7.15.2009

Cantor iraniano é condenado à prisão por desrespeito ao Alcorão, diz TV

Estudioso do Alcorão alega que Namjoo profanou versos do livro sagrado.
Músico já foi classificado pelo jornal 'NYT' como 'o Bob Dylan iraniano'.


Detalhe da capa do CD de Mohsen Namjoo (Foto: Reprodução)

Um cantor e compositor iraniano que já foi comparado a Bob Dylan foi condenado à revelia a cinco anos de prisão por desrespeito às santidades religiosas. A informação é da televisão iraniana.

Um estudioso iraniano do Alcorão registrou uma queixa contra Mohsen Namjoo, que também toca o tradicional alaúde persa, pela maneira em que cantou, usando versos do livro sagrado islâmico, disse em seu site na Internet a Press TV, de língua inglesa, na noite de segunda-feira (13).

O estudioso, que não foi identificado pela emissora, acusou Namjoo de "fazer uma performance insultuosa de versos corânicos com instrumentos musicais, conferindo um tom de desprezo aos versos".

O irmão e também advogado do cantor teria rejeitado a acusação, dizendo que Namjoo "não teve a intenção de cometer qualquer falta de respeito". A Press TV disse que Namjoo, que pediu desculpas pelo incidente alguns meses atrás, se encontra no exterior, mas não informou em que país.

A agência de notícias iraniana Fars citou um juiz na segunda-feira como tendo confirmado que "após a investigação da queixa registrada contra ele", Namjoo foi considerado culpado, mas não deu outras informações sobre a sentença.

Em relato publicado em seu site na Internet na semana passada, a agência de notícias semi-oficial IQNA (Agência de Notícias Iraniana Alcorão) identificou o autor da queixa como sendo Abbas Salimi e o citou como tendo declarado que Namjoo foi acusado de "cantar versos do Alcorão em tom de desrespeito". A IQNA disse que a sentença contra Namjoo, que tem pouco mais de 30 anos, foi anunciada no mês passado.

Em um perfil publicado em 2007, o "New York Times" disse que "as letras de Namjoo sobre crescer em um Estado islâmico, escritas em tom jocoso mas sutilmente irônico", fizeram dele "a figura mais controversa, e com certeza a mais ousada, na música persa da atualidade".

O jornal acrescentou: "Alguns o consideram um gênio, uma espécie de Bob Dylan iraniano, e dizem que sua música satírica reflete com precisão as frustrações e a desilusão da juventude iraniana".

Fonte G1

Nenhum comentário: