4.19.2010


Adoniran Barbosa é homenageado com show gratuito em São Paulo

No próximo domingo, 25, será realizado no Auditório do Ibirapuera, em São Paulo, um show em homenagem a um dos maiores representantes do samba paulista: Adoniran Barbosa.
O cantor, compositor e ator completaria 100 anos em 2010 e será lembrado, através de suas canções, no palco montado no lado externo do Auditório. Estão confirmadas as apresentações de Arnaldo Antunes, Demônios da Garoa, Jair Rodrigues, Língua de Trapo, Eduardo Gudim, Patty Ascher, Roger Moreira (Ultraje a Rigor) e Vânia Bastos.
O evento começa às 11h00 com a apresentação da Orquestra Arte Viva, sob regência do Maestro Amilson Godoy, que mostrará ao público trechos dos principais clássicos do repertório de Adoniran. Cada artista participante deve apresentar duas canções do cantor.
Eduardo Gudim toca “Abrigo de Vagabundo” e “Armistício”. Arnaldo Antunes canta “Fui uma Brasa” e “Mulher, Patrão e Cachaça”. Em seguida Jair Rodrigues solta a voz em “Tiro ao Álvaro” e “Bom Dia Tristeza”.
A próxima a assumir o microfone é Patty Ascher com “Acende o Candieiro” e “Fica Mais um Pouco, Amor”. O vocalista da banda Ultraje a Rigor, Roger Moreira, mostra dois sambas: o do Arnesto e do Italiano. Vânia Bastos canta “Tocar na Banda” e “Luz da Light”.
O grupo Língua de Trapo apresenta “As Mariposa” e “Um Samba no Bixiga”, e para finalizar, os Demônios da Garoa tocam os dois maiores clássicos de Adoniran Barbosa: “Saudosa Maloca” e “Trem das Onze”. Todo o elenco se une ao grupo nesta última música para o encerramento da celebração.
25/04/2010 - São Paulo/SP
Auditório Ibirapuera - Av. Pedro Álvares Cabral, s/nº (Parque do Ibirapuera)
Horário: a partir das 11h00
Ingressos: grátis
 
Biografia de Stevie Wonder chega às lojas no dia do aniversário do músico
 
“Signed, Sealed and Delivered: The Soulful Journey of Stevie Wonder” é o título da biografia sobre a vida e a carreira do músico, cantor e compositor que chega às lojas do exterior no próximo dia 13 de maio. O livro foi escrito por Mark Ribowsky e será lançado no mesmo dia em que Stevie Wonder comemora seu aniversário de 60 anos.
O livro conta passagens importantes dos quase 50 anos de carreira do músico e traz depoimentos de amigos e parceiros que estiveram ao lado de Wonder durante esses anos. Entre os entrevistados para o projeto estão Otis Williams, Mickey Stevenson (ambos do The Temptations), Eddie Willis (Funk Brothers), Malcolm Cecil e Michael Sembello, entre outros.
O autor do livro, Mark Ribowsky, já escreveu as biografias de Phil Spector (“He’s a Rebel: Phil Spector - Rock and Roll’s Legendary Producer”) e sobre o grupo Supremes (“The Supremes: A Saga of Motown Dreams, Success and Betrayal”).
 
Caixa especial reúne oito CDs de Dolores Duran
 
A gravadora EMI está lançando uma caixa especial reunindo oito CDs com gravações da cantora Dolores Duran. “Os Anos Dourados de Dolores Duran” traz o material gravado pela cantora e lançado originalmente pela gravadora Copacabana entre os anos de 1951 e 1959.
Fazem parte da caixa os quatro álbuns lançados por Dolores em vida - “Dolores Viaja” (1955), “Dolores Duran Canta para Você Dançar” (1957), “Dolores Duran Canta para Você Dançar 2” (1958) e “Esse Norte É Minha Sorte” (1959) - além de duas coletâneas póstumas, “Estrada da Saudade” (1960) e “A Noite de Dolores Duran” (1960).
O lançamento também traz um CD duplo chamado “O Negócio É Amar”, álbum com 28 músicas de Dolores Duran interpretadas por outros artistas. O projeto foi idealizado e produzido por Rodrigo Faour.
 
Grace Jones recusa parceria com Lady Gaga
 
Grace Jones
A cantora Lady Gaga vem despertando reações não muito amistosas de colegas de profissão. A cantora, atriz e modelo Grace Jones disse em entrevista ao jornal inglês The Guardian que Gaga copia coisas que ela mesma já usou e ainda teria recusado uma parceria com a intérprete de “Bad Romance”.
Grace Jones sempre foi conhecida por seu visual exótico e extravagante, assim como a nova estrela da música pop. Mas a veterana Grace Jones disse que não pensa em Gaga. “Eu realmente não penso nenhum pouco nela. Só penso no meu trabalho. Nunca fui assisti-la”.
Sobre a parceria, a artista jamaicana disse que “apenas prefiro trabalhar com alguém que é mais original e que não me copia. Você sabe, eu vi algumas coisas que ela usou que eu já tinha usado, e isso me tira do sério”.
Alguns dias atrás Lady Gaga também foi acusada de imitadora por M.I.A. “As pessoas dizem que nós somos parecidas, que nós duas misturamos de tudo e depois jogamos de volta algo diferente, mas ela devolve exatamente a mesma coisa”.
“Ela não é inovadora, mas é uma boa imitadora. Ela soa mais parecida comigo do que eu mesma”.

AC/DC lança videoclipe de “Highway to Hell” para trilha de “Homem de Ferro 2”

Já circula na internet o novo videoclipe do AC/DC com uma versão ao vivo do clássico “Highway to Hell”. O vídeo traz cenas da banda tocando no estádio River Plate, em Buenos Aires, gravadas durante os shows realizados na capital argentina no final do ano passado.
Além de mostrar o grupo em ação, o vídeo traz cenas retiradas do filme “Homem de Ferro 2”. A música “Highway to Hell” é uma das 15 faixas da trilha-sonora oficial do filme que traz apenas músicas do AC/DC.
O vídeo divulga a trilha-sonora “AC/DC: Iron Man 2” que começou a ser vendida no site da Amazon nesta segunda-feira, 15. “Highway to Hell” é o segundo videoclipe da trilha-sonora do filme. O primeiro a ser lançado foi “Shoot to Thrill”, também com cenas da apresentação na Argentina.
O lançamento do longa-metragem está agendado para o próximo dia 28 de abril. Abaixo o repertório do álbum “AC/DC: Iron Man 2”:

01. Shoot to Thrill
02. Rock ‘N' Roll Damnation
03. Guns for Hire
04. Cold Hearted Man
05. Back in Black
06. Thunderstruck
07. If You Want Blood (You've Got It)
08. Evil Walks
09. T.N.T.
10. Hell Ain't a Bad Place to Be
11. Have a Drink on Me
12. The Razor's Edge
13. Let There Be Rock
14. War Machine
15. Highway to Hell

Programação Viradão Carioca

DORINA e o Grupo TEMPERO CARIOCA
Para comemorar com o público e fãs montou este show cantando os sucessos de seus Cds, dos shows e projetos artísticos realizados. Com sua natural energia e alegria ela interpreta os grandes compositores e amigos que fazem parte de sua história na música. Entre as músicas ela ainda conta pequenas histórias vividas com estes artistas e amigos. E o Grupo Tempero Carioca formado por consagrados músicos e compositores de samba onde se destacam Agrião da Vila Isabel e Marquinho China. Sexta, 23 de abril às 19h. Centro de Referência da Música Carioca Rua Conde de Bonfim, 824 – Tijuca Ingressos: Gratuito Lotação 156 lugares . Contatos: 3238-3831 / 3238-3880 Censura Livre - Blog: creferenciadamusicacarioca.blogspot.com

