiram juntos na turnê que haviam acabado de fazer por Argentina, Uruguai e Chile, mas a história do casamento foi invenção de Maysa. E Nara rompeu com Bôscoli de uma maneira enérgica: não atendia nem os telefonemas do compositor, em quem seu pai, o severo Jairo Leão, depositava um bocado de confiança.

Pois bem. Elis Regina e Ronaldo Bôscoli casaram-se no civil no dia 5 de dezembro de 1967. Em comparação à idade de Bôscoli, Elis era ainda mais nova do que Nara: 16 anos contra 13 de diferença. O casamento durou cinco anos, entre separações, reconciliações e o nascimento do primogênito João Marcelo Bôscoli, hoje dono da gravadora Trama. Bôscoli, o Ronaldo, só teria novamente acesso à Nara Leão anos mais tarde.

O jornalista e compositor Nelson Motta foi testemunha da rixa entre Elis e Nara. "A Elis tinha uma grande voz. Nara Leão era o contrário: tinha poucos recursos vocais, mas usava muito bem a inteligência. Era hostilizada pela Elis por causa da pequena voz, mas reunia os melhores repertórios e trabalhou muito pela música brasileira. Já a Nara vivia dizendo que Elis era uma grande cantora", revela.

Até a imprensa sabia que Elis detestava Nara. As duas foram convidadas para estrelar a série ‘As grandes rivalidades’, publicada na revista Manchete. O crítico de música e jornalista Sérgio Cabral lembra esse episódio em ‘Nara Leão, uma biografia’, lançada pela Lumiar. "O clima era de hostilidade, principalmente por parte de Elis Regina", afirma Cabral no livro.

E continua, linhas abaixo: "Bem humorada, Nara até brincou com a rival na hora das fotografias. ‘Como é? Estão dizendo por aí que não queremos posar juntas. Podemos ou não?’ Elis nada respondeu e, à medida que as fotos eram batidas, foi perdendo a paciência, até que estourou: ‘Vou embora porque não gosto de Nara Leão’. Em seguida, Carlos Marques entrevistou as duas isoladamente".

Sérgio Cabral destaca a agressividade de Elis para com Nara. "Elis Regina foi contundente: ‘Eu não tinha nada contra a moça Nara Leão. Hoje eu tenho porque me irrita a sua falta de posição, dentro e fora da música popular brasileira. Ela foi a musa, durante muito tempo, mas começou gradativamente a trair cada movimento do qual participava. Iniciou na bossa nova, depois passou a cantar samba de morro, posteriormente enveredou pelas músicas de protesto e, agora, aderiu ao iê-iê-iê. Negou todos...’".

Só a título de curiosidade, vale reproduzir o trecho da entrevista ao jornal Última Hora, de Samuel Wainer, na qual Elis aplaudia a paciência da irmã de Danuza e, portanto, cunhada de Wainer, adiantando a postura que adotaria com ela no futuro: "Eu sou esquentada. Tem gente que é calma, a Nara Leão, por exemplo, é uma pessoa que tem uma paciência histórica, sentou, esperou tudo acomodar e fez um disco certo. Aliás, ela sempre faz as coisas certas nas horas corretas e para as pessoas exatas. Eu sou guerreira e pego a metralhadora para sair atrás de quem me enche o saco".