7.15.2009

Salvador - para aprender e se divertir



Divisão Física

A Bahia se divide em cabeça, tronco e membro, podendo esse membro ser da cidade baixa ou um membro da cidade alta. Dizem que existem também praias do Litoral Norte, mas essas já foram anexadas ao território português.

Pituba/Itaigara/ Iguatemi

É o que importa. A única parte civilizada da cidade, é o resultado de um prefeito que construiu uma avenida e ficou com preguiça de fazer o resto.

Centro Histórico

Consiste em Ondina, Barra , Pelourinho e adjacências. É habitado somente uma vez por ano, no carnaval. Durante o resto do ano, somente turistas têm a disposição de subir as ladeiras do local para verem o Elevador Tiago Lacerda que liga o nada a lugar nenhum.

Outras atrações são a Praça do Pedinte, o Farol da Barra, o Mercado Modelo, a Igreja de São Francisco de Assis, a Igreja de Santo Antônio de Jesus, a Igreja de São Judas Tadeu, a Igreja de São Cosme e Damião, a Igreja de São João Batista, a Igreja de Santo Expedito, a Igreja de São Paulo, a Igreja de São Jorge, a Igreja de São Mateus, a Igreja de São Longuinho, a Igreja de São Francisco de Assis II, a Igreja de São Bernardo, a Igreja de Santa Maria de Deus, a Igreja de Santa Rita de Cássia, a Igreja de Nossa Senhora da Luz, a Igreja de Nossa Senhora da Piedade, a Igreja de Nossa de Lurdes, a Igreja de São Francisco de Assis III e a Igreja Universal do Reino de Deus.

O Norte

A cidade é limitada ao Norte pelo Jardim de Alah, bem pertinho do Bompreço. Pode conferir em qualquer mapa da lista telefônica. Mais ao Norte é onde ficam as praias. E só praias. Oficialmente começa em Jaguaribe (uma praia) e termina em Vilas (outra praia), passando por Itapoã (outra praia, que ninguém sabe como se escreve). Seu acesso se dá pela Avenida Orlando Bloom, que tem a maior média de assalto do país: 2 assaltos por pessoa, minuto.

Brotas

É a Brooklyn soteropolitana (salvadorense) . Um núcleo de resistência independente. Tem seu dialeto, moeda e governo próprio. Precisa de passaporte para cruzar a fronteira.

Cajazeiras

Vai de Cajazeiras 1 até Cajazeiras 15785. Tem vida própria e até hoje ninguém descobriu como chegar lá. Favor não confundir com cachaceiras.. ..

Ribeira

Tem sorvete...

Liberdade

É um dos bairros mais importantes de Salvador, por conter inúmeras passagens secretas que desafiam as leis da física e confirmam a teoria da quarta dimensão. Na Liberdade, você pode chegar ao Japão, através da feirinha. Não bastasse isso, engenheiros da NASA construíram uma base em um esgoto (que não funciona) secreto no bairro, pois descobriram que poderiam estudar composições de um buraco negro, no Curuzu (facilmente acessível pela Liberdade). Além do mais, você tem a liberdade de vender a porcaria que quiser e de abrir inúmeras igrejas católicas e protestantes que visam tomar seu salário.

Feira do Rolo

Esse é o local onde você compra o que quiser e quando quiser. É um "supermercado" que sempre tem o que você procura. Lá existem coisas como fósseis de pterodáctilos, órgãos para transplantes, animais em extinção (qualquer um, de tigres-dente-sabre a Mutantes), armas que nem a polícia brasileira tem, e objetos que foram roubados de sua casa. Se você tiver sorte, ainda encontrará sua mulher lá; caso contrario, ela já foi revendida.

Divisão Química

Salvador é principalmente composta por átomos de Hidrogênio, Axé e Dendê e, é claro, de gases provenientes desses compostos.

Divisão Biológica

Salvador tem um índice de 51% de cantores de axé, 47% de turistas. 1% de cearenses e 1% de seres não identificáveis.

