10.07.2009

Piraí Fest tem chef de fama internacional para homenagear culinária francesa

Piraí, no Sul fluminense, prepara-se para a 8ª edição do Piraí Fest que, este ano, traz uma programação cultural e gastronômica especial para comemorar o Ano da França no Brasil. O evento, que começa no dia 8 de outubro e vai até o dia 12, terá um jantar, com o tema "A Influência Francesa na Gastronomia Brasileira", preparado pelo famoso chef internacional Claude Troisgros, do restaurante Olympe e apresentador do programa Menu Confiança, do canal GNT.(foto)
Quem quiser comprar convites para o jantar, que acontece às 19h do dia 9 de outubro, na Casa de Visitas da Light, deve fazer reserva pelo telefone (24) 2431-9978.
Outros pratos serão preparados ao longo da festa. Para prepará-los, nomes de sucesso da gastronomia brasileira: Flávia Quaresma (Q. Criações), Paquito (Parador Valencia Restaurante), Mariana Palmeira (Restaurante Yuca), Conceição Neroni (Perone Buffet), Mônica Rangel (Restaurante Gosto com Gosto), Paulo Pinho (Sagrada), Paulo Neroni (Marguta Cittá), William Chen Yen (Restaurante Babel), Pietro Neroni (Borsalino), Tereza Paim (Castelo Garcia D’Avila), Eduardo Cunha (Bráz), Fernanda Lucas (Parador Valencia Restaurante), Thomas Troisgros (CT Brasserie), filho de Claude, e Ivo Faria (Vecchio Sono). Haverá vendas de convites para todos os jantares. Os participantes ainda darão cursos e vão protagonizar concursos com pratos típicos. Todos terão como base os dois principais produtos da cidade: a tilápia e a macadâmoa.
Estimativa de público e segurança
A Comissão Organizadora do evento prevê, para os cinco dias, a visita de 90 a 100 mil pessoas. Por isso, o esquema de segurança será reforçado, com aproximadamente 20 câmeras espalhadas por vários pontos de Piraí. "O Piraí Fest sempre foi uma festa tranquilha, segura, onde as pessoas têm podido se divertir à vontade, despreocupadas. Esse aspecto, inclusive, é um dos motivos que têm feito crescer o festival. Com a instalação das câmeras, vamos poder monitorar tudo o que acontece e aumentar a sensação de segurança", explicou o secretário municipal de Governo, Gustavo Tutuca.
Transporte gratuito
A prefeitura vai oferecer ônibus gratuito entre a Rodoviária Thereza Bastos Muller e o Centro de Eventos, onde vão acontecer os show de Alda Célia (dia 8), Bruno e Marrone (dia 9), Jeito Moleque (dia 10) e Jammil (dia 11), além de bandas locais. No primeiro dia, os veículos começam a circular às 17h e continuam até duas horas após a apresentação de Alda Célia, que começa às 19h, terminar. Nos outros dias, a circulação será entre as 21h e 5h da manhã.
Para aqueles que forem de carro, haverá três estacionamentos pagos: um no Parque de Exposições Mata do Amador e dois nas proximidades do Centro de Eventos. Para evitar transtornos, pela quantidade limitada de vagas pagas, o secretário municipal de Transporte e Trânsito, Luizinho Vidal, pede que os moradores usem os ônibus da cidade. Ele lembra ainda que somente carros credenciados terão acesso às ruas do centro durante o festival.

Numismata faz temporada na Livraria da Esquina com convidados


A banda paulistana Numismata faz uma série de shows na Livraria da Esquina, em São Paulo, para divulgar o mais novo álbum, "Chorume". Chorume, líquido produzido pela degradação do lixo, para a banda representa o caldo sonoro de onde podem sair pós-punk, jazz e mambo.
Serão três shows na mini-temporada e em cada um o sexteto recebe convidados especiais. Na primeira dessas apresentações, no próximo dia 08, quem faz uma participação é a banda Pullovers que também tem um álbum recém lançado, "Tudo que Eu Sempre Sonhei". Nas picapes, Alice Coutinho e Ana Carmo, criadoras das festas Bendita! e Domenica, agitam o som.
No dia 15 é Monique Maion a convidada da noite, com Tatá Aeroplano (Jumbo Elektro e Cérebro Eletrônico) nas picapes. E por fim, no dia 22, o Numismata divide o palco com o Bazar Pamplona. Katia Abreu e Pamela Leme comandam as picapes nesse dia.
O Numismata é formado por Adalberto Rabelo Filho (guitarra), André Vilela (guitarra), Carlos H. (baixo), Felipe Veiga (bateria), Piero Damiani (vocal, teclados e percussão) e Russo (vocal e percussão).

