10.12.2009

Jorge prolonga o suingue do CD América Brasil




Mauro Ferreira
Resenha de CD / DVD
Título: América
Brasil, o DVD
e América Brasil,
o CD ao Vivo
Artista: Seu Jorge
Gravação: EMI Music
Cotação: * * *

Forte líder das paradas radiofônicas ao longo de 2008, por conta do real estouro de suas músicas Burguesinha e Mina do Condomínio, Seu Jorge obteve sucesso popular ao diluir seu suingue em América Brasil - O Disco, lançado em dezembro de 2007. O DVD que ora chega às lojas - simultaneamente com o CD ao vivo correspondente - dá sobrevida a esse suingue que transita entre o samba e o funk. O forte coro do público em São Gonça indica que Jorge sabe comandar o baile. Mas é fato que o Jorge de América Brasil já soou bem menos inspirado do que o artista que atraiu a atenção da crítica ao se lançar solo no mercado fonográfico em 2001 com Samba Esporte Fino, álbum calcado no balanço do samba-rock. Contudo, verdade seja dita, o apuro da gravação ao vivo (captada em 31 de janeiro de 2009 na casa paulista Citibank Hall) faz com que o DVD e seu respectivo CD sejam um pouco mais sedutores do que o disco de estúdio. Até porque o repertório mistura hits de todas as fases da obra de Jorge. Sem esquecer a (controvertida) versão de The Blower's Daughter, É Isso Aí, gravada por Jorge com Ana Carolina em 2005 e revivida por ele no show com a adesão do autor do tema, Damien Rice, que canta sozinho a letra em inglês - diante da presença de Jorge, sentado ao lado - para somente depois o artista brasileiro começar a cantar os versos em português da música que lhe deu popularidade como cantor. Pena que não haja - em cena - interação entre Rice e Jorge.
Badalada com alta dose de marketing pela gravadora EMI Music, a inédita Pessoal Particular - ouvida no CD em versão de estúdio e no DVD em registro ao vivo dividido por Jorge com Peu Meurray, guitarrista da banda e seu parceiro na música - tem a função de alavancar as vendas deste registro de show e, por isso mesmo, evoca o suingue típico da obra atual do artista, mas algo já parece fora da ordem. A outra novidade do repertório é a recriação de Tudo que Você Podia Ser (creditado erroneamente no CD como Tudo que Você Queria Ser), um dos temas de Milton Nascimento e Lô Borges que identificam o lendário Clube da Esquina. Jorge demole a harmonia original da composição para trazê-la para o universo dos bailes. Funciona dentro do contexto do show. Assim como a presença afetiva das duas filhas do cantor, Flor e Luz, no sambossa Mariana. Mas, a rigor, o DVD oferece mais do mesmo - apesar de algumas gracinhas, como iniciar o vídeo com Jorge na pele de um engravatado executivo da empresa Cafuné, nome da produtora que administra sua carreira. É a partir dessa cena que aparece na tela o menu do DVD, cujos extras incluem medley com marchinhas carnavalescas que - originalmente - era o bis do show. A farofa carioca de Jorge já exibe o sabor corriqueiro do mercado.


'Traz Songbook' 12 clássicos de Altamiro Carrilho


Registrado songbook Chega às lojas um 'que traz 12 clássicos de mais um dos nomes importantes do Chorinho, o compositor e flautista Altamiro Carrilho. O songbook ' "Altamiro Carrilho - Clássicos do Choro Brasileiro é um" lançamento da Choro Music, selo especializado no estilo tipicamente brasileiro.
O lançamento é em edição bilíngüe e traz um CD com as fixas gravadas em duas versões. A primeira com solista ea segunda apenas o acompanhamento, ideal para o Exercício musical tanto de profissionais quanto de estudantes de música.
Entre os clássicos Apresentados nenhum livro e não estão CD "Aeroporto do Galeão", "Beija-flor", "Caco de Vidro" e "Vivaldino", ente outros. As músicas são executadas pelos Próprios músicos que Acompanham Altamiro: Pedro Bastos (violão de 7 cordas), Mequinho (violão 6 cordas), Eber Freitas (percussão geral) e Maurício Verde (cavaquinho).
Solistas Os que Participam do Projeto São Toninho Carrasqueira, Carlos Malta, Daniel Allain, Antonio Rocha, Eduardo Neves, Dirceu Leite, Leonardo Miranda, Marcelo Bernardes, Mário Sève, Dudu eo próprio Altamiro, que também supervisionou a direção artística do projeto.
Informações no site http://www.choromusic.com/ ou pelo telefone 11 3881-8400.
 
