6.22.2009

Tecnomacumba – A Tempo e ao Vivo”

Participações Especiais:
MARIA BETHÂNIA & Tambor de Crioula As Três Marias

Só agora, depois de uma carreira de 20 anos que inclui muitos shows, quatro discos (Rita Ribeiro; Pérolas aos Povos; Comigo; e Tecnomacumba) e participações em coletâneas e em projetos especiais, a cantora e compositora Rita Ribeiro decidiu gravar seu primeiro DVD. E, em meio ao variado acervo musical que marca sua trajetória do Maranhão para o mundo, ela optou por registrar o bem-sucedido e popular show Tecnomacumba. O espetáculo acontece no próximo dia três de Julho, a partir das 21h, no Vivo Rio (Aterro do Flamengo), com as participações especialíssimas da cantora Maria Bethânia, do Tambor de Crioula As Três Marias e daos bailarinos Kiussan de Oliveira e Cridemar Aquino.
O registro do show que vai resultar no DVD Tecnomacumba – A Tempo e ao vivo está a cargo do Canal Brasil, que o transformará também em programa de tevê que será veiculado como especial na emissora. Assim como o CD Tecnomacumba, o DVD é fruto da intervenção cultural criada por Rita Ribeiro há seis anos para nomear a fusão entre batuques dos terreiros e beats eletrônicos, e que despertou paixão em diferentes públicos. O show rodou quase todo Brasil e já foi visto por mais de cem mil Pessoas:
- O tempo transformou Tecnomacumba num sucesso de público e, ao mesmo tempo, a intervenção cultural e o disco aumentaram a minha popularidade. Ele é um produto de meu tempo de trabalho, perseverança e paciência. O DVD chega, portanto, a tempo de coroar a vitória de um projeto para o qual nem todas as portas se abriram. Não por acaso, batizei-o de A Tempo e ao vivo” - explica Rita, considerada pela crítica uma das melhores cantoras da safra surgida nos anos 90. “Sendo Tecnomacumba tão importante em minha carreira, eu não poderia escolher outro show para servir de base para meu primeiro DVD”, acrescenta.
Mais uma vez, a bela voz e as interpretações de Rita Ribeiro serão emolduradas por seus Cavaleiros de Aruanda – banda composta pelos músicos Israel Dantas (direção musical,guitarra e vocal), Alexandre Katatau (baixo e vocal), Paulo Heman e Garnizé (percussão), Pedro Millmans (teclado e vocal) e Wallace Cardozo (bateria e programação eletrônica).
Musicamente, Tecnomacumba se caracteriza por fusões sutis ou expressas de MPB, sons eletrônicos e pontos e rezas das religiões afro-brasileiras. Com elas, Rita Ribeiro busca mostrar que o alicerce da MPB e da eletrônica é a musicalidade ancestral dos tambores, dos terreiros de candomblé, centros de umbanda, batuques e xangôs espalhados pelo país. Por isso, ela selecionou um repertório exemplar nesse sentido: Domingo 23 (Jorge Benjor), Babá Alapalá (Gilberto Gil), Oração do Tempo e Iansã (ambas de Caetano Veloso), Coisa da Antiga (Wilson Moreira e Ney Lopes), É D’ Oxum (Gerônimo e Vevé Calazans), Rainha do Mar (Dorival Caymmi) e Cocada (Antonio Vieira), entre outras pérolas.
Dia 3 de julho, no Vivo Rio
Wagner Vieira assina a direção do DVD e Cássio Brasil é o diretor artísitco.

Paul McCartney fará dois shows no Brasil em 2010


RIO - O ex-beatle Paul McCartney virá ao Brasil em 2010 para duas apresentações. De acordo com a revista "Veja", o empresário Luiz Oscar Niemeyer praticamente acertou a vinda de McCartney ao país. Ele fará dois shows em abril de 2010, um em São Paulo e outro em Brasília, este último em comemoração aos 50 anos da capital.
McCartney, que completou 67 anos na última quinta-feira, já esteve outras vezes no Brasil. Em 1990, ele se apresentou no Maracanã. Três anos depois, esteve em São Paulo e Curitiba. Os shows que o músico trará ao Brasil fazem parte de sua anunciada derradeira turnê mundial, que tem mais de 100 cidades em seu roteiro e previsão de durar dois anos.

