2.10.2010

Música no Museu


Os Clássicos do e no Carnaval

O Carnaval é uma manifestação cultural que adquire várias facetas dependendo das características de cada país, região e povo. Máscaras, fantasias e suntuosidade, simbiose de sons, o sacro e o profano se misturando sem choque, além de críticas e sátiras aparecem em animadas paradas e cortejos, surpreendendo a todos. No Brasil, o Rio de Janeiro continua sendo o grande palco da folia, embora ecoe alegria até nos recantos mais remotos do país. Dos antigos entrudos/corsos aos Ranchos, Frevos, Sociedades e famosos bailes até aos atuais blocos de ruasincluindo os "blocos de sujos"e "Super Escolas de Samba S.A.", o percurso foi longo e passou por inúmeras transformações. Mas as marchinhas, marchas-rancho, sambas e mesmo outras "experimentações" se eternizaram, ficando na memória da população, revelando estórias, nomes e situações curiosas (e, às vezes, também tristes) pois, afinal, tudo é tema, tudo é Carnaval.
Música no Museu inova mais uma vez. Apresenta os Clássicos do Carnaval dando-lhe um enfoque diferente, músicos de formação clássica apresentam programas em torno de temas, Mulher no Carnaval, Modismos no Carnaval, Tristeza e Saudade no Carnaval, Dinheiro no Carnaval. Trata-se de um trabalho de pesquisa realizado pelo musicólogo Luiz Carlos de Almeida Araújo. Outros destaques, Chiquinha Gonzaga a Paulinho da Viola, Ari Barroso, os 100 anos de Noel Rosa,
Paralelamente, no período de carnaval, os clássicos com programas dedicados aos grandes nomes, de Beethoven, Mozart, Bach ao nosso Villa-Lobos, mas também passando pela produção contemporânea brasileira. Trata-se dos Clássicos no Carnaval. Esta versatilidade é uma proposta que Musica no Museu apresenta em sua programação de fevereiro.
Serão 23 apresentações no mês e com três outras novidades, a inclusão do Museu do Pontal agregando a Zona Oeste ao projeto e também o Museu Carmen Miranda, no Parque do Flamengo, além da apresentação musica-literatura com o programa de Monteiro Lobato, Patativa do Assaré, Manuel Bandeira e Ataulfo Alves feito pela Maria Pompeu, Amaury de Lima e Kiko Chavez na Biblioteca Nacional e, assim, entrando nas comemorações dos seus 200 anos.

Esperamos por vocês. Sds Sergio da Costa e Silva- Diretor de Musica no Museu- http://www.musicanomuseu.com.br/

Madonna se encontra nesta quarta com governador José Serra

A cantora Madonna estará em São Paulo na tarde desta quarta-feira, 10, para uma reunião com o governador José Serra no Palácio dos Bandeirantes, sede do governo paulista. O encontro está marcado para as 16h00.
Na reunião Madonna vai apresentar ao governo paulista propostas de projetos sociais que ela pretende implantar no Brasil através da ONG Success for Kids. Em novembro do ano passado a cantora apresentou alguns desses projetos para autoridades do Rio de Janeiro.
Madonna está no Brasil a convite do governador do Rio de Janeiro, Sérgio Cabral, para assistir aos desfiles das escolas de samba do Grupo Especial do Rio. A artista ficará no camarote do governador durante a festa do próximo dia 14.

Produtora de Ivete Sangalo quer trazer Justin Timberlake ao Brasil

A produtora Caco de Telha, que pertence à cantora baiana Ivete Sangalo, estuda a possibilidade de trazer para o Brasil o cantor norte-americano Justin Timberlake.
A informação foi divulgada na coluna de Mônica Bergamo publicada no jornal Folha de S. Paulo desta terça-feira, 09. Ao falar sobre o ex-integrante do grupo N’Sync, Ivete disse que “ele é demais”. Não foram dados detalhes sobre o quanto essa intenção de trazer o cantor ao país está concretizada.
Ivete Sangalo abriu o show de Beyoncé na capital paulista no último sábado, 06, e volta a se apresentar antes da diva norte-americana nesta quarta-feira, 10, em Salvador.

Camisa de Vênus disponibiliza vídeos da estréia com nova formação

Os baianos da banda Camisa de Vênus disponibilizaram na internet vídeos do primeiro show da nova turnê, realizado no último dia 29, em Salvador. A apresentação marcou a estréia oficial da nova formação, contando com o vocalista Eduardo Scott.
Nesta turnê o Camisa comemora 30 anos de formação do grupo e mostra ao público cerca de 25 músicas que marcaram a carreira da banda e ajudaram a escrever parte da história do Rock nacional.
A atual formação do grupo conta com três integrantes da formação original, Robério Santana (baixo), Karl Franz Hummel (guitarra) e Gustavo Mullen (guitarra). Completam a banda o baterista Louis Bear e o vocalista Scott.
Os vídeos da apresentação estão disponíveis no canal da banda no YouTube. O endereço é www.youtube.com/user/bandacamisadevenus. Confira o grupo apresentando o clássico “O Adventista”:



Bossa e Jazz no Carnaval

MARVIO CIRIBELLI QUARTETO NO SANTO SCENARIUM NO SÁBADO DE CARNAVAL

O pianista Marvio Ciribelli estará fazendo um super alternativo show no Sábado de Carnaval (13/Fevereiro) na cidade do Rio de Janeiro. Uma ótima opção para quem quer ouvir bossa nova, jazz e choro antes de cair na folia de Momo. O show acontecerá no Santo Scenarium, local que já está marcando presença na Cena Cultural do Rio de Janeiro por apresentar sempre excelentes shows instrumentais. Marvio Ciribelli, que acaba de lançar na Europa um CD junto do lendário John Lawton (do grupo Uriah Heep), estará se apresentando seu próprio trabalho com seu quarteto formado por Paulo Diniz (bateria), Alex Rocha (contrabaixo) e Jhonson de Almeida (trombone). Serão músicas de seu 10º CD, entitulado "Ao Vivo com Aditivo" e gravado no Montreux Jazz Festival, na Suiça, somadas a novos arranjos do pianista. Então, no Repertório, Rio (Menescal e Bôscoli); Retrato em Branco e Preto (Chico Buarque); Mo'Better Blues (Bill Lee), O Corta Jaca (Chiquinha Gonzaga), Mó di Bão (Marvio Ciribelli e Marcelo Martins); Samba Partido (Marvio Ciribelli) e Apanhei-te Cavaquinho (Ernesto Nazareth).
Serviço: Marvio Ciribelli Quarteto no Santo Scenarium (bossa, choro e jazz) Com Jhonson de Almeida (trombone); Paulo Diniz (bateria) e Alex Rocha (contrabaixo) Dia 13 de fevereiro às 21h30. R$ 8,00 Rua do Lavradio, 36 - Centro Antigo, Rio de Janeiro (RJ) Reservas: 21 3147 9007 Cartões: Todos Classificação Etária: 18 anos. Contato: Marvio Ciribelli. marvioci@ar.microlink.com.br
Dia 13, sábado às 21h30