Velhas Virgens lançam livro em quadrinhos com show em São Paulo


A banda Velhas Virgens fará uma apresentação intimista na próxima quinta-feira, 15, na Livraria Cultura do Shopping Villa-Lobos, em São Paulo. Na ocasião a banda estará lançando o livro em quadrinhos "As aventuras eletrizantes e etílicas das Velhas Virgens", publicado pela Editora Realejo Edições santista.
O livro "Como eletrizantes Dias e etílicas aventuras das Velhas Virgens" traz quatro histórias com roteiro assinado pelo guitarrista Alexandre "Cavalo" e ilustrações de André Andrade e Deivy Costa. Os personagens das histórias, claro, são os Próprios integrantes da banda.
O grupo fará um pocket show e Apresentará algumas composições do novo álbum, "Ninguém Beija Como as Lésbicas", antes de atender ao público em uma sessão de autógrafos. A entrada para o evento é gratuita, mas os ingressos Devem ser trocados a partir das 15h00 por 1 kg de alimento não perecível.
Na sexta-feira, 16, a banda fará um show completo no palco do Inferno Club, também na capital paulista. Confira:
15/10/2009 - São Paulo / SP
Livraria Cultura Shopping Villa-Lobos - Av. Prof. Nações Unidas, 4,777
Horário: 19h30
Ingressos: grátis - por trocar 1 kg de alimento não perecível a partir das 15h00
Informações: 11 3024-3599
16/10/2009 - São Paulo / SP
Inferno Club - Rua Augusta, 501
Ingressos: R $ 20,00 (antecipados)
Informações: 11 3120-4140 / www.infernoclub.com.br

Erasmo Carlos apresenta novo show em São Paulo


O Tremendão Erasmo Carlos apresenta seu novo show em São Paulo, no próximo dia 23/10. Com 49 anos de carreira, o músico lançou recentemente o álbum "Rock'n'Roll", que foi indicado ao Grammy Latino.
No repertório "Sentado à Beira do Caminho" (Erasmo Carlos / Roberto Carlos), "Fama de Mau" (Erasmo Carlos / Roberto Carlos), "Mulher" (Erasmo Carlos / Narinha), "Cover" (Erasmo Carlos), "Olhar de Mangá "(Erasmo Carlos)," Jogo Sujo "(Erasmo Carlos), entre outras.
Com arranjos do maestro José Lourenço (teclados), há 25 anos tocando com Erasmo, a banda conta com Dadi Carvalho (que Trocará o baixo pela guitarra), Billy Brandão (guitarra solo) e os novatos com "Filhos de Judith" Pedro Loppez ( Baixo, 27 anos), Luiz Loppez (guitarra, 28 anos) e Alan Fontenele (bateria, 26 anos), que gravaram vocais No Seu disco mais recente.

23/10/2009 - São Paulo / SP
HSBC Brasil - Rua Bragança Paulista, 1281
Horário: 22h00
Ingressos
Camarote: R $ 140,00
Frisas: R $ 120,00
VIP: R $ 140,00
Setor 1: R $ 120,00
Setor 2: R $ 100,00
Setor 3: R $ 80,00
Cadeira Alta: R $ 80,00
Vendas online: www.ingressorapido.com.br
Classificação etária: 14 anos (desacompanhados). Menores dessa idade somente acompanhados dos Pais ou Responsáveis
Informações: http://www.hsbcbrasil.com.br/