Olá amigos,

estamos aqui para apresentar a mais nova coluna do blog Botecos do Vale do Café, que pretende ser um espaço aberto para o debate político e crítica do direito. Isso mesmo, um espaço para comentários de Política e Direito no blog, pois pensamos que com essa singela atitude estaremos contribuindo para o processo de aprimoramento democrático de nosso país. Pois este necessita exatamente disso, da interação entre as pessoas, ou seja, de um debate de idéias mediante a articulação de argumentos lógicos, que seja acessível a todos em pé de igualdade (portanto, em nosso espaço, desde que solicitado, publicaremos as idéias de qualquer um que entre em contato conosco). E achamos que a internet, ou mais especificamente o blog, qualquer que seja, é um instrumento importantíssimo de introdução a esse processo, pois é necessário atingir o maior número de pessoas com a finalidade de trazê-las para o discurso. Portanto, estaremos sempre abertos às críticas e, na verdade, esperamos ansiosamente por elas. Também, não temos receio por um só segundo de reconhecer erros e inconsistências em nossas idéias.

Desde já, avisamos que não temos a pretensão de criar algo novo. Queremos sim, é trazer à tona questões teóricas e práticas que têm influência direta no dia a dia do cidadão, pois tocam diretamente em sua vida, liberdade, igualdade, propriedade, etc. Nosso objetivo maior é denunciar os interesses ocultos e mecanismos de dominação que estão imperando atualmente em nossa sociedade, e no mundo como um todo, e que estão em rota de colisão direta com os interesses das massas. Então, para cumprir seu papel de integração do maior número de pessoas no discurso, a linguagem utilizada nessa coluna será a do dia a dia, descontraída e acessível a todos. Não estamos aqui para fazer comentários jurídicos, nem tampouco filosóficos ou científicos, mas não nos furtaremos desses quando acharmos que são convenientes e, principalmente, quando acreditarmos piamente que temos capacidade para tal, de modo conciso, simples e direto.

Cabe aqui uma explicação, o “porquê” do título da coluna, Levando os direitos a sério. Na verdade é uma homenagem ao Filósofo do Direito Ronald Dworkin, que com sua obra Taking Rights Seriously (traduzindo: levando os direitos a sério!), muito tem colaborado por uma nova concepção de Direito. Ah!! Não podemos nos esquecer de dizer que não nos privaremos de tecer comentários sobre outras áreas de nosso interesse, como, por exemplo, e principalmente, a música eletrônica! Manifestação cultural de vanguarda que vem sendo propositadamente bombardeada pela classe política e setores da mídia, bem como sendo descaracterizada pelos próprios encarregados de promovê-las (basta atentar para a existência de área vip nos eventos open-air).

Ademais, a título de conhecimento, ao final de cada artigo acrescentaremos trechos das obras mais relevantes de nossos filósofos, teóricos e cientistas preferidos, que guardem uma linha de coerência com o tema do artigo. Pois acreditamos que essa atitude ajuda a despertar o interesse do “internauta” pela leitura das grandes obras da história. Já é hora de terminar essas linhas de apresentação e, sinceramente e com muita humildade, ficaremos satisfeitos se conseguirmos suscitar o pensamento crítico nos leitores que tenham acesso aos artigos que passaremos a veicular neste importante canal de comunicação. E para finalizar, lá vai um trecho de uma das obras do maior filósofo de todos os tempos.

“É certo que a arma da crítica não pode substituir a crítica das armas, que o poder material tem de ser derrubado pelo poder material, mas a teoria converte-se em poder material quando penetra nas massas.”

(Karl Marx)


Um abraço,

Diogo Araújo Modesto.


Quinta, 18/06/2009, 01h50min da madrugada.

Metallica no Brasil em 2010

Turnê 2010 para divulgar o álbum Death Magnetic

Uma das principais bandas de metal do mundo, o grupo Metallica vai estar no Brasil em janeiro de 2010. A gravadora Universal ainda não se posicionou oficialmente sobre cidades e locais das possíveis apresentações.

Novo Álbum
A banda Metallica lançou no fim do ano passado o disco Death Magnetic. Produzido por Rick Rubin, o álbum foi considerado pelos críticos uma volta às raízes da banda. Segundo fãs mais antigos, Death Magnetic é o melhor álbum da banda formada por James Hetfield, Lars Ulrich, Kirk Hammet e Robert Trujillo desde o disco Metallica, de1991.

Último Show no Brasil
Essa será a quarta vez que a banda se apresenta no Brasil. A primeira foi em 1989, com a turnê Damaged Justice, do álbum And Justice for All, seguida pelos shows de divulgação do Black Album, em 1993.

Próximo Show Metallica no Brasil em 2010
Os shows devem acontecer em São Paulo e no Rio de Janeiro. As datas ainda não foram confirmadas. Em São Paulo provavelmente o Show ocorra no Estádio do Pacaembu.

Capital Inicial, Jeito Moleque e Daniela Mercury na Expo Itaguai 2009

A Expo Itaguaí 2009 acontece nos dias 1 ao dia 7 de Julho, no Parque de Eventos da Cidade em Itaguaí, zona da Costa Verde do Estado do Rio de Janeiro. A tradicional festa já faz parte do calendário oficial da cidade e é esperada por moradores de todo o Estado do Rio de Janeiro e por diversos visitantes de fora do Rio.

Shows com área para camarotes


O espaço para Shows vai ganhar uma área com camarotes, para quem quiser assistir as apresentações dos artistas de um lugar privilegiado. Os camarotes estão à venda na Secretaria de Indústria, Turismo e Esporte. Maiores informações pelo telefone (21) 2688 1884.

Programação Expo Itaguaí 2009 –

Shows
Dia 01, Show Gospel e a presença de Trazendo a Arca
Dia 02, Capital Inicial
Dia 03, a cantora Elba Ramalho e o Forró Arriba Saia
Dia 04, é dia de muito pagode com Jeito Moleque
Dia 05, domingo, encerrando as comemorações, o furacão Daniela Mercury é a atração da noite.
Local: Parque de Eventos da Cidade em Itaguaí
Shows Gratuitos

Spyro Gyra no Bourbon Street

Recebemos e-mail do leitor Sergio Ferreira, (Serjão) de Volta Redonda,Rj no qual publicamos o seu vídeo.
Feito na casa de Jazz Bourbon Street em São Paulo na última terça feira

Leitores do Boteco,

Frio em Sampa, no palco o grupo de smooth jazz Spyro Gyra, com mais de 30 anos de estrada, na tradicional casa de jazz Bourbon Street. Showzaço !!!!!!! Jay Bekenstein nos tradicionais solos de sax e sua banda dão o recado como sempre, destaque para o baterista novato na banda, Bonny B que faz os scat vocais com um solo de bateria de arrepiar na música Make It Mine, a última do show antes do bis, do CD novo do SG, Down the Wire e com participação interativa da galera paulistana e dos viajantes.
Serjão






Nutrição e Esporte

O rendimento dos atletas vem aumentando gradativamente. Os sucessivos recordes alcançados por esportistas de todas as áreas mostram claramente maior preparo físico.

A alimentação deve ser equilibrada e diversificada, contendo todos os grupos alimentares, priorizando sempre os carboidratos. A dieta é realizada, na medida do possível, respeitando os hábitos alimentares do atleta. Há necessidade de uma investigação, anamnese, avaliação corporal e exames laboratoriais e, se for necessário, pode ser aplicada uma dieta para tentar corrigir algum desvio alimentar existente ou que possa futuramente levar a alguma patologia. O objetivo primeiro deve ser a saúde do atleta e depois a performance.

A alimentação está relacionada não somente ao tipo de esporte, mas também à intensidade e duração da atividade, levando em consideração variáveis como a necessidade nutricional do indivíduo, de acordo com composição corporal e com o gasto energético do esporte praticado.

O organismo utiliza diferentes fontes de energia – glicose, ácidos graxos e aminoácidos. Nos exercícios mais intensos e rápidos, como corrida de velocidade ou levantamento de peso, o organismo usa basicamente a glicose como combustível para os músculos, proveniente do armazenamento de glicogênio. Nos esportes intermitentes e de menor intensidade, como basquete, futebol e corrida, o organismo também solicita a glicose como fonte de energia, porém a gordura é predominantemente oxidada como fonte de energia.

Nas práticas esportivas o organismo terá diferentes demandas por vitaminas e sais minerais que regulam o metabolismo. Assim, deve-se considerar a função antioxidante de alguns alimentos e também outras substâncias capazes de melhorar a performance.

Para os atletas o principal objetivo em ter uma alimentação adequada consiste em: proporcionar quantidades ideais de energia ao corpo.

Os alimentos ricos em Carboidratos como cereais, massas, pães, batata e mandioca, arroz e frutas; fornecem a principal fonte de energia para o organismo.

Os alimentos ricos em Proteínas como as carnes, o leite e seus derivados (queijos e iogurtes) e os ovos; promovem o reparo e a construção dos tecidos

As frutas e verduras são fontes de Vitaminas e Minerais, que desempenham papéis importantes facilitando a transferência de energia e a síntese dos tecidos, além de serem anti-oxidantes prevenindo o envelhecimento das células.

Sandra Helena Mathias Motta
Nutricionista
Centro - (24) 3322-3715
Vila Nova - (24) 3326-5487
Celular - (24) 8813-4072
sandranutti@yahoo.com.br

Afrossambas de Baden Powell ganham embalagem 'jazzy' e orquestral


Antônio Carlos Miguel

RIO - É uma equação simples, mas de sofisticada execução, e com resultado infalível. A influente série dos afrossambas, criada por Baden Powell (e Vinicius de Moraes), embalada por arranjos e instrumentação à la Moacir Santos, com predominância de sopros e forte apelo rítmico. O projeto, elaborado pelos arranjadores Mario Adnet e Philippe Baden Powell, pode ser ouvido no disco "Afro samba jazz", editado pela Biscoito Fino.
- Queria homenagear meu pai de uma forma diferente, mostrando o grande compositor que foi, e que, de certa forma, tem sido encoberto pelo grande violonista - explica o pianista Philippe, de 31 anos, filho mais velho de Baden, radicado em Paris, que encontrou em Adnet o parceiro para essa empreitada. - Eu me lembro de Baden falando: "Essa cara aqui é da pesada", após uma entrevista que fez com Adnet para o GLOBO. Uma das partituras de Baden trazia, manuscritos por ele, o nome e o número de Mario, que eu conhecia dos discos "Ouro Negro", "Jobim sinfônico" e "Pra Gershwin e Jobim".
Ouça 'Ritmo afro', com Mario Adnet e Philippe Baden Powell
Adnet confirma que conheceu Baden durante a reportagem que fez, em 2000, para o Segundo Caderno. Quatro anos depois, foi procurado por Philippe e sua mãe, Sílvia.
- O projeto realmente começou quando Philippe lançou essa expressão, "afro samba jazz". A gente nunca viu Baden interpretado por uma banda e a ponte com a formação que usei em "Ouro Negro" era natural, já que Baden estudava com Moacir Santos na época em que começou a criar com Vinicius os afrossambas - conta Adnet, ressaltando o papel que os dois exerceram para a valorização da música africana. - Eles fortaleceram o batuque, que, até então, não era explícito na música brasileira.
Há cerca de dois anos, a produtora Mariza Adnet, mulher de Mario, inscreveu o projeto "Afro samba jazz" no edital da Natura, após inscrevê-lo na Lei de Incentivo. E, em novembro do ano passado, com a aprovação, eles começaram a tocá-lo. A orquestra tinha a mesma formação da usada em "Ouro Negro", com muitos dos instrumentistas que tocaram no tributo a Moacir Santos: entre outros, Vittor Santos (trombone), Teco Cardoso (saxofone e flauta), Andrea Ernest Dias (flauta), Jessé Sadoc (trompete), Jorge Helder (baixo), Ricardo Silveira (guitarra), Marcos Nimrichter (piano e acordeom), Jurim Moreira (bateria), Armando Marçal (percussão). Também participaram das sessões Philippe, seu irmão, quatro anos mais moço, o violonista Marcel, Antonia Adnet (violão de 7 cordas), Mônica Salmaso (voz), Carlos Negreiros (voz) e Joana Adnet (clarinete).
No repertório estão cinco clássicos lançados no LP "Os afro-sambas", de 1966, da dupla Baden e Vinicius; sete temas inéditos (alguns compostos por Baden na mesma época, quando estudava orquestração com Moacir Santos); e três composições pouco conhecidas mas dentro do espírito dos afrossambas, "Olodé", "Sermão" e "Introdução ao canto de Yansan" (as duas últimas, da parceria com Paulo César Pinheiro).
- Um tempo após a morte de Baden (em 26 de setembro de 2000), comecei a pesquisar seus papéis e descobri muitos temas inéditos, partituras com arranjos. As composições traziam só a melodia, sem a harmonia, mas percebi que era um material muito rico. Alguns dos temas tinham a atmosfera dos afrossambas, já com títulos que faziam referência a isso. E muitos deles nasceram durante as aulas de Baden com Moacir - conta Philippe, que também divide uma parceria com o pai no disco. - "Ritmo afro" foi um exercício que ele me passou, um ritmo a partir da linha de baixo inicial. É uma música antiga, na qual fui mexendo aos poucos.
Adnet, que também teve acesso ao arquivo de Baden Powell, dá mais detalhes.
- Pelo aspecto antigo dos papéis, acredito que cubram as décadas de 1960 e 70. Eles não traziam datas, mas alguns descreviam o clima das músicas, com pequenos textos sobre os títulos, o que significavam - explica Adnet, contando que três temas foram reunidos numa única faixa. - A "Suíte Yansan" traz três composições, "Introdução ao canto de Yansan", "Canto de Yansan" e "Ladainha de Yansan".
Disco lançado, após os concertos no Rio e em São Paulo, eles estão fechando um em Belo Horizonte, em agosto, e sonham com a Europa, no ano que vem. A grande e influente música de Baden Powell, que rodou o mundo, merece essa nova e generosa dose.