História

Pré-História: A Pré-História soteropolitana (salvadorense) foi o período mais conturbado da cidade, até que os Tupinambás expulsaram os Homos Erectus da região e iniciou-se a paz, marcada pela invenção mais importante da história baiana: a rede.

Idade Antiga: Melhor perguntar pra Dona Canô.

Idade Média: Em seus feudos, os caciques Tupinambás exploravam os camponeses num regime conhecido como vassalagem. Foi a época dos grandes torneios de miseres, piriguetes em perigo e lagartixas. Essa época também foi marcada pela Inquisição, que levou à fogueira milhares de Tupinambás acusados de bruxaria e xamanismo.

Idade moderna:

1505 - Os portugueses chegavam trazendo para os índios espelhos, armas de fogo, cavalos, laptops, celulares e iPods, em troca de pau-brasil.

1549 - A cidade do São Salvador é fundada e tem seu primeiro Governador Tomé de Souza. São construídos o Farol da Barra, o Elevador Tiago Lacerda, e todos os fortes (São Marcelo, Santo Antônio, Saint Seya, São Longuinho, etc.), o Pelourinho, todas as Igrejas (menos a Universal) e o primeiro shopping da cidade: o Mercado de Modelos, onde você pode comprar uma Cicarelli ou uma Ana Hickman.

Idade Contemporânea: O Presidente do Brasil se muda de Salvador para o Rio de Janeiro, levando consigo Caetano Veloso e várias outras celebridades baianas que vão morar na nova capital.

1798 - Nasce ACM
1815 - É inventado o Trio Elétrico e o carnaval é descoberto;
1830 - ACM vira o imperador da Bahia;
1990 - Ivete Sangalo lança seu 1º CD;
1991 - Ivete Sangalo lança seu 2º CD;
1992 - Ivete Sangalo lança seu 3º CD;
1993 - Ivete Sangalo lança seu 4º CD;
1996 - Começam as obras do metrô de Salvador;
2004 - É lançada em Salvador a primeira música que não é de axé.. Nasce então o arrocha.
2005- O arrocha é esquecido;
2006 - Ivete Sangalo lança seu 17º CD;
2090 - Ivete Sangalo lança seu 80º CD;
2091 - O metrô é inaugurado;
2092 - O metrô entra em greve;
2093 - Morre em Salvador Ivete Sangalo ;
2094 - Morre em Salvador Dercy Gonçalves (morre?);
3091 - Morre ACM, ACM Neto assume o trono;
3099 - ACM ressuscita;
3666 - ACM assume ser o Anticristo (Anti-Cristo Miserável);

Demografia Baiana

Os soteropolitanos (nome dado a quem nasce em Salvador) constituem cerca de 50% da população brasileira, dos quais 98% só retornam a sua terra de origem durante o carnaval. Já onze meses depois (tempo de gestação do baiano), a taxa de natalidade na região passa para 100% (não existem casos de soteropolitanos nascendo em outras épocas do ano). Pesquisas recentes apontam que 50,1% da população é feminina e os outros 49,9% são homens. Os únicos idosos são ACM, Dona Canô, Dorival Caymmi, Jorge Amado e Zélia Gatai. Dizem que existem outros, mas como baiano velho é tudo igual, ficam apenas esses na lista oficial.

Segundo o IBGE, 80% dos soteropolitanos são baianos e 72% são brasileiros. O número absoluto da população ainda não foi descoberto, já que os estatísticos ficaram com preguiça de contar.

Economia

Salvador é cidade-polo na exportação de coco, cantoras de axé (os discos são produzidos em São Paulo), Obina, Berimbaus e sotaques para novelas da Globo, destacando-se os sotaques de paraibano, pernambucano e cearense. O principal produto de importação da cidade são os turistas, vindos principalmente de São Paulo, Rio Grande do Sul, Acre, Espanha, Papua/NovaGuiné e República Tcheca.