08, 15 e 22/10/2009 - São Paulo/SP
Livraria da Esquina - Rua do Bosque, 1.254
Horário: 21h00 - Ingressos: R$ 10,00 (aceita todos os cartões)
Informações: 11 3392-3089

Sexta com cinema de graça em Paraty



Nesta sexta-feira,9, o Cineclube em Paraty exibirá o filme Saneamento Básico. A exibição será no Centro Cultural Filipi Michelini, às 19h. A entrada é de graça e a classificação 12 anos. Os ingressos devem ser retirados momentos antes da exibição.Sinopse: Os moradores de uma pequena vila planejam a realização de um vídeo, apenas para pegar a quantia oferecida pelo governo federal e usá-la na realização de uma obra. Dirigido por Jorge Furtado (O Homem que Copiava) e com Fernanda Torres, Lázaro Ramos, Wagner Moura, Camila Pitanga, Tonico Pereira e Paulo José no elenco.
Dia 16 (sexta-feira)
9h - Príncipes e Princesas
Sinopse: Uma menina e um menino encenam fantásticas peças de teatro de sombras, auxiliados por um velho técnico desempregado. As crianças se transformam em herói e heroína de seis contos e viajem para os cantos do mudo indo do passado remoto ao futuro distante.Classificação: livre
14h30 - Kirikou e os animais selvagens
Sinopse: Kirikou é menino muito pequenino, nascido em uma aldeia da África Ocidental. O garotinho não alcança nem o joelho de um adulto, mas terá de enfrentar a poderosa e malvada Karabá, feiticeira que secou a fonte d’água da aldeia de Kirikou, engoliu todos os homens que foram enfrentá-la e ainda pegou todo o ouro que tinham. Nessa aventura, o garotinho enfrenta muitos perigos e percorre lugares que somente pessoas pequeninas poderiam entrar.Classificação: livre
19h - A noiva cadáver
Sinopse: Em um vilarejo europeu do século XIX vive Victor, um jovem que está prestes a se casar com Victoria Everglot. Porém acidentalmente Victor se casa com a Noiva-Cadáver, que o leva para conhecer a Terra dos Mortos. Desejando desfazer o ocorrido para poder enfim se casar com Victoria, aos poucos Victor percebe que a Terra dos Mortos é bem mais animada do que o meio vitoriano em que nasceu e cresceu.
Classificação: livre
Dia 23 (sexta-feira)
19h - Peixe grande e suas histórias maravilhosas
Sinopse: Ed Bloom é um grande contador de histórias. Quando jovem Ed saiu de sua pequena cidade-natal, no Alabama, para realizar uma volta ao mundo. A diversão predileta de Ed, já velho, é contar sobre as aventuras que viveu neste período, mesclando realidade com fantasia. As histórias fascinam todos que as ouvem, com exceção de Will, filho de Ed. Até que Sandra, mãe de Will, tenta aproximar pai e filho, o que faz com que Ed enfim tenha que separar a ficção da realidade de suas histórias.
Classificação: livre
Dia 30 (sexta-feira)
19h - Carlota Joaquina
Sinopse: Um painel da vida de Carlota Joaquina (Marieta Severo), a infanta espanhola que conheceu o príncipe de Portugal (Marco Nanini) com apenas dez anos e se decepcionou com o futuro marido. Sempre mostrou disposição para seus amantes e pelo poder e se sentiu tremendamente contrariada quando a côrte portuguesa veio para o Brasil, tendo uma grande sensação de alívio quando foi embora.Classificação: livre

A cultura brasileira de norte a sul é misturada no Brasil Rural Contemporâneo, na Marina da Glória


RIO - As mais diversas manifestações que retratam a mistura cultural brasileira vão tomar conta da Marina da Glória a partir desta quarta-feira (07.10), quando Gilberto Gil canta e toca ao lado de Bule Bule e as Sambadeiras de Barra de Pojuca (BA) e do Jongo do Grupo Filhos de Marambaia (RJ), na abertura do Brasil Rural Contemporâneo 2009. A sexta edição da feira, que é desenvolvida pelo Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA), terá quase 40 atrações (programação completa abaixo) até segunda (12.10), a preços populares.
O foco segue sendo a diversidade e a qualidade da produção agrária e cultural do país. Os shows, divididos em três palcos, mesclam entre famosos como Gil, Chico César, Gabriel O Pensador, Moraes Moreira e Martinho da Vila, com representantes da cultura popular regional, como Bule Bule, Escurinho (PE) e Lia de Itamaracá (PE). Tem até o eletrotango argentino, com o grupo Tanghetto, que chega de "penetra" na festa.


