4.13.2009


Quero agradecer a todos que escreveram comentando a respeito do texto sobre a Páscoa e aos que pediram para que mantivesse este formato de sempre desenvolver um tema.
Casamento, fidelidade, divórcio e tudo o mais que compõe este cenário são os assuntos preferidos de quem nos acompanha aqui.
Penso que o motivo de tanto interesse se dá pelo fato do casamento ser de fato uma relação de muita complexidade.
Duas pessoas apaixonadas (pelo menos na cultura ocidental funciona assim na maioria das vezes) resolvem viver juntas para sempre, “Até que a morte os separe”, e neste momento não levam em consideração as diferenças nas suas histórias, nas suas expectativas e acreditam que com o seu amor vão modificar o outro e transformá-lo naquele príncipe ou naquela princesa idealizada.
Casar é conjugar duas individualidades e neste jogo da conjugalidade os parceiros aprendem a fazer concessões, a relevar erros e diferenças, e em alguns casos, a se anular.
Duas pessoas, com seus desejos, com suas histórias, com suas visões da vida e do mundo, com seus sonhos e projetos, com suas identidades e características pessoais e um desafio - estabelecer a identidade conjugal, ter um mesmo desejo, criar uma história de vida conjugada, estabelecer um projeto de casal, caminhar com um só objetivo.
Que exercício de amadurecimento!
Neste encontro com o outro aparece a necessidade da redefinição de conceitos, da ampliação dos horizontes, da abertura para ouvir e interagir com as diferenças, a partir do diálogo e da troca de idéias o casal vai construindo sua história.
Sem dúvida a individualidade precisa ser preservada, entretanto, o culto excessivo a autonomia, ao eu sou mais importante, ao primeiro eu, acabou por fragilizar demais o casamento.
O compartilhar é o combustível desta relação.
As expectativas de um casamento feliz não mudaram, mas já existe uma maior consciência de que só o amor não basta para o sucesso da relação, além dele é necessário ter afinidades, saber construir a parceria.
Pesquisas recentes demonstram que nos Estados Unidos, 60% dos casamentos acabam em divórcio, na Inglaterra, são 40% e no Brasil a incidência continua subindo. Entretanto, esses números por aqui não são suficientes para influenciar quem quer casar. Todos acreditam que não dá certo o casamento dos outros, mas o seu será para sempre.
Acredito no casamento e nas muitas possibilidades de enriquecimento pessoal que ele traz.

Soneto de Fidelidade Vinicius de Moraes

De tudo ao meu amor serei atento
Antes, e com tal zelo, e sempre, e tanto
Que mesmo em face do maior encanto
Dele se encante mais meu pensamento.

Quero vivê-lo em cada vão momento
E em seu louvor hei de espalhar meu canto
E rir meu riso e derramar meu pranto
Ao seu pesar ou seu contentamento

E assim, quando mais tarde me procure
Quem sabe a morte, angústia de quem vive
Quem sabe a solidão, fim de quem ama

Eu possa me dizer do amor (que tive)
Que não seja imortal, posto que é chama
Mas que seja infinito enquanto dure.

Participe, envie suas sugestões e comentários para

conversandocomvocebotecos@gmail.com

Aparição


"Parece o Gabeira!", disse um rapaz na fila da entrada da festa de aniversário da Cinemateque, em Botafogo, no Rio, na noite dessa quinta-feira. Quem chegava - com um cabelo prateado no mesmo tom que o segundo colocado a prefeito no Rio - em um carrão, com três gatas extraordinárias, era Caetano Veloso.
* Na entrada, Glamurama perguntou se ele estava namorando ou não. A resposta: "Não, estou solteiro", decretou. A presença dele no local se justificava pela participação que faria no show de Jonas Sá. Jonas vem a ser irmão de Pedro Sá, guitarrista da banda de rock de Caetano.
* A casa lotou e até convidados famosos ficaram de fora - a capacidade era de 300 e a estimativa era de que havia cerca de 450 presentes na noite -, como Bruno Mazzeo, que depois de reclamar, acabou entrando. Lá dentro, Isabel Wilker, Lenine e Fernando Caruso tiveram de disputar um espaço entre fãs insandecidas, muitas na faixa dos 40 anos. "Deixa eu passar, é o Caetano!", gritavam.
* No meio do show de rock, Caetano subiu ao palco e, ao lado do cantor, entoou "Não Identificado", e emendou na sequência uma do artista que o convidou na noite. No meio da música, o inesperado: Caetano esqueceu a letra. "Esqueci", disse, antes de se abaixar para pegar a tal folha, que estava no chão.
* No fim da apresentação, o que seria um beijo de obrigado, acabou em um selinho. Empolgado, o convidado engatou no hit "Meia Lua Inteira", de Carlinhos Brown. Saída pela esquerda, Caetano voltou ao camarim e de lá só saiu bem mais tarde, já no fim da festa - com amigos e amigas.
(Joyce Pascowitch)

GLÚTEN

O glúten é uma proteína presente no trigo, cevada, centeio, aveia e malte e em todos os seus derivados. Ele é formado quando se adiciona água à farinha, onde seus dois componentes (gliadina e glutenina) se aglomeram para formar a massa. O glúten promove a elasticidade, plasticidade e adesividade, permitindo o crescimento do pão, sua maciez e textura.
De acordo com a Lei n0 8.543, de 23 de dezembro de 1992, há a obrigatoriedade de informar no rótulo a presença de glúten nos alimentos. Isto porque diversas pessoas apresentam sensibilidade a esta proteína.
Doença Celíaca é o nome científico da intolerância ao glúten, que provoca vômitos, diarréias ou constipação intestinal, distensão abdominal, e má absorção dos nutrientes pelo intestino delgado.
Como esta doença não tem cura, os celíacos devem evitar, de acordo com a indicação de um nutricionista, os alimentos que contenham glúten como: pães, biscoitos, bolos, massas, salsichas, hambúrguer, salgadinhos, cervejas e outros produtos que contenham farinha de trigo, cevada, aveia e centeio. O importante é estar sempre atento ao rótulo dos alimentos que for consumir.
Os não celíacos podem comer esses alimentos, como podem fazer a opção de não comer. Mas a substituição correta, deve ser realizado por um nutricionista que é o único profissional habilitado para realizar essa orientação.

Sandra Helena Mathias Motta
Nutricionista
Centro – 3323-3715
Vila Nova – 3326-5487
Celular – 8813-4072
sandranutti@yahoo.com.br