Clima, Vegetação e Hidrografia

Em Salvador faz calor. Há apenas duas estações: o verão e a de trem que freqüentemente coincidem. A vegetação da cidade consiste de coqueiros.. O principal rio chama-se Coco-Beach e fica no bairro do Costa Azul. Depois do fracasso do Bahiazul (uma tentativa do Imperador ACM de descartar lixo de seus campos de concentração) estuda-se a possibilidade de mudar o nome do bairro para Costa Marrom ou Costa Negra.

Cultura

Apesar de não ter teatros, cinemas, cafés, bibliotecas ou livrarias, Salvador é uma cidade com muita cultura. Inúmeras bandas de grande renome no antro erudito que fazem freqüentemente shows na cidade, a exemplo de Calypso, Aviões do Forró, Psirico e a mais nova banda de sucesso: a Fantasmão. Não se pode esquecer, claro, que Salvador sedia a maior manifestação popular do mundo na terra, o carnaval. É nessa grande época que o soteropolitano gasta as energias que acumulou o ano inteiro, correndo atrás do trio, correndo atrás de mulher e, principalmente, correndo da policia. É no carnaval que o Soteropolitano tem a chance de escutar, mais uma vez, as inovações do axé que ele já ouve o ano inteiro, desde que nasceu.

O carnaval é tão importante para esse povo que, para não ter que esperar o ano inteiro, eles criaram uma série de festas como o Festival de Verão, O Bonfim Light, o Babado Elétrico, o trivela, o ensaio geral, o São João, o Natal, o Ano Novo, a Páscoa, o 7 de setembro, o 2 de julho, o dia de Nossa Senhora de Fátima, o dia depois de amanhã, o dia do trabalho, o dia da mulher, dentre outros.

Língua

Em salvador é falado o Baianês, que conta com seu próprio alfabeto: A Bê Ce Dê E Fê Guê H I Ji Lê Mê Nê O Pê Quê Rê Si T U V X Z. Ao contrário do que muitos pensam, o baianês não é falado lentamente, mas sim cantado.. Não existe o gerúndio: o "d" no "ndo" é excluído, o que resulta em falano, correno, ao invés de falando, correndo. A letra G (fala-se guê) também não é usada na maioria das frases quando tem som de j (ji), dando lugar ao R (Rê). Como por exemplo, "a gente" (fala-se arrente). Mas em alguns casos, também a letra S (Si) pode incorporar o som de R (Rê),de forma que a frase "as camisas" tome a pronúncia de "Ar camisa" e "As mulheres" se convertem em "Ar mulé".

A propósito, o pronome nós não existe em baianês. Usa-se em seu lugar o "agente"; nesse caso, escreve-se junto, e o único pronome a ter conjugação no plural: "arrente vamos". Fora "arrente e eu", todos os outros pronomes levam a mesma conjugação: tu vai, ele vai, vocês vai, eles vai. Não existe plural, salvo algumas exceções, nas quais o "s" final nunca é pronunciado, a exemplo de "arrente vamo".

Em baianês, uma frase nunca é concluída. Existem alguns verbos novos, como "bora" ou apenas "bó", que significa "vamos". O uso das palavras "pai" e "mãe" dificilmente fazem referência ao pai e a mãe realmente. Na maioria das vezes é usado para se comunicar com a namorada, mulher, amigos, guardadores de carro, catadores de lata e adjacentes.

Culinária

Salvador é a única cidade do mundo em que existe uma rede de fast-food de comida baiana. Nele você pode pedir um combo acarajé (hambúrguer, que vem com vatapá (mostarda baiana), salada, camarão e pimenta, batata frita e água de coco. Outros pratos muito servidos são: abará, moquecas, caruru, sarapatel, feijoada e chimarrão. Salvador é também a única cidade do mundo em que você pode pedir num restaurante uma punheta sem ser expulso do estabelecimento.

