6.11.2010

Proibido não ser perfeito

RUY CASTRO
RIO DE JANEIRO - No sábado último, em belo artigo, o Caderno 2 do "Estado" anunciou "A morte da voz humana". Nenhum exagero no título. O Auto-Tune -o software que "corrige" a afinação dos cantores- está criando padrões de perfeição inatingíveis para humanos, oferecendo a recompensa sem esforço e tornando dispensáveis a vocação, o talento e o mérito na música popular. "É como se Ronaldinho Gaúcho usasse uma chuteira que acertasse o gol por si. Treinar pra quê?", pergunta o autor.
O grito foi dado por quem tem toda autoridade para fazê-lo: João Marcello Bôscoli, 40 anos, músico, produtor e diretor de gravadora. Como se não bastasse, filho de Elis Regina e do compositor Ronaldo Bôscoli, um dos criadores da bossa nova, e que teve como padrasto o pianista César Camargo Mariano, com quem Elis se casou ao se separar de Bôscoli. Nunca houve gente mais exigente em música.
Para João Marcello, pior até do que dar afinação a quem não tem, o Auto-Tune está fazendo com a voz o que o Photoshop fez com a pele humana. Assim como o Photoshop "gerou um padrão estético onde poros, rugas de expressão, pelos e outras características se tornaram defeitos", o Auto-Tune passa o rodo e "corrige" tudo o que considera imperfeito no cantor: afinação, respiração, pausas, volume, alcance -sem se importar se pertencem à sua expressão e emoção.
Ele vai mais longe: "Hoje em dia tomamos remédio quando sentimos tristeza, comemos lixo pré-mastigado quando temos fome, dopamos as crianças quando estão agitadas, passamos horas no computador quando nossa vida parece desinteressante" etc. -e "usamos softwares de afinação quando temos um cantor desafinado".
O filho da cantora mais afinada do Brasil defende os desafinados no que eles têm de mais precioso: sua falível condição humana, essencial à obra de arte.

http://www1.folha.uol.com.br/fsp/opiniao/fz0506201005.htm

Áurea Martins e Fernando Costa Trio homenageiam Johnny Alf

Sábado, 12 de junho - Niterói/RJ

No próximo Sábado, dia 12 de Junho, às 22h, acontecerá a segunda edição do projeto "Resgate" no Velho Armazém, apresentando a cantora Aúrea Martins e o Fernando Costa Trio. Eles estarão homenageando o compositor Johnny Alf, recentemente falecido.
O Projeto Resgate acontece um vez por mês, tanto em Niterói (Velho Armazém) quanto no Rio (Casa Julieta de Serpa), com um homenageado diferente em cada apresentação. A primeira edição, em Niterói, aconteceu no último mês de Maio, com a cantora Thaís Motta e o pianista Marvio Ciribelli apresentando a música de Baden Powell.
A produção do projeto "Resgate" é feita pelo compositor Armando Schiavo e pela Angel Entertainment.
No repertório, Eu e a Brisa, Rapaz de Bem, O que é amar, Céu e Mar e Ilusão à toa, além de outros sucessos de Jhonny Alf.
Projeto Resgate: Áurea Martins e Fernando Costa Trio homenageiam Johnny Alf. Velho Armazém (80 lugares). Praia de São Francisco, nº 6, Niterói-RJ. Informações: (21) 2714-5424 / 2704-9547. Classificação etária: Livre. Sábado, 11 de junho, às 22h. Couvert: R$ 18,00.