7.10.2009

Jovem brasileira de 17 anos 'virou a cabeça' de Obama durante cúpula do G-8 na Itália

Ela é carioca

RIO - É brasileira, de Santa Cruz, no Rio de Janeiro, e tem apenas 17 anos, a jovem que "virou a cabeça" de Barack Obama na reunião do G-8, grupo das nações mais ricas do mundo mais a Rússia, em Áquila, na Itália. Em um momento de descontração, o presidente dos EUA foi fotografado olhando na direção da jovem Mayara Rodrigues Tavares, representante da Unicef, o Fundo das Nações Unidas para a Infância, sob o olhar de aprovação do presidente francês, Nicolas Sarkozy.
Nascida e criada no Barro Vermelho, comunidade carente de Urucrânia, Mayara embarcou para a Itália no dia 3. Ansiosa, ela disse na época, em entrevista ao GLOBO, que não esperava ser escolhida para representar o Brasil e o Unicef numa das reuniões mais importantes do mundo. Além dela, apenas outros três adolescentes brasileiros, dos núcleos chamados de Semi-Árido e Criança Amazônica, participaram da reunião do G-8.
- É uma sensação inexplicável. Não acreditava que poderia fazer algo assim, pois me sentia mais uma tentando lutar, em vão, por direitos não respeitados. Agora, dá para acreditar que tudo vai dar certo - afirmou a adolescente, que cursa o segundo ano do ensino médio numa escola em Santa Cruz.
Mayara foi escolhida após participar da Plataforma de Centros Urbanos - uma pesquisa realizada pela Unicef sobre os direitos reais das crianças e dos adolescentes em todo o mundo. No Rio, o estudo foi feito em comunidades de Santa Cruz, no Complexo do Alemão e no Morro Chapéu Mangueira, no Leme.
Mayara faz parte de um grupo que divulga os direitos da criança e do adolescente com o objetivo de garantir uma vida digna para jovens que moram em comunidades carentes. Seu sonho é estudar Serviço Social para ajudar não só a sua comunidade, mas todas aquelas que vivem em condições semelhantes.
Fonte: O Globo

Jerry Lee Lewis faz Show em SP, Porto Alegre e Curitiba

Jerry Lee Lewis é a lenda viva do Rock and Roll, mestre dos pianos e reconhecido por suas performances explosivas e músicas como “Great balls of fire”, “Breathless”, “Whole lotta shakin’ goin’ on”, “High School Confidential”, vem fazer Shows em São Paulo, Porto Alegre e Curitiba. Essa será a segunda visita do cantor e pianista de 73 anos ao Brasil, seu primeiro show no por aqui foi há dezesseis anos.

Sobre Jerry Lee
Jerry Lee Lewis demonstrou talento natural para o piano desde cedo. Assim como Elvis Presley, ele cresceu cantando música gospel nas igrejas, mas logo foi expulso por má-conduta Jerry Lewis nunca deixou de fazer turnês, e os fãs que o viram se apresentar dizem que ele ainda consegue fazer um show único, sempre imprevisível, empolgante e pessoal. O último álbum “Last Man Standing” (2006) teve um grande sucesso de público e de crítica, sendo considerado por muitos como um dos melhores álbuns da carreira de Lewis.

Sobre o Show
Durante suas apresentações, Jerry Lee Lewis faz jus a sua fama de o “verdadeiro Rei do Rock”. Não é incomum que o músico chute o banquinho do piano para tocar em pé, deslize e bata suas mãos pelas teclas, suba no instrumento e pise nas teclas e até mesmo sente nelas. Uma de suas performances explosivas e memoráveis incluiu botar fogo ao seu piano de cauda no final uma apresentação.

Sobre o último CD
Em 2006, Jerry lançou “The Last Man Standing”, seu primeiro trabalho de estúdio desde 1995. O nome do álbum remete ao próprio músico, pois é o último “sobrevivente” seus contemporâneos musicais, como Elvis Presley, Carl Perkins e Johnny Cash – o “quarteto de um milhão de dólares” e considerados os fundadores do Rock’n’ Roll. Elvis foi o primeiro a morrer, em 1977. Perkins faleceu em 1988 e Cash em 2003. Por isso que Jerry Lee Lewis se considera “o último a ficar em pé”. Entre os músicos que colaboraram no CD estão Mick Jagger e Keith Richards, o ex-Beatle Ringo Starr, Eric Clapton e B.B. King. Em 2007, o músico falou sobre sua carreira, como define o Rock ‘N’ Roll e demonstrou pela primeira vez sua técnica no piano no DVD “Jerry Lee Lewis – Killer Piano”.