Roda de Samba “ MEU BAIRRO CANTA”
Encontro das alas de Compositores das Escolas de Samba da Tijuca e adjacências, no jardim. A Roda de Samba Tijucana é formada por músicos do bairro e integrantes de escolas de samba da região. O repertório da rapaziada, além de nos brindar com clássicos do samba, navega por canções de compositores do bairro, sambas antológicos de nossas escolas de samba e músicas próprias. Nesse Viradão Cultural, os integrantes da Roda de Samba Tijucana irão animar a tarde dos moradores do bairro, lembrando os antigos sucessos e as músicas que jamais sairão de nossos corações. Contarão com as canjas dos compositores do Salgueiro, Império e Unidos e de jovens cantores e cantoras da nova geração do samba na cidade. Também marcarão presença no evento integrantes dos blocos da Tijuca, dentre eles o Nem Muda Nem Sai de Cima, Banda do Tijuca, Eu, Você e Sua Mãe e Amigos do Sabiá. Sábado, 24 de abril às 14h Centro de Referência da Música Carioca Rua Conde de Bonfim, 824 – Tijuca Ingressos: Gratuito Lotação 156 lugares . Contatos: 3238-3831 / 3238-3880 Censura Livre - Blog: creferenciadamusicacarioca.blogspot.com

CLAUDIO BIRRA
Mexer no conceito, ousar no efeito, abusar da inspiração. Esbarrando na sonoridade do hip hop, do lounge, do pop, do samba de roda, da bossa nova e do jazz. É o que Cláudio Birra faz em “Esbarros”, um encontro do intérprete com seus compositores favoritos, amigos, ídolos , referências, estilos e a identificação com as incríveis composições de: João Bosco, Marco Jabu, Suely Mesquita, Dil Fonseca, Roger Ferret, Juliano Juba, Reppolho, Altayr Veloso. Em seu segundo CD, Cláudio Birra busca uma sonoridade própria, no esbarro das músicas que encontrou em sua caminhada de muitos anos de estrada como músico e cantor. Sábado, 24 de abril às 19h Centro de Referência da Música Carioca Rua Conde de Bonfim, 824 – Tijuca Ingressos: Gratuito Lotação 156 lugares . Contatos: 3238-3831 / 3238-3880 Censura Livre - Blog: creferenciadamusicacarioca.blogspot.com

Clássicos Domingos apresentando o contrabaixista Bruce Henri
Contrabaixista, cantor, arranjador e compositor nasceu em Nova York, EUA, "antes da MTV e da TV em cores". Criado na Espanha onde, muito jovem, iniciou sua carreira de músico profissional, estabelecido no Rio de Janeiro desde os anos setenta, Bruce já morou na Bahia, Londres, Búzios, e São Francisco, mas é carioca. Domingo, 25 de abril 11h Centro de Referência da Música Carioca Rua Conde de Bonfim, 824 – Tijuca Ingressos: Gratuito Lotação 156 lugares . Contatos: 3238-3831 / 3238-3880 Censura Livre - Blog: creferenciadamusicacarioca.blogspot.com

Kiss faz leilão para ajudar crianças brasileiras

O Kiss anunciou um leilão beneficente para arrecadar fundos que serão utilizados em projetos sociais no Brasil.
Através do site eBay a banda está leiloando um pacote que inclui um ingresso para o show marcado para 12 de maio, no Estádio de Wembley, em Londres, a oportunidade do fã tirar uma foto junto com o grupo, um vale-compras de US$ 100 para gastar na loja virtual, além de camiseta, pôster e palhetas.
O valor arrecadado será destinado à instituição Action for Brazil’s Children Trust (www.abctrust.org.uk), para ajudar crianças carentes no país. Até esta segunda-feira pela manhã, o valor do leilão estava em mais de 1.400 libras. Os fãs podem fazer suas ofertas até o dia 26 de abril.

Jogo da Copa do Mundo trará músicas de Marisa Monte e Sergio Mendes

Dois artistas brasileiros foram incluídos na trilha sonora do novo jogo da Electronic Arts Sports, o “2010 Fifa World Cup South Africa”. Os representantes do Brasil são a cantora Marisa Monte e o músico Sergio Mendes.
Marisa Monte participa com a música “Não É Proibido”, já o pianista e compositor Sergio Mendes apresenta “Emoriô”.O jogo oficial da Copa do Mundo da África do Sul será lançado em 27 de abril com edições para Xbox 360, PlayStation 3, Wii e PSP. Segundo os produtores do jogo, atualizações do elenco de jogadores das seleções serão disponibilizadas após o anúncio feito por cada time.