Alguma coisa tem que mudar

John Hemingway
John HemingwayMontreal (Canadá) - Eu adoraria dar a Barack Obama o benefício da dúvida e não ligar para o fato dele estar na Casa Branca há mais de nove meses, mas há um limite para tudo. O que o Príncipe das Mudanças realmente mudou? Guantánamo ainda está aberta para negócios (como está Bagram e outros locais secretos e não tão secretos de tortura para os militares e a CIA), apesar de suas promessas de fechar logo esses lugares. Seu plano de reforma do sistema de saúde previsivelmente desviou-se da opção de ser o governo único pagador (ele rapidamente abandonou qualquer abertura para a medicina socializada, logo que as companhias de seguros que generosamente financiaram sua campanha presidencial cobraram suas fichas de volta e deixaram claro que, enquanto eles mandarem no pedaço, os americanos nunca irão desfrutar de plano de saúde universal). Quando Wall Street e os maiores bancos do país solicitaram dinheiro, deu-lhes o que eles queriam, antes mesmo de ser eleito. Mais de 7 milhões de americanos perderam seus empregos, desde que ele se tornou presidente, mas o dinheiro que sua administração destinou para a criação de postos de trabalho é ínfimo quando comparado aos trilhões com que ele presenteou a oligarquia financeira do país.
Honestamente, não acho que tenha visto um Presidente tão firmemente ligado ao poder (em todas as suas variações), como é Obama. Sempre que o Pentágono, Wall Street ou os grandes laboratórios falam, Obama obedece. Parece que não limites no que este homem pode fazer para agradar seus mestres corporativos. Naturalmente, neste sentido, Obama difere pouco de seus últimos dois antecessores, Bush e Clinton. Mas, não era ele que se imaginava diferente deles? Não seria ele a lufada de ar fresco depois do pesadelo da última administração? Não fez sua campanha com o slogan "Mudanças em que podemos acreditar?"
Pelo visto, ainda estamos no Iraque, embora ele tenha nos prometido que sairia de lá no máximo dez meses depois de tomar posse como presidente. Soldados americanos continuam a morrer dentro e em volta de Bagdá e não contente em manter o desastre que Bush criou, ele está criando o seu próprio ao alimentar a guerra no Afeganistão. Vão longe, ao que parece, os dias em que o Presidente era o "Comandante-em-Chefe dos militares norte-americanos. Seus generais agora dizem o que deve ser feito. Não apenas "aconselham". Deixam claro que ele não pode sair do Iraque e que na verdade estaremos lá durante muitos anos e que milhares de novos soldados serão necessários para sustentar até o governo fantoche em Cabul e para impedir que os talibãs invadam a capital. Esta é a "mudança em que podemos acreditar". Mais guerra, mais mortos e bilhões de dólares desperdiçados a cada mês para subjugar dois países que têm uma longa e rica história de expulsar "pretensos conquistadores".
Sei que provavelmente tudo isso não passa de uma fantasia pessoal, mas não posso deixar de imaginar o que vai acontecer quando o povo americano finalmente se levantar contra esta junta militar-corporativa (e seu fantoche) e tomar de volta o que legalmente pertence a ele. Qual será a última palha que vai arriar as costas do camelo? Qual das muitas crises que a nação enfrenta irá acender o barril de pólvora da ira que está crescendo rapidamente? A derrota dos nossos exércitos no Iraque e Afeganistão, a desvalorização do dólar americano, ou o reconhecimento de que a corrida de Wall Street atual tem pouco a ver com a economia real e que o pior ainda está por vir? É difícil dizer, mas sei que mais cedo ou mais tarde alguma coisa tem de mudar.
John Hemingway, neto do célebre escritor norte-americano Ernest Hemingway, é escritor, tradutor e historiador formado pela Universidade da Califórnia (UCLA).

Pacificação em comunidades une a cidade partida no alto das favelas, com programas variados

RIO - Não é raro encontrar um morador do asfalto carioca que nunca tenha ido a uma favela, embora todo mundo passe por uma no dia a dia e elas sejam mais de mil na cidade. Mas já dá para cantar ao contrário aquela música de Pepeu Gomes e Moraes Moreira: lá vem o Brasil subindo a ladeira. Em Botafogo, por exemplo, a pacificação do Morro Santa Marta deu uma mãozinha (a favela ganhou em dezembro uma Unidade de Polícia Pacificadora, que funciona com 120 recrutas). E muita gente que nunca tinha feito isso antes subiu a ladeira -e de plano inclinado. O elevador leva a mirantes com vistas da cidade que só são possíveis em morros como aquele: o Santa Marta é uma formação rochosa de 362 metros de altitude.
Mas não é só. Ali o carioca também pode aproveitar programas variados no morro da Babilônia, no Leme; na Tavares Bastos, no Catete; no Vidigal; no complexo Pavão-Pavãozinho e Cantagalo, entre Ipanema e Copacabana; e na Rocinha.

Deep Purple prepara álbum com gravações de 1968 a 1976

Deep Purple em 1974
O Deep Purple lança no próximo mês um novo álbum ao vivo. Com o nome emprestado de um dos grandes clássicos da banda, “Space Truckin’ Round the World Live 68-76” trará gravações das quatro primeiras formações da lendária banda inglesa realizadas entre 1968 e 1976.
O álbum será duplo e trará registros de shows realizados em diversas partes do mundo, como Dinamarca, Suécia, Japão, França e Estados Unidos. “Space Truckin’ Round the World Live 68-76” trará a história detalhada da banda, informações de cada apresentação que compõem o álbum e fotografias raras.
Confira o repertório de “Space Truckin’ Round the World Live 68-76”:
CD 1
01. Hush (Inglewood 1968)
02. River Deep Mountain High (Inglewood 1968)
03. Hey Joe (Inglewood 1968)
04. Wring That Neck (Aachen 1970)
05. Into The Fire (Stockholm 1970)
06. Mandrake Root (Montreux 1969)
CD 2
01. Child In Time (Granada TV 1970)
02. Lazy (Denmark 1972)
03. Strange Kind Of Woman (Denmark 1972)
04. Burn (San Diego 1974)
05. Mistreated (San Diego 1974)
06. The Gypsy (Paris 1975)
07. Lady Double Dealer (Paris 1975)
08. Wild Dogs (Tokyo 1975)
09. Love Child (Tokyo 1975)