10.17.2009

Livro lista curiosidades por trás da obra de Chico Buarque


'Histórias de canções' traz letras do compositor comentadas.

Segundo o autor Wagner Homem, publicação não é estudo aprofundado.

Henrique Porto
Curador do site oficial de Chico Buarque, o administrador de empresas Wagner Homem tem, entre outras atribuições, ler mensagens enviadas ao cantor e compositor. Muitas delas são escritas pelos fãs, ávidos por saber como ele cria suas canções. A partir daí, Homem decidiu reunir curiosidades sobre o repertório do artista no livro "Histórias de canções - Chico Buarque" (Leya, 356 páginas, R$ 44,90).
O lançamento, que dá início às atividades da editora portuguesa Leya no Brasil, não pretende ser um estudo sócio-político ou aprofundado sobre Chico, como explica o próprio autor.
"Não me meto a analisar ou interpretar as letras de Chico Buarque. Simplesmente conto histórias e 'causos'. É um livro popular, para quem gosta de histórias e de MPB", diz Homem.
O livro traz 26 capítulos recheados com saborosos textos sobre as principais músicas do compositor, entre 1964 e 2008. Parcerias, letras, músicos, censura... Nada parece ter ficado de fora. Nem mesmo o que poderia ter desagradado ao próprio Chico, como quando insinuou, de forma irônica, que teria mais respeito por ratos do que por mulheres.

"Achei mesmo que Chico fosse vetar. Porque existe essa mística toda entre ele, as mulheres, a alma feminina etc. Mas ele não disse nada", revelou Wagner.

A seguir, leia trechos da entrevista que o autor concedeu, por telefone, ao G1.
G1 — Quando aconteceu seu primeiro encontro com Chico Buarque?
Wagner Homem — Profissionalmente, em 1989. Estava trabalhando na pesquisa de um livro chamado “Chico Buarque – Letra e música” (Cia. das Letras). Anos depois, em 1998, propus ao Chico fazer um site oficial, do qual sou o curador. Mas, muito antes isso, por volta de 1982, já havia tido um contato rápido com ele. Chico estava lançando um livro chamado “A bordo do Rui Barbosa”, que trazia um poema seu, escrito nos anos 60, ilustrado por Vallandro Keating. Na ocasião da publicação, fizeram um lançamento no Café Piu Piu, no Bixiga, bairro paulistano. Formou-se uma fila enorme. Lembro-me que, quando cheguei próximo à mesa, só vi a mão do Chico. Mais nada (risos).
G1 — Como surgiu a ideia de escrever o livro?
Homem — Depois de alguns anos administrando o site, pude perceber o quanto as pessoas procuram por estas essas pequenas histórias e curiosidades. Recebia muitas perguntas por e-mail, mais de cem por dia. Uma loucura. E nem todas podem ser respondidas. Aliás, a maior parte dos artistas não gosta de explicar a própria obra. Acontece que algumas dessas composições têm uma história, surgiram a partir de determinada circunstância. O livro é exatamente sobre isso. Mas não me meto a analisar ou interpretar as letras de Chico Buarque. Simplesmente conto histórias e "causos", para usar aquela conhecida expressão caipira. É um livro popular mesmo, não é dirigido a estudiosos. É para quem gosta de histórias e de MPB. Produzimos, inclusive, um hot site, em que adiantamos algumas destas histórias (http://www.historiasdecancoes.com.br/).
G1 — Chico acompanhou o processo de criação de "Histórias de canções"?
Homem — Quando propus o livro, ele estava escrevendo “Leite derramado”. Me avisou que não poderia me ajudar naquele momento, porque precisava de tempo para se dedicar ao romance. Mesmo assim, comecei e escrever. Quando "Leite derramado" entrou na fase de finalização, ele pôde ler o meu livro. Chico leu tudo. Fez algumas poucas observações, das quais já nem me lembro, até corrigiu erros de digitação, mas nenhuma objeção. A não ser pela primeira capa do livro, que ele não gostou (risos).
G1 — Teve receio de que alguma história não pudesse ser publicada?
Homem — Para falar a verdade, sim (risos). É sobre a música "Ode aos ratos" [composta em parceria com Edu Lobo e gravada em "Cambaio", de 2001, e "Carioca", de 2006]. Na época em que estava compondo, Chico ligou o Paulo Vanzolini que, além de compositor, é zoólogo. Queria saber como os ratos vivem. Afinal, estava escrevendo uma homenagem a eles. Então, Paulo disse: “Ah, Chico, você mente tanto à respeito de mulher, por que você não faz o mesmo com relação aos ratos”? Chico respondeu: “É que tenho o maior respeito pelos ratos" (risos). Quem me contou isso foi a cantora Mônica Salmaso, em um show em São Paulo. Achei mesmo que Chico fosse vetar. Porque existe essa mística toda entre ele, as mulheres, a alma feminina etc. Mas não disse nada (risos).
G1 — Boa parte do livro se concentra no período em que o Brasil foi governado pelos militares. Você acha que a censura aguçou a criatividade do Chico?
Homem — Acho que não. Censura não faz bem a ninguém, é sempre um horror. Claro que você acaba desenvolvendo uma técnica, como diz Caetano Veloso, que te faz utilizar as frestas. Você aprende a dizer as coisas nas entrelinhas. Mas isso não é bom, não piora nem melhora a obra de um artista. Teria sido muito melhor sem a censura, porque a coisa teria corrido mais solta. E isso é seguramente melhor. A criação não teria nenhum tipo de interferência.
G1 — Existe alguma história que você tenha achado mais curiosa?
Homem — Algumas, mas me chama muita atenção a relação entre Chico e Tom Jobim. Tom palpitava muito nas letras, era muito teimoso, o que eu acho até que acabou sendo bom pro Chico. Ele ainda era muito jovem, enquanto Tom já era um senhor, tinha mais experiência com música. Logo na primeira parceria, já apareceu um pepino. Chico escreveu a letra para “Retrato em branco e preto”. Chico fez uma pequena alteração nos versos "Pra lhe dizer que isso é pecado / Eu trago o peito tão marcado". Trocou "peito tão marcado" por “peito carregado”. Tom topou, mas, por telefone, desistiu. “Pode significar que o cara está encatarrado” (risos).
G1 — Existe algum traço em comum que você tenha percebido no processo de criação de Chico em todos esses anos?
Homem — Não saberia dizer. O que eu sei é que, de uns tempos para cá, compor tem sido uma atividade muito solitária para ele. Talvez essa seja uma característica presente em todas as fases da carreira de Chico Buarque. Acho que essa é uma característica.
G1 — Por que você acha que Chico compõe cada vez com menos frequência?
Homem — Acho que o tempo fez com que Chico se tornasse um artista mais exigente consigo mesmo. Ele se recusa a se repetir e, talvez por isso, o processo vá ficando mais demorado mesmo. Mas ele continua criando. Vem alternando a música com a literatura. Em algumas entrevistas ele afirma que convive com o medo de que, um dia, a fonte de criatividade seque. Discordo. Acho que fica mais refinada.