Abaixo o repertório da trilha-sonora com os artistas, os nomes das músicas e o país de origem:

Baaba Maal (“International”) – Senegal
Babatunde Olatunji (“Kiyakiya”) – Nigéria
Basement Jaxx com Santigold (“Saga”) – Inglaterra
Buraka Som Sistema (“Restless”) – Portugal
Buscemi com Lady Cath (“Dipso calypso”) – Bélgica
Fedde Le Grand com The Stereo MCs (“Wild & raw”) – Holanda
Florence + The Machine (“Drumming song”) – Inglaterra
Fool’s Gold (“The world is all there is”) – Estados Unidos
Future Sound Of London (“Papua New Guinea”) – Inglaterra
Gang Of Instrumentals (“Oh yeah”) – África do Sul
John Forté (“Your side”) – Estados Unidos
Jonathan Boulet (“Ones who fly twos who die”) – Austrália
Kid British (“Winner”) – Inglaterra
K’NAAN (Wavin’ flag – Coca-Cola celebration mix) – Somália
Last Rhythm (“Last rhythm”) – Itália
Latin Bitman (“The instrumento”) – Chile
Marisa Monte (“Não é proibido”) – Brasil
Michael Franti & Spearhead feat. Cherine Anderson (“Say Hey (I Love You)”) – Estados Unidos
MIDIval PunditZ (“Atomizer (Pathaan’s dhol mix)”) – Índia
Miike Snow (“In search of”) – Suécia
Nas & Damian “Jr. Gong” Marley (“Strong will continue”) – Estados Unidos / Jamaica
Rocky Dawuni (“Africa soccer fever”) – Gana
Rox (“Rocksteady”) – Inglaterra
Sergio Mendes (“Emoriô”) – Brasil
Sia (“Bring night”) – Austrália
The Kenneth Bager Experience com the Hellerup Cool School Choir (“Fragment Eight ‘The Sound Of Swing’”) – Dinamarca
The Very Best com Ezra Koenig (“Warm Heart Of Africa (So Shifty Remix)”) – Malaui / França / Suécia
White Rabbits (“Percussion gun”) – Estados Unidos

MOMBOJÓ no Oi Futuro Ipanema

Dias 23, 24 e 25 – Sexta e sábado às 21h; domingo às 20h

Uma das revelações de Recife, misturando rock-de-refrão, bossa-nova, lounge, surf music, jazz, clássico, samba e outras referências, alcançando uma surpreendente e madura unidade sonora. O conjunto pernambucano mostra as canções dos dois primeiros trabalhos. O Mombojó reconhece a influência do mangue beat, mas, em relação a outros artistas conterrâneos, exibe uma diferença marcante de sonoridade: zabumbas e outros instrumentos típicos passam ao largo da formação percussiva, a cargo apenas do baterista Vicente Machado. Mombojó. Livre. Oi Futuro Ipanema (100 lugares). Rua Visconde de Pirajá, 54, Ipanema, 3201-3000, Metrô General Osório. Sexta (23) e sábado (24), 21h. Domingo (25), 20h. R$ 15,00. www.oifuturo.org.br.

EDUARDO DUSSEK No show 'Dussek de Quinta'

     Dias 22 e 29 de abril – Quinta-feira às 19h30

EDUARDO DUSSEK e sua COPACABANDA estão de volta ao Rio de Janeiro com o show “DUSSEK DE QUINTA”, durante todas as quintas feiras de abril de 2010. Sempre com convidados especiais.