Além dos shows, os visitantes podem conferir a feira de artesanato e as apresentações dos grupos de cultura popular, como o Maracatu Estrela Brilhante (PE) e o Bumba-Meu-Boi de Maracanã (MA). No início de cada noite, violeiros mostrarão modas que fazem parte de suas histórias. Cortejos com artistas "rurais", com apresentação itinerante pelas ruas do Rio, completam a programação.
Em homenagem ao Dia das Crianças (12.10), foi criada a biblioteca da Arca das Letras, no Espaço Brincante, dedicado aos pequenos.

Confira a programação completa:

QUARTA (07.10)
PALCO MULTICULTURAL

21h - Gilberto Gil convida Bule Bule e as Sambadeiras de Barra de Pojuca (BA) e o Jongo do Grupo Filhos de Marambaia (RJ)
22h30m - Carlinhos Brown convida Grupo Zambiapunga (BA)

     QUINTA (08.10)
PALCO MULTICULTURAL
21h - Barbatuques (SP)
22h30m - Martinho da Vila (RJ)
CORETO
19h30m - Cacai Nunes (DF)
TABLADO DE RAIZ
17h - Grupo Cultural Filhos de Marambaia (RJ)
18h - Bule Bule e as Sambadeiras de Barra de Pojuca (BA)
19h - Zambiapunga (BA)
CORTEJOS
11h - Zambiapunga (BA)
SEXTA (09.10)
PALCO MULTICULTURAL
h - BNegão e Os Seletores de Frequência convidam Lirinha e Siba (PE) e Totonho (PB)
22h30m - Otto convida Maciel Salú e Lia de Itamaraca (PE), Danni Carlos e Sandra de Sá (RJ)
CORETO
19h30m - Roberto Corrêa (DF)
TABLADO DE RAIZ
16h - Encantadeiras ou Quebradeiras de Coco de Babaçu (MA)
17h - Cavalo Marinho Boi Pintado de Aliança Mestre Grimário (PE)
18h - Dona Zefinha (CE)
19h - Bumba Boi de Maracanã (MA)
CORTEJOS
11h - Maracatu Nação Estrela Brilhante (PE)
CORTEJOS GERAIS
Lapa - 23h
Rio Maracatu (RJ)
Grupo Cultural Filhos de Marambaia (RJ)
Maracatu Nação Estrela Brilhante (PE)
Boi Bumba Boi de Maracanã (MA)
Cavalo Marinho Boi Pintado de Aliança Mestre Grimário (PE)
SÁBADO (10.10)
PALCO MULTICULTURAL
21h - Gabriel O Pensador convida Feira Livre (RJ) e Bule Bule (BA)
22h30m - DJ MAM & Sotaque Carregado convidam Moraes Moreira (BA), Marcos Suzano, Nicolas Krassik e Rio Maracatu (RJ)
0h - Chico Cesar convida Escurinho (PE), Chico Corrêa (PB) e Zabé da Loca (PE/PB)
CORETO
19h30m - Bule Bule (BA)
TABLADO DE RAIZ
15h - Quilombo de Sacopã (RJ)
16h - Cantos de Andanças (MG)
17h - Cavalo Marinho Boi Pintado de Aliança Mestre Grimário (PE)
18h - Maracatu Nação Estrela Brilhante (PE)
19h - Cia Carroça de Mamulengos (BA)
CORTEJOS
11h - Boi Bumba Boi de Maracanã (MA)
DOMINGO (11.10)
PALCO MULTICULTURAL
21h - Arthur de Faria & Seu Conjunto convidam Maurício Pereira, Hique Gómez, Muni, Wander Wildner, Vanessa Longoni e Luciana Costa (RS), Siba (PE) e Fernanda Takai (MG):
22h30m - Tanghetto (Argentina)
CORETO
19h30m - Fernando Deghi e Carlos Alberto (SP)
TABLADO DE RAIZ
15h - Quebradeiras de Coco de Babaçu (MA)
16h - Maracatu Nação Estrela Brilhante (PE)
17h - Boi Bumba Boi de Maracanã (MA)
18h - Zabé da Loca (PA)
19h - Patubatê (DF)
CORTEJOS
11h - Cavalo Marinho Boi Pintado de Aliança Mestre Grimário (PE)
SEGUNDA (12.10)
19h30m - Pereira da Viola (MG)
TABLADO DE RAIZ
17h - Quebradeiras de Coco de Babaçu (MA)
18h - Afilhados do Padrinho (BA)
19h - Cia Carroça de Mamulengos (BA)