Show de Jerry Lee Lewis em Porto Alegre
Dia: 16/09_ quarta
Local do Show e Bilheteria: Pepsi On Stage

Show de Jerry Lee Lewis em São Paulo
Dia: 18/09_ sexta
Local do Show e Bilheteria: Credicard Hall

Show de Jerry Lee Lewis em Curitiba
Dia: 20/09_ domingo
Local do Show e Bilheteria: Teatro Positivo

Festival de Cultura na Baixada

Acontece entre os dias 17 e 19, e 24 e 26 de julho, o 1° Festival de Novas Culturas em Austin. A meta é mobilizar e inserir novas expressões culturais no bairro, que fica localizado no município de Nova Iguaçu. A previsão é que 16 artistas se apresentem, entre eles grupos e solos de rap, reggae, rock e MPB. Todas as atrações são oriundas da Baixada Fluminense.
O diretor do projeto, Filipi Santos, diz que além de pluralizar a cultura na região, existe a intenção de fazer com que as famílias voltem a sair para as ruas. Segundo ele, por conta da violência que predomina na maioria dos eventos em Austin, acaba por deixar os moradores do bairro acuados. “Pensamos nas crianças, por isso durante o evento haverá um pula-pula, e para os jovens e adultos além dos shows, vai ser montada uma feira de artesanato, bem como uma praça de alimentação, ou seja, o evento é para todos”, explica o diretor.
O evento é organizado pelo grupo sócio-educativo e cultural Movimento Unido de Austin (M.U.D.A). O M.U.D.A reúne jovens que preocupados com a educação e a cultura dos jovens que vivem no bairro, buscam valorizar outras formas de cultura. A iniciativa parte da carência de expressões culturais e artísticas no bairro de Austin.
Sabendo que existem outros grupos artísticos espalhados pela localidade, o projeto tem como principal objetivo a propagação destes artistas invisíveis, dando assim a devida visibilidade aos seus trabalhos e elevando sua auto-estima.
Filipi frisa que é importante deixar claro que a intenção desta ação é fomentar. “Alguns moradores sentem a necessidade de atividades como esta no bairro onde vivem. Os que buscam outras formas de cultura, além das que são oferecidas, têm que se deslocar para o Centro de Nova Iguaçu, ou mesmo a cidade do Rio de Janeiro”, afirma o diretor do projeto.

1° Festival de Novas Culturas em Austin
Dias: 17, 18, 19 e 24, 25, 26 de julho
Horário: sextas e sábados às 19h e aos domingos às 16h
Entrada Franca
Local: Rua Miguel Furtado – Austin – Nova Iguaçu


e-mails para esta coluna botecosdovaledocafe@gmail.com

Gente Fina

Martha Medeiros

Gente fina é aquela que é tão especial que a gente nem percebe se é gorda, magra, velha, moça, loira, morena, alta ou baixa.
Ela é gente fina, ou seja, está acima de qualquer classificação.
Todos a querem por perto.
Tem um astral leve, mas sabe aprofundar as questões, quando necessário.
É simpática, mas não bobalhona.
É uma pessoa direita, mas não escravizada pelos certos e errados:
sabe transgredir sem agredir.
Gente fina é aquela que é generosa, mas não banana..
Te ajuda, mas permite que você cresça sozinho.
Gente fina diz mais sim do que não, e faz isso naturalmente, não é para agradar.
Gente fina se sente confortável em qualquer ambiente: num boteco de beira de estrada
e num castelo no interior da Escócia.
Gente fina não julga ninguém - tem opinião, apenas..
Um novo começo de era, com gente fina, elegante e sincera.
O que mais se pode querer?
Gente fina não esnoba, não humilha, não trapaceia, não compete e,
como o próprio nome diz, não engrossa.
Não veio ao mundo pra colocar areia no projeto dos outros.
Ela não pesa, mesmo sendo gorda, e não é leviana, mesmo sendo magra.
Gente fina é que tinha que virar tendência.
Porque, colocando na balança, é quem faz a diferença..