O show, que já está em cartaz há mais de três anos, é um musical-comédia com textos e musicas particularíssimas do compositor-ator-cantor, onde o assunto das canções e das piadas gira em torno das mazelas do mundo atual. Só que, por tratar-se de Dussek, tudo é comentado com muito humor, em textos hilariantes. “Um musical contra o estresse”, segundo o autor.
“Esse nosso show tem o formato de cabaré musical e stand-up comedy, com piadas e musicas em torno da vida de quinta categoria que levamos em nosso dia-a-dia, fingindo-se um status que não existe mais”, conta Dussek. Talvez o mais teatral de seus vários diferentes shows, ele costura o roteiro com um personagem absurdo, que ao mesmo tempo é seu alter-ego e uma espécie de apresentador pretensiosamente brega, um tipo que ele diz “estar muito em moda atualmente, só que levado a serio por quem o encarna”.
Menos ele, com certeza!!! Usando uma das mais famosas características de seu estilo, o deboche irreverente e politizado, o show-man faz críticas divertidas, com altas doses de irreverência, non-sense e inconformismo, lançando mão de seu humor inteligente, musicas inéditas bem divertidas e seus conhecidos sucessos revistos. Dussek caba por detonar o estresse da platéia (segundo as declarações da própria), aliviando as tensões numa viagem teatral musicada pelas suas belas e loucas composições.
Teatro Rival Petrobras
Participação especial: Alfredo Del Penho e Pedro Paulo Malta do mucial Sassaricando
Dias 15, 22 e 29/04 – Quinta – feira às 19h30
Rua: Álvaro Alvim, 33/37 – Cinelândia
Preço: R$ 50,00 (Inteira) R$ 40,00 (Os 100 primeiros pagantes) R$ 25,00 (Meia)
Classificação: 16 anos

DIOGO NOGUEIRA E CASUARINA

                Dia 22 de abril, quinta-feira às 23h

A Fundição Progresso festeja a nova geração do samba recebendo duas grandes atrações do gênero: o cantor DIOGO NOGUEIRA, com o show do disco “Tô fazendo a minha parte” e o grupo CASUARINA, mostrando seu mais recente trabalho, o “MTV apresenta: Casuarina”.

DIOGO NOGUEIRA é o primeiro a subir no palco mostrando seu show completo. Músicas como “Não dá”, “Luz pra brilhar meu caminho”, “Malandro é malandro e mané é Mané”, “Tô te querendo”, “Tô fazendo a minha parte”, e antigos sucessos, estão no repertório.
Num momento mais romântico da festa, Diogo canta “Lama nas ruas” de Almir Guineto e Zeca Pagodinho, e rende homenagem ao saudoso João Nogueira com “Batendo a Porta” e “Poder da Criação” ambas de João Nogueira e Paulo César Pinheiro. Mas logo o ritmo esquenta e o cantor convida a platéia a fazer uma viagem à Lapa, no Rio de Janeiro, e canta sambas de gafieira, com muita dança, no palco e na platéia. Diogo Nogueira é acompanhado pelos músicos Alceu Maia (cavaco); Wallace Peres (violão de 6 cordas); Henrique Garcia (cavaco e violão de 12 cordas); Sandro Araujo (Bateria); André Neiva (Baixo); Cacau de Castro (surdo); Daniel Felix (Percussão geral); Carlinhos de Castro (pandeiro); Vitor Neto (sopros) e Alfredo Galhões ( teclado).
CASUARINA faz o segundo show da noite com músicas de seu “MTV apresenta” e relembrando, também, os melhores momentos da roda de samba que deu origem ao projeto. No repertório, músicas como “Canto do Trabalhador”, de Paulo César Pinheiro e João Nogueira, “O Dia se Zangou”, de Mauro Diniz e Ratinho, “Senhora Liberdade”, do mestre e padrinho do grupo Wilson Moreira, entre outros gratos ‘achados’ no baú do samba. As autorais “Certidão”, de João Fernando e João Cavalcanti e “Vaso Ruim”, de Gabriel Azevedo e Diego Zangado, também estão garantidas, seguidas por pérolas como “Chiclete com Banana”, de Gordurinha e Almira Castilho, e "Canto de Ossanha", de Baden Powell e Vinícius de Moraes. O CASUARINA é formado pelos músicos Daniel Montes (violão 7 cordas), Gabriel Azevedo (pandeiro e voz), João Cavalcanti (tan tan e voz), João Fernando (bandolim e vocais) e Rafael Freire (cavaquinho e vocais).

Local: Fundição Progresso (4.500 pessoas) - Rua dos Arcos, 24, Lapa Tel.: (21) 2220-5070.
Dia 22 de abril, quinta-feira, véspera de feriado - Início do show: 23h
E-mail: contato@fundicao.org. Classificação 18 anos.
Ingressos:1º lote: R$ 25* (meia) / R$ 50 (inteira) | 2º lote: R$ 30* (meia) /
R$ 60 (inteira | 3º lote: R$ 35* (meia) / R$ 70 (inteira)
meia entrada para estudantes, menores de 21 anos, idosos, portadores de deficiência, assinantes do jornal
O Globo e quem trouxer 1kg de alimento ou flyer promocional.
Cartões de crédito e débito: apenas na venda por internet
Pontos de Venda www.fundicaoprogresso.com.br
Bilheteria da Fundição Progresso. De segunda a sexta, das 10h às 13h30 e das 14h às 18h.
Sábados (somente em dias de show), das 10h às 12h. Tem acesso a deficientes físicos.
Estacionamento próximo - Catedral: acesso pela Avenida Paraguai sentido Zona Sul.
Classificação: 18 anos

'Estou na infância da velhice', diz Caetano Veloso

MIAMI - Para Caetano Veloso, o tempo ajuda a melhorar, a se renovar e a incorporar aprendizagens para seguir desfrutando de uma música que rendeu ao cantor o deu reconhecimento mundial e com a qual hoje se sente "na infância da velhice".
"Estou na infância da velhice. Sem querer, dediquei toda a minha vida à música popular e foi algo muito bom porque desde muito pequeno adorava cantar", disse Caetano à AFP, em uma série de entrevistas via e-mail, antes de sua chegada a Miami para um show na terça-feira.
Caetano, de 67 anos, conta que quando era jovem tinha outros interesses, como a literatura e o cinema, mas que a música foi se impondo em sua vida com força.
Ele diz que se sente "agradecido", como "se uma mulher bonita o tivesse escolhido", e que, por isso, trabalha "como se não tivesse dado ainda tudo que ela merece".
O mais popular e reconhecido músico brasileiro contemporâneo mencionou o crescimento da música em espanhol nos Estados Unidos e a influência da brasileira, e disse que a entrada de sua obra no mercado americano não é um objetivo que o motiva.
"Não penso em ganhar ou perder espaço nos Estados Unidos, e sim, em poder fazer uma música melhor do que a que fiz até agora. Vejo o futuro de uma perspectiva mais brasileira, que não depende muito dos Estados Unidos".
Em relação ao restante do continente, ele diz que o "Brasil é um estranho e enorme país onde as pessoas falam português", o que o diferencia da grande onda hispânica ou do mercado latino que vem influenciando os Estados Unidos.
No entanto, a música brasileira conta com figuras como "Carmen Miranda, João Gilberto, Tom Jobim e Milton Nascimento" que são conhecidos e admirados por muitos em um país que fala inglês e que é o mais poderoso do mundo, e isso é muito valorizado por nós", completou.
Sobre as novas tendências musicais, Caetano diz gostar do "reggaeton e também do funk carioca", apesar de considerar um estilo "muito menos polido".
E em relação às novas gerações de músicos no Brasil, afirma que se deve prestar atenção tanto na cantora de samba e bossa nova Roberta Sá, como nas bandas alternativas Babe Terror e Rabotnik.
Pensa em Miami como um lugar em que há forte impacto da música latina e diz que em seu show, no teatro Fillmore de Miami Beach, espera encontrar muitos imigrantes hispânicos e brasileiros que vivem na cidade, mas também alguns "jovens americanos que me descobriram através de David Byrne, Beck, David Longstreth, Devendra Banhart e Panda Bear, que se interessaram pela minha música".
A apresentação em Miami tem também uma sensação especial porque é sua primeira visita aos EUA desde que o presidente Barack Obama, por quem sente um "particular afeto", chegou à Casa Branca.
"O look de Obama encanta tanto a mim como às minhas irmãs, porque se parece muito com nosso pai, que era um mulato elegante, com as orelhas de abano", disse.
"Acredito que sua chegada à presidência é um grande acontecimento", completou Caetano, que valoriza as conversas iniciadas por Washington com a Rússia para reduzir os arsenais nucleares e o possível fechamento de Guantánamo, mas lembra: "os Estados Unidos não podem apagar no Afeganistão as mentiras do Iraque".