6.22.2009

Tecnomacumba – A Tempo e ao Vivo”

Participações Especiais:
MARIA BETHÂNIA & Tambor de Crioula As Três Marias

Só agora, depois de uma carreira de 20 anos que inclui muitos shows, quatro discos (Rita Ribeiro; Pérolas aos Povos; Comigo; e Tecnomacumba) e participações em coletâneas e em projetos especiais, a cantora e compositora Rita Ribeiro decidiu gravar seu primeiro DVD. E, em meio ao variado acervo musical que marca sua trajetória do Maranhão para o mundo, ela optou por registrar o bem-sucedido e popular show Tecnomacumba. O espetáculo acontece no próximo dia três de Julho, a partir das 21h, no Vivo Rio (Aterro do Flamengo), com as participações especialíssimas da cantora Maria Bethânia, do Tambor de Crioula As Três Marias e daos bailarinos Kiussan de Oliveira e Cridemar Aquino.
O registro do show que vai resultar no DVD Tecnomacumba – A Tempo e ao vivo está a cargo do Canal Brasil, que o transformará também em programa de tevê que será veiculado como especial na emissora. Assim como o CD Tecnomacumba, o DVD é fruto da intervenção cultural criada por Rita Ribeiro há seis anos para nomear a fusão entre batuques dos terreiros e beats eletrônicos, e que despertou paixão em diferentes públicos. O show rodou quase todo Brasil e já foi visto por mais de cem mil Pessoas:
- O tempo transformou Tecnomacumba num sucesso de público e, ao mesmo tempo, a intervenção cultural e o disco aumentaram a minha popularidade. Ele é um produto de meu tempo de trabalho, perseverança e paciência. O DVD chega, portanto, a tempo de coroar a vitória de um projeto para o qual nem todas as portas se abriram. Não por acaso, batizei-o de A Tempo e ao vivo” - explica Rita, considerada pela crítica uma das melhores cantoras da safra surgida nos anos 90. “Sendo Tecnomacumba tão importante em minha carreira, eu não poderia escolher outro show para servir de base para meu primeiro DVD”, acrescenta.
Mais uma vez, a bela voz e as interpretações de Rita Ribeiro serão emolduradas por seus Cavaleiros de Aruanda – banda composta pelos músicos Israel Dantas (direção musical,guitarra e vocal), Alexandre Katatau (baixo e vocal), Paulo Heman e Garnizé (percussão), Pedro Millmans (teclado e vocal) e Wallace Cardozo (bateria e programação eletrônica).
Musicamente, Tecnomacumba se caracteriza por fusões sutis ou expressas de MPB, sons eletrônicos e pontos e rezas das religiões afro-brasileiras. Com elas, Rita Ribeiro busca mostrar que o alicerce da MPB e da eletrônica é a musicalidade ancestral dos tambores, dos terreiros de candomblé, centros de umbanda, batuques e xangôs espalhados pelo país. Por isso, ela selecionou um repertório exemplar nesse sentido: Domingo 23 (Jorge Benjor), Babá Alapalá (Gilberto Gil), Oração do Tempo e Iansã (ambas de Caetano Veloso), Coisa da Antiga (Wilson Moreira e Ney Lopes), É D’ Oxum (Gerônimo e Vevé Calazans), Rainha do Mar (Dorival Caymmi) e Cocada (Antonio Vieira), entre outras pérolas.
Dia 3 de julho, no Vivo Rio
Wagner Vieira assina a direção do DVD e Cássio Brasil é o diretor artísitco.

Nenhum comentário: