4.13.2009
GLÚTEN
O glúten é uma proteína presente no trigo, cevada, centeio, aveia e malte e em todos os seus derivados. Ele é formado quando se adiciona água à farinha, onde seus dois componentes (gliadina e glutenina) se aglomeram para formar a massa. O glúten promove a elasticidade, plasticidade e adesividade, permitindo o crescimento do pão, sua maciez e textura.
De acordo com a Lei n0 8.543, de 23 de dezembro de 1992, há a obrigatoriedade de informar no rótulo a presença de glúten nos alimentos. Isto porque diversas pessoas apresentam sensibilidade a esta proteína.
Doença Celíaca é o nome científico da intolerância ao glúten, que provoca vômitos, diarréias ou constipação intestinal, distensão abdominal, e má absorção dos nutrientes pelo intestino delgado.
Como esta doença não tem cura, os celíacos devem evitar, de acordo com a indicação de um nutricionista, os alimentos que contenham glúten como: pães, biscoitos, bolos, massas, salsichas, hambúrguer, salgadinhos, cervejas e outros produtos que contenham farinha de trigo, cevada, aveia e centeio. O importante é estar sempre atento ao rótulo dos alimentos que for consumir.
Os não celíacos podem comer esses alimentos, como podem fazer a opção de não comer. Mas a substituição correta, deve ser realizado por um nutricionista que é o único profissional habilitado para realizar essa orientação.
Sandra Helena Mathias Motta
Nutricionista
Centro – 3323-3715
Vila Nova – 3326-5487
Celular – 8813-4072
sandranutti@yahoo.com.br
Marcadores:
Nutrição
Nenhum comentário:
Postar um comentário