2.10.2010

Música no Museu


Os Clássicos do e no Carnaval

O Carnaval é uma manifestação cultural que adquire várias facetas dependendo das características de cada país, região e povo. Máscaras, fantasias e suntuosidade, simbiose de sons, o sacro e o profano se misturando sem choque, além de críticas e sátiras aparecem em animadas paradas e cortejos, surpreendendo a todos. No Brasil, o Rio de Janeiro continua sendo o grande palco da folia, embora ecoe alegria até nos recantos mais remotos do país. Dos antigos entrudos/corsos aos Ranchos, Frevos, Sociedades e famosos bailes até aos atuais blocos de ruasincluindo os "blocos de sujos"e "Super Escolas de Samba S.A.", o percurso foi longo e passou por inúmeras transformações. Mas as marchinhas, marchas-rancho, sambas e mesmo outras "experimentações" se eternizaram, ficando na memória da população, revelando estórias, nomes e situações curiosas (e, às vezes, também tristes) pois, afinal, tudo é tema, tudo é Carnaval.
Música no Museu inova mais uma vez. Apresenta os Clássicos do Carnaval dando-lhe um enfoque diferente, músicos de formação clássica apresentam programas em torno de temas, Mulher no Carnaval, Modismos no Carnaval, Tristeza e Saudade no Carnaval, Dinheiro no Carnaval. Trata-se de um trabalho de pesquisa realizado pelo musicólogo Luiz Carlos de Almeida Araújo. Outros destaques, Chiquinha Gonzaga a Paulinho da Viola, Ari Barroso, os 100 anos de Noel Rosa,
Paralelamente, no período de carnaval, os clássicos com programas dedicados aos grandes nomes, de Beethoven, Mozart, Bach ao nosso Villa-Lobos, mas também passando pela produção contemporânea brasileira. Trata-se dos Clássicos no Carnaval. Esta versatilidade é uma proposta que Musica no Museu apresenta em sua programação de fevereiro.
Serão 23 apresentações no mês e com três outras novidades, a inclusão do Museu do Pontal agregando a Zona Oeste ao projeto e também o Museu Carmen Miranda, no Parque do Flamengo, além da apresentação musica-literatura com o programa de Monteiro Lobato, Patativa do Assaré, Manuel Bandeira e Ataulfo Alves feito pela Maria Pompeu, Amaury de Lima e Kiko Chavez na Biblioteca Nacional e, assim, entrando nas comemorações dos seus 200 anos.

Esperamos por vocês. Sds Sergio da Costa e Silva- Diretor de Musica no Museu- http://www.musicanomuseu.com.br/

Nenhum comentário: