8.24.2010

Filho do baterista John Bonham faz turnê com Led Zeppelin

A turnê de Jason Bonham vai incluir fotos de família, filmes caseiros e repertório com faixas do Led ZeppelinJason Bonham, filho de John Bonham, ex-baterista do Led Zeppelin, está planejando uma turnê de 30 shows para homenagear o pai - que morreu em setembro de 1980 -, incluindo fotos de família, filmes caseiros e um repertório com faixas do legendário grupo de rock, segundo informou nesta segunda-feira, 3, o site do jornal britânico The Guardian.
Segundo a publicação, já que as negociações sobre uma atual reunião do Led Zeppelin foram completamente descartadas, Bonham, 43 anos, está colocando em prática os planos para uma turnê inspirada no grupo. "Eu sempre amei tocar as músicas do Zeppelin e, após uma noite tão legal em 2007, na O2 Arena, eu tive a oportunidade de começar a trabalhar em um show muito especial", disse em entrevista ao site Blabbermouth.
A apresentação a que o músico se refere aconteceu em Londres vinte anos após o fim do Led Zeppelin, juntando Bonham Jr., que substituiu seu pai na bateria, aos antigos membros da banda (guitarrista Jimmy Page, baixista John Paul Jones e o vocalista Robert Plant) para um show em homenagem à Ahmet Ertegun, fundador da Atlantic Records, gravadora da banda, morto em 2006. Desde então, especula-se o retorno do grupo, mas Robert Plant se mostrou contra a ideia, acabando com as esperanças dos fãs.
Para roteirizar a turnê, Bonham pretende olhar para toda sua vida, "desde minhas primeiras lembranças até o show da O2", utilizando músicas do Led Zeppelin como fio condutor. "Fotos antigas, filmes caseiros e vídeos vão ajudar a levar as pessoas para dentro da minha vida", disse. Apesar de tudo indicar que a turnê vai se basear na "história de Led Zeppelin", ele insiste em dizer que será mais uma narrativa pessoal: "30 shows em memória a meu pai, já que faz 30 anos que ele deixou o mundo."
Bonham ainda não confirmou os nomes que vão formar, ao seu lado, a banda tributo. No entanto, recentemente ele criou um novo grupo, chamado Black Country, com Glenn Hughes, Derek Sherinian e Joe Bonamassa - o que indica que podem ser eles. Mas, é possível que Bonham ainda tente convencer Jimmy Page e John Paul Jones.
"Ainda há muito trabalho para fazer neste projeto e eu quero ter certeza de seja gratificante. Obrigado por todos os e-mails e boas vibrações, e até mesmo as ruins; tudo isso realmente ajuda", finalizou.
No fim do ano, Jimmy Page anunciou seu retorno aos palcos, enquanto Robert Plant trabalha em seu projeto, junto da cantora Alison Krauss, e John Paul Jones segue com o Them Croocked Vultures (grupo que conta também com Dave Grohl, do Foo Fighters, e Josh Homme, do Queens of the Stone Age).

Marco Pereira e Fátima Guedes

Dias 25 e 26 de agosto – Quarta e quinta, às 19h30
O violonista Marco Pereira e a cantora Fátima Guedes, fazem duas inéditas apresentações de estréia no Teatro RIVAL Petrobras deste encontro raro, apresentado diferentes tendências da música brasileira. O show é dividido em duas partes. Na primeira, dedicada ao gênero instrumental, o violonista Marco Pereira executa um repertório com releituras de sucessos, entre eles Cai Dentro (Baden Powell e Paulo César Pinheiro. Ora acompanhada pelo violão de Marco Pereira, ora também tocando violão, Fátima Guedes chega para comandar a apresentação na segunda parte, cantando músicas de sua autoria, entre elas Faca, Ela e Condenados, e outras consagradas no universo da MPB, como Você Já Foi Á Bahia? (Dorival Caymmi) e Canta, Canta Mais (Tom Jobim). Teatro Rival Petrobras (472 lugares) Rua Álvaro Alvim, 33/37 - Cinelândia. Dias 25 e 26 de agosto – Quarta e quinta, às 19h30