Maria Bethânia estréia novo show no Rio de Janeiro



Lizandra Pronin
A cantora Maria Bethânia acaba de lançar dois novos álbuns, "Tua" e "Encanteria", e se prepara para dar início a uma série de shows para divulgar os novos trabalhos.
A estréia acontece no palco do Canecão, no Rio de Janeiro, nos próximos dias 23, 24 e 25 de outubro. Os ingressos já estão à venda. Em novembro, a cantora tem agendados shows em Belo Horizonte (Palácio das Artes), nos dias 18 e 19; em Salvador (Teatro Castro Alves), no dia 22 e em Recife (Teatro dos Guararapes) no dia 27. Antes de encerrar o ano, em dezembro, a cantora também se apresenta em Curitiba, Porto Alegre, São Paulo e Brasília.
Com direção e cenário de Bia Lessa e roteiro da própria Bethânia com Fauzi Arap, no show predomina o repertório destes CDs ao lado de canções já conhecidas de Chico Buarque, Milton Nascimento e Vinicius de Moraes, entre outros, - algumas inéditas na sua voz. Lauro Escorel, premiado diretor de fotografia de cinema, assina a iluminação do show.

23, 24 e 25/10/2009 - Rio de Janeiro/RJ
Canecão - Av. Venceslau Brás, 215
Horário: 22h00 (sexta e sábado) e 20h30 (domingo)
Ingressos: R$ 160,00 (VIP), R$ 140,00 (Setor A e Frisa central), R$ 120,00 (Setor B), R$ 100,00 (Setor C e Balcão Nobre), R$ 80,00 (Mezanino), R$ 60,00 (Frisa Lateral) e R$ 20,00 (Poltrona Numerada)
Vendas online: http://www.canecao.com.br/
Informações: 21 2105-2000


Juarez Becoza
careca, barrigudo e colunista de boteco

De volta, direto de Salvador: Recanto da Tia Célia

Caro leitor:
Depois de um mês de merecidíssimas férias, volto a escrevinhar nesse espaço com algumas novidades botequeiras muito interessantes pra partilhar. E como a vontade de fazer isso é grande, que seja sem mais delongas. Ocorre o seguinte: passei boa parte de meus dias de folga em Salvador. O leitor desconfiado tardará a acreditar, mas foi por pura coincidência que lá estivesse ocorrendo, justo no mesmo período, a segunda edição do Festival Comida di Buteco da cidade.
Não precisa dizer o quão oportuna foi tal coincidência... Entre um banho de mar e outro no Porto da Barra, dá-lhe boteco novo para conhecer. Figueiredo, meu combalido assistente etílico interno, não gostou nem um pouco. Acho que minha santa mãezinha, que Deus a tenha, também teria puxado meus lóbulos.... Mas fazer o quê? E a você, leitor, que nada tem a ver com meus remorsos morais e orgânicos, vamos a eles, os mais sensacionais botecos soteropolitanos que este velho boêmio teve a chance de visitar!
Começo, neste pôste, falando do melhor de todos. Talvez não em estrutura, ou mesmo em variedade. Mas em personalidade. Para começar, porque não é um bar, nem uma loja, muito menos um restaurante. É uma casa, caro leitor. Uma casa simples, pequena e pobre do bairro do Garcia, no centro de Salvador. E por isso mesmo, um lugar do tamanho do mundo. É o Recanto da Tia Célia, este aí das fotos.
O Recanto da Tia Célia é, basicamente, o quintal - ou melhor, o corredor lateral - da casa dessa baiana de 65 anos que cozinha absurdamente bem. Como é comum em bairros simples como este, Célia divide a moradia com parentes, que também a ajudam a tocar o negócio. E que negócio gostoso...
Na cozinha microscópica, gigantescos panelões produzem todos os dias uma indescritível maniçoba - prato típico da Região Norte, mas que a Bahia sabe fazer com maestria. A melhor maniçoba que já comi na vida, diga-se. Mas que, ali, é só o aperitivo para outras delícias. Como a patanisca de bacalhau, feita ao melhor estilo lisboeta, que Célia batizou de medalhão de bacalhau e com ele concorre ao prêmio de melhor prato do festival. Que, aliás, sai hoje à noite...
Amanhã digo quem levou, e falo de outros bares da cidade