Brasil Rural Contemporâneo - VI Feira Nacional da Agricultura Familiar e Reforma Agrária @ Marina da Glória. De 7 a 12 de outubro. Feira: qua a sex, das 11h às 22h. Feira: R$ 5. Shows e feira: R$ 20. Classificação etária dos shows no Palco MultiCultural: 16 anos

Mariana Aydar apresenta novo show no Canecão



RIO - A cantora Mariana Aydar apresenta nesta quarta-feira (07.10) o show do seu segundo álbum, "Peixes pássaros pessoas", no Canecão. O repertório de seu mais novo trabalho inclui canções como "Palavras não falam", "Pras bandas de lá","Tá?", "Peixes", "Aqui em casa" e "Nada disse pra você".
Na apresentação desta quarta, Mariana conta com as participações de Kassin - amigo e produtor de seu recente álbum - e de sua "madrinha musical" Leci Brandão, de quem a cantora gravou a música "Zé do caroço", em seu primeiro. O cenário é assinado pelo artista plástico Fábio Delduque, que também é um dos responsáveis pela maquiagem artística corporal da cantora na capa do disco.

Mariana Aydar - Canecão. Av. Venceslau Brás 215, Botafogo. Tel: 2105-2000. Qua, 21h30m. R$ 100 (setor A); R$ 100 (frisa central); R$ 90 (setor B); R$ 90 (balcão nobre); R$ 80 (setor C); R$ 80 (mezzanino); R$ 70; R$ 50 (poltronas numeradas)

Produtores de Woody Allen avaliam o Rio



O governador Sergio Cabral faz o filme do Rio para o produtor Steven Tenenbaum (de camisa branca) e a irmã de Woody Allen, Letty Aronson (de camisa cinza)

RIO - Depois de convencerem o Comitê Olímpico Internacional a dar a cidade o direito de sediar as olimpíadas de 2016, os encantos do Rio de Janeiro deverão ser postos à prova novamente nos próximos dias. Produtores do cineasta Woody Allen, Steven Tenenbaum e Letty Aronson estão no Rio desde segunda-feira para avaliar a possibilidade de se usar a cidade como cenário de seu próximo filme.
Tenenbaum e Aronson, que é irmã de Allen, encontraram-se terça-feira à noite com o prefeito Eduardo Paes e com o governador Sergio Cabral no Palácio Laranjeiras. Paes e Cabral tentaram mostrar não só o que a cidade tem, mas também as facilidades que o cineasta teria se resolvesse filmar no Rio.
A proposta, feita inicialmente a Woody Allen pelo publicitário curitibano Cláudio Loureiro, é fazer um longa-metragem nos moldes de "Vicky Cristina Barcelona", produzido na Espanha em 2007. Segundo a secretária estadual de Cultura, Adriana Rattes, que torce pela possibilidade de divulgar a cidade e o estado em um filme do cineasta, o governo e a prefeitura pode até oferecer financiamento caso Woody Allen trabalhe com uma produtora brasileira.
- Devemos contextualizar a proposta numa ideia maior, que é promover a imagem do Rio e trazer mais desenvolvimento para o estado e para a cidade. Esse filme é mais uma peça nesse quebra-cabeça. Esse esforço faz parte de uma linha de investimento do estado e do município, o Rio Global, que pretende uma vez por ano investir num filme com capacidade de promover o estado e a cidade dentro e fora do país - explicou Adriana.
Os produtores, que passaram dois dias em São Paulo e devem ficar no Rio até o dia 9, ficaram de conhecer a cidade, a Região Metropolitana e outros municípios do interior, como os da Costa Verde. Também ficaram de visitar a produtora Conspiração Filmes, forte candidata a uma parceria. A decisão do cineasta, no entanto, não tem data para ser tomada. Resta a torcida