Transportes

Os soteropolitanos contam com um sistema de transporte público extremamente pontual e que nunca se atrasa (para o dia seguinte), claro isso se não houver nenhum estudante parado na frente dele. O metrô, por exemplo, não teve até agora nenhum caso de atraso, a não ser os 10 anos de obra, ainda não concluída. E tem mais, o metrô de Salvador é o único metrô que passa por cima da cidade ao invés de por baixo (alguns dizem que a Disney está querendo comprá-lo, pois é a maior montanha russa do mundo). Em se tratando de transporte marítimo, os soteropolitanos contam com a mais alta tecnologia náutica de deslocamento: Os ferry-boats, barcos-não-motorizados-que-vivem-à-deriva e Catamarãs assassinos (uma alusão aos camarões). Para se ter idéia de quão pouco estão desgastados: um dos ferry-boats chama-se Maria Bethânia.

Moda

Salvador é a única cidade do mundo em que o Reveillon está sempre na moda. Todo mundo se veste de branco o ano inteiro, a não ser no Carnaval, quando a única vestimenta usada é o abadá (quando usada...) e a camisa do Calypso Fest que é usada também como roupa nova. Lojas de vestimentas não lucram em Salvador, pois a roupa deles já vem anexada ao ingresso da festa.

Festas

Tópico ainda aberto, pois a verba liberada para a pesquisa é muito inferior ao gosto necessário para ingressar em todos os locais de entretenimento. Só se sabe que soteropolitano nunca tem dinheiro para comida, mas sempre tem para bebida e Chiclete com Banana.

Algumas frases cotidianas

"Cole, meu bródi"! - Olá, amigo
"E aí pai"? - Olá, amigo
"Fala nigrinha!" - Olá, amigo
"Diga aê seu xibungo" - Olá, amigo
"Faaaala minha puta"! - Olá, amigo
"Cole miserê"! - Olá, amigo
"Diga aê disgraça"! - Olá, amigo
"Digái Negão"! - Olá, amigo (independente da cor do amigo)
"Ô véi" - Olá, amigo!
"Cole de mermo?" - Como vai você?
"Aonde"! - Não mesmo!
"Vô quexá aquela pirigueti"! - Vou paquerar aquela garota!
"Vô cume água"! - Vou beber (alcool)
"Cole de mermo a sua"! - Qual o seu problema?
"Tá me tirando de otário é"? - Está me fazendo de otário?
"Shhh... Ai, mainha" - Até hoje não se sabe a tradução. Sabe-se apenas que nas músicas de pagode, o vocalista está excitado com sua respectiva amante.
"oxi"! - Todo baiano usa essa expressão para tudo, mas um forasteiro nunca acerta quando usa.
"Lá ele"! - Eu não, sai fora, ou qualquer outra situação da qual a pessoa queira se livrar.
"vô li metela disgraça" = "Vou agredí-lo"
"agora é cavalo doido" = "chegou a hora de ir embora"
"emcamimdepacatatucaminhadentro" = "Em caminho de paca o tatu caminha nela?"

(Texto de autor desconhecido)


4º PENEDO WINTER JAZZ :
PROGRAMAÇÃO
O '4º Penedo Winter Jazz', continua até o próximo dia 01 de agosto. Veja a programação deste final de semana.

DIA 17
Bruce Henri e Leo Ortiz

O contrabaixista, cantor, arranjador e compositor nova iorquino Bruce Henri e o violinista carioca Leo Ortiz improvisam livremente em cima de um repertório extremamente eclético que vai de Beatles a Villa-Lobos, colocando a experiência de dois músicos de renome internacional a serviço do bom gosto e da musicalidade. (ingresso R$50,00).



DIA 18
DUO GISBRANCO

Com um repertório único para dois pianos, Bianca Gismonti e Claudia Castelo Branco, selecionadas pelo Instituto Itaú Cultural para o Projeto Rumos Música 2008, integram a nova geração de artistas que renovam o cenário musical brasileiro com criatividade e bom gosto, explorando ao máximo a sonoridade do instrumento. (ingresso R$40,00).
Jazz Village Bistrô - Hotel Pequena Suécia,Rua Toivo Suni, 33 - Penedo – Itatiaia - RJ - Fone: (24) 3351-1275
Shows às 21horas


BERNARD FINES NA RUA DA MÚSICA

O cantor francês Bernard Fines será a atração principal do projeto 'Rua da Música', que acontece neste sábado, dia 18, no deque da rua Saulo Rachid, no bairro de Campos Elíseos, em Resende.

O músico francês será acompanhado pelo Julio Bittencourt Trio, grupo de jazz de Cruzeiro, interior de São Paulo, que acaba de lançar seu terceiro CD. Juntos eles apresentarão clássicos da música francesa, em comemoração ao Ano da França no Brasil.
A apresentação começa às 11h.
Fonte PMR




George Benson e Marianne Faithfull são ovacionados em Montreux

O lendário festival de Montreux, realizado na Suíça, recebeu em seu palco, nesta segunda-feira (13), o guitarrista George Benson e a cantora Marianne Faithfull.

Na edição 2009, o festival de Montreux já recebeu shows de BB King, Dave Matthews Band, Lily Allen, Steve Winwood e outros.
Ainda se apresentam nomes como Status Quo, John Fogerty, Seal e Prince.




Skid Row anuncia único show no Brasil em setembro

Grupo referência no rock virá ao Brasil em setembro

Está marcada para o dia 12 de setembro a única apresentação no País de um dos grandes nomes do hard rock mundial, o Skid Row. A banda se apresentará no palco do Manifesto Bar, em São Paulo. Os ingressos para o show que marca o retorno do grupo ao Brasil já estão à venda.

e-mail para esta coluna botecosdovaledocafe@gmail.com

KIKO CONTINENTINO


Dia: 16 de Julho, Quinta-Feira - 18:30
Local: Estação Sobrado, Rua Almirante Alexandrino, nº6 (Largo do Curvelo, Santa Teresa - 2242-0280)
Couvert: R$ 5

Kiko Continentino - Teclado
Augusto Mattoso - Baixo Acústico
Isaías "Zazá" Desidério - Bateria

Repertório: Bossa, Samba Jazz, Jazz e afins...

***
Dia: 18 de Julho, sábado - 21:30
DUO - Kiko Continentino (piano) & Paulo RUSSO (contrabaixo acústico)
Local: Teatro da UFF, Rua Miguel de Frias, nº9 - Icaraí, Niterói (2629-5030)
Ingressos: R$ 24,00 e R$ 12,00 (estudantes, servidores da UFF e maiores de 60 anos).
Lista amiga (12,00): confirmar por e-mail

Repertório: Temas autorais - Continentino, Russo, Jobim, Peranzetta e Chimelli

Curiosidades da Música Popular Brasileira

A primeira gravação elétrica no Brasil foi em 1927, feita na gravadora Odeon por Francisco Alves.

A primeira composição em versos brancos (sem rima), considerada pelos pesquisadores é "Súplica", de José Marcílio, Otávio Gabus Mendes e Déo, gravada por Orlando Silva: "Aço frio de um punhal foi seu amor pra mim/ Não crendo na verdade implorei, pedi/ As súplicas morrerão sem eco, em vão/ Batendo nas paredes frias do apartamento".

Caboré foi um crioulinho que ensinou Orson Welles a tocar caixa de fósforos quando o famoso cineasta esteve no Brasil.

O primeiro "jingle" (anúncio musicado) foi lançado no rádio em 1932, feito por Nássara, para a Padaria Bragança.

Garota de Ipanema é a décima-segunda música mais tocada no mundo dos Últimos cinqüenta anos.

"Deixa isso pra lá" que lançou Jair Rodrigues para o sucesso foi recusado por Simonal, que não gostava de samba.

O primeiro brasileiro a gravar na Europa foi Josué de Barros, o descobridor de Carmem Miranda, na Alemanha, solo de violão.

Alguns compositores que também eram médicos: Max Nunes (Bandeira Branca), Joubert de Carvalho (Taí, Maringá), Alberto Ribeiro (Copacabana, Chiquita Bacana), Dalto (Muito Estranho), Aldyr Blanc (O bêbado e o equilibrista).

"Ponteio" consagrou Edu Lobo na Voz de Marília Medalha. O autor no entanto não fazia nenhuma fé na cantora.

O Hino do Flamengo de Paulo Magalhães (Flamengo, Flamengo, tua glória é lutar) é posterior ao de Lamartine Babo (Uma vez Flamengo, sempre Flamengo) e foi cantado pela primeira vez em 1959 no Maracanã.

Cantor iraniano é condenado à prisão por desrespeito ao Alcorão, diz TV

Estudioso do Alcorão alega que Namjoo profanou versos do livro sagrado.
Músico já foi classificado pelo jornal 'NYT' como 'o Bob Dylan iraniano'.


Detalhe da capa do CD de Mohsen Namjoo (Foto: Reprodução)

Um cantor e compositor iraniano que já foi comparado a Bob Dylan foi condenado à revelia a cinco anos de prisão por desrespeito às santidades religiosas. A informação é da televisão iraniana.

Um estudioso iraniano do Alcorão registrou uma queixa contra Mohsen Namjoo, que também toca o tradicional alaúde persa, pela maneira em que cantou, usando versos do livro sagrado islâmico, disse em seu site na Internet a Press TV, de língua inglesa, na noite de segunda-feira (13).

O estudioso, que não foi identificado pela emissora, acusou Namjoo de "fazer uma performance insultuosa de versos corânicos com instrumentos musicais, conferindo um tom de desprezo aos versos".

O irmão e também advogado do cantor teria rejeitado a acusação, dizendo que Namjoo "não teve a intenção de cometer qualquer falta de respeito". A Press TV disse que Namjoo, que pediu desculpas pelo incidente alguns meses atrás, se encontra no exterior, mas não informou em que país.

A agência de notícias iraniana Fars citou um juiz na segunda-feira como tendo confirmado que "após a investigação da queixa registrada contra ele", Namjoo foi considerado culpado, mas não deu outras informações sobre a sentença.

Em relato publicado em seu site na Internet na semana passada, a agência de notícias semi-oficial IQNA (Agência de Notícias Iraniana Alcorão) identificou o autor da queixa como sendo Abbas Salimi e o citou como tendo declarado que Namjoo foi acusado de "cantar versos do Alcorão em tom de desrespeito". A IQNA disse que a sentença contra Namjoo, que tem pouco mais de 30 anos, foi anunciada no mês passado.

Em um perfil publicado em 2007, o "New York Times" disse que "as letras de Namjoo sobre crescer em um Estado islâmico, escritas em tom jocoso mas sutilmente irônico", fizeram dele "a figura mais controversa, e com certeza a mais ousada, na música persa da atualidade".

O jornal acrescentou: "Alguns o consideram um gênio, uma espécie de Bob Dylan iraniano, e dizem que sua música satírica reflete com precisão as frustrações e a desilusão da juventude iraniana".

Fonte G1

Little Joy faz Show em SP e Rio de Janeiro


Depois de uma bem-sucedida turnê com nove apresentações pelo Brasil no início deste ano, o Little Joy retorna ao Brasil para dois Shows em agosto.

No último Show em Sp, o público ficou empolgado nas canções praieiras, com cara das composições de Amarante no Los Hermanos, como “No one better sake” e “Brand new start”. Com os braços para cima e cantando toda a letra, lembrava o público fiel que o Los Hermanos conquistou durante a carreira.

O Little Joy, que significa “pequena alegria”, em inglês”, é um grupo formado pelo guitarrista e vocalista Fabrizio Moretti, da banda nova-iorquina The Strokes, pelo vocalista, guitarrista e tecladista Rodrigo Amarante, do Los Hermanos, a cantora e tecladista Binki Shapiro, namorada de Moretti, o tecladista Todd Dahlhoff, o guitarrista Matt Borg e o baterista Matt Romano.

Show do Little Joy no Rio de Janeiro
Dia: 14/8 _sexta
Local e Bilheteria: Fundição Progresso
R. dos Arcos, 24, Lapa, tel. (21) 2220-5070
Venda de Ingressos pela internet: Ingresso Mais
Preços dos ingressos serão divulgados em breve.

Show de Little Joy em São Paulo
Dia: 15/8 _sábado
Local e Bilheteria: Via Funchal