5.29.2010

Gilberto Gil lança novo CD na Quinta da Boa Vista


Festa junina São João Carioca tem entrada franca

Quem ouvir o novo CD de Gilberto Gil - Fé na festa – não terá dúvidas de que o show de lançamento não poderia acontecer em um lugar diferente de uma típica festa junina – com bandeirinhas, barraquinhas de comidas típicas, jogos para a criançada e boa música dançante. A festa junina São João Carioca tem todos esses requisitos e recebe Gil para o show de lançamento de seu álbum, no dia 29 de maio (sábado), às 20h, na Quinta da Boa Vista (zona Norte), em um evento gratuito e para toda a família.
Com abertura do premiado repentista Bule Bule, às 17h, a festa conta também com convidados especiais: Alcione, Gal Costa, Mart’nália, Preta Gil, Vanessa da Mata e Zeca Pagodinho. O São João Carioca faz parte do Circuito São João, que leva a tradição das festas juninas por todo o Brasil.
O arraiá do São João Carioca terá início às 14h, com brincadeiras juninas e infantis comandadas pelo Tio Carlos até as 17h, quando acontece o show de abertura do evento com Bule Bule. Logo depois, às 18h, o sanfoneiro pernambucano Targino Gondim sobe ao palco e, às 19h, quem assume a festa é o DJ Zé Pedro – que também toca nos intervalos para mudanças de palco - com remixes de clássicos do forró e da MPB animando a Quinta.
Gil se inspirou em ritmos nordestinos tradicionais, como xotes, baiões e xaxados – seu primeiro amor na música – para compor as músicas do novo álbum. Depois do Rio de Janeiro, Fé na festa viaja em turnê pelo circuito do forró no Nordeste e pelos festivais de verão na Europa. Para levar a tradição das festas juninas pelo Brasil e pelo mundo, a temporada de lançamento conta com a mesma banda que participou da gravação do álbum: os veteranos Arthur Maia (baixo), Sérgio Chiavazzoli (guitarra, violão e bandolim), Jorge Gomes e Gustavo Di Dalva (percussão), além de dois novos nomes: Toninho Ferragutti (acordeon) e Nicolas Krassik (violino).
É o primeiro trabalho que Gil, ex-ministro da Cultura, produz depois de sair do governo. Com exceção de “A dança da moda” (Luiz Gonzaga) e “Aprendi com o Rei” (João Silva), as demais músicas foram escritas por Gil entre fevereiro e abril desse ano em seu estúdio, no Alto da Gávea, Zona Sul da cidade.

Serviço
Data: 29 de maio (sábado)
Local: Quinta da Boa Vista ( Parque Quinta da Boa Vista, s/ nº, São Cristóvão).
Entrada gratuita
Classificação etária: livre
14h - Brincadeiras juninas e infantis, comandadas pelo Tio Carlos
17h - Show com Bule Bule (repentista)
18h - Show com Targino Gondim
19h - Set do DJ Zé Pedro mixando clássicos do forró e MPB (o DJ também toca nos intervalos das trocas de palco)
20h - Show de Gil e Convidados (Alcione, Gal Costa, Mart'nália, Preta Gil, Vanessa da Mata e Zeca Pagodinho)