8.06.2009

Sesc Barra Mansa apresenta 'As Outras Faces de Burle Marx'


Se estivesse vivo, Roberto Burle Marx completaria 100 anos no dia 4 de agosto. Em homenagem ao paisagista brasileiro, o Sesc Barra Mansa realiza a Semana Meio Ambiente Social com o tema "As Outras Faces de Burle Marx". A programação gratuita (exceto ‘À Mesa com Burle Marx' e ‘Passeio Turístico'), vai de amanhã (4) ao dia 8 e conta as linhas de atuação do paisagista, painéis sociais sobre preservação do meio ambiente, dinâmicas cooperativas a partir de oficinas, momentos de reflexões com mostra de curtas e vídeo-debate, entre outras.

Também haverá degustação de pratos típicos desenvolvidos pelo paisagista, exposição, apresentações musicais, contação de histórias e passeios ecológicos.

O paisagista tinha diferentes percepções do universo artístico, imprimindo seu talento também na música, na tapeçaria, em peças de jóias, no teatro, na pintura e até mesmo na culinária.

Programação (classificação: livre)

6 de agosto

Dinâmicas Cooperativas - Consumo Consciente

9h - Vivendo com Energia; Furnas Centrais Elétricas S.A.

Dinâmicas Cooperativas - Consumo Consciente

10h30min - Vivendo com Energia; Furnas Centrais Elétricas S.A.

Reflexão - Mostra Curta Ecologia

12h - Paraíba Vivo: Mergulhe nessa idéia I; Aspectos físicos e geográficos da região e propostas de melhoria da micro bacia do Rio Paraíba do Sul; Fundação Nacional do Meio Ambiente - FNMA.

12h20min - Paraíba Vivo: Mergulhe nessa idéia II; Aspectos geográficos, históricos e ambientais da Bacia do Rio Paraíba do Sul; Fundação Nacional do Meio Ambiente - FNMA.

12h40min - Paraíba do Sul: A Outra Margem; Documentário sobre a degradação do Rio Paraíba do Sul; SESC RIO / Projeto EnCine - Cinema Para Jovens.

Dinâmicas Cooperativas - Auto Conhecimento

13h - Projeto Jovens Aprendizes; Professor Pimentel / E.B.A. Côte D'ivoire.

Dinâmicas Cooperativas - Auto Conhecimento;

15h30 - Projeto Jovens Aprendizes; Professor Pimentel / E.B.A. Côte D'ivoire.

Painel Social - Responsabilidade x Formação

16h - O papel das universidades na construção da consciência preservação; Estácio de Sá, UBM, UGB e UniFoa.

Painel de Idéias - Meio Ambiente - Patrimônio Histórico

18h30min - Como a arte do paisagismo se transforma em patrimônio histórico mundial; Arquiteto Roberio Dias - Sítio Burle Marx - IPHAN.

Degustação - Diversão e Arte

20h - À mesa com Burle Marx (ver preços no cardápio). Apresentação dos pratos típicos desenvolvidos pelo paisagista; SESC RIO Nutrição.

20h - Apresentação Musical. Show com Setas Trio - Neste show, o guitarrista Setas, acompanhado de Eduardo Pança (Contrabaixo) e Helbert (Bateria), apresenta repertório com temas que passeiam pelo Jazz, MPB e Bossa Nova, de forma interativa e onde músicos da região podem trazer os seus instrumentos e participar da apresentação.

7 agosto

Degustação - Diversão e Arte

9h30min - Contação de Histórias A Cor do Chuchu / Grupo Te Conto Umas. Entrevistas e depoimentos de amigos que testemunharam a vida e a obra de Burle Marx compõem um mosaico impressionante. Revela um homem sensível, um maestro das sete artes. O grupo viaja num coração visionário que entendeu a necessidade dos homens em circular por caminhos sem impedimentos.

Dinâmicas Cooperativas - Auto Conhecimento

10h - Jovens Aprendizes; Professor Pimentel / E.B.A. Côte D'ivoire.

Reflexão - Mostra Curta Ecologia

12h - Paraíba Vivo: Mergulhe nessa idéia I; Aspectos físicos e geográficos da região e propostas de melhoria da micro bacia do Rio Paraíba do Sul; Fundação Nacional do Meio Ambiente - FNMA.

12h20min - Paraíba Vivo: Mergulhe nessa idéia II;Aspectos geográficos, históricos e ambientais da Bacia do Rio Paraíba do Sul; Fundação Nacional do Meio Ambiente - FNMA.

12h40min - Paraíba do Sul: A Outra Margem; Documentário sobre a degradação do Rio Paraíba do Sul; SESCRIO / Projeto EnCine - Cinema Para Jovens.

Degustação - Diversão e Arte

14h - Contação de Histórias. A Cor do Chuchu / Grupo Te Conto Umas. Entrevistas e depoimentos de amigos que testemunharam a vida e a obra de Burle Marx compõem um mosaico impressionante. Revela um homem sensível, um maestro das sete artes. O grupo viaja num coração visionário que entendeu a necessidade dos homens em circular por caminhos sem impedimentos.

Dinâmicas Cooperativas - Auto Conhecimento

15h - Jovens Aprendizes; Professor Pimentel / E.B.A. Côte D'ivoire.

Painel Social - Políticas públicas e Meio Ambiente

16h - O papel do poder público na estrutura de preservação; Prefeituras de Barra Mansa, Resende e Volta Redonda.

Painel de Idéias - Meio Ambiente e Roberto Burle Marx

18h30min - O papel fundamental do artista e seus colaboradores na preservação das espécies de vegetais; Arquiteta Denise Pinheiro - Burle Marx & Cia Ltda.

Degustação - Diversão e Arte

20h - À mesa com Burle Marx (ver preços no cardápio). Apresentação dos pratos típicos desenvolvidos pelo paisagista; SESC RIO Nutrição.

20h - Apresentação Musical. Show com Gafe & Faca - Formado pelos músicos João Figueiredo (violão), Ramon Santana (Sax), Ronaldo Gonçalves e Vinicius Lima, o projeto Gafe & Faca faz uma releitura dos clássicos do samba e do choro, homenageando e exaltando os grandes compositores da música popular brasileira.

8 agosto

Degustação - Diversão e Arte

7h - Viagem Ecológica. Passeio Turístico - Sítio Burle Marx e Casa do Pontal;

Museu Casa do Pontal, o maior museu de arte popular do Brasil, tem mais de oito mil peças dos mais variados estilos, formas, materiais e tamanhos; algumas, mais complexas, são articuladas e têm trilha sonora. A visita se estende para o Sítio Roberto Burle Marx, com uma coleção de mais de 3500 espécies de plantas tropicais de várias partes do mundo. R$ 20.

Fonte Diário do Vale
Por Angela Chaloub

É inegável o valor do grande João Gilberto! E nada melhor do que mostrar a amizade por um outro não menos importante baiano, do que cantá-lo..
No primeiro vídeo,João canta "Menino do Rio", sendo visível o seu bom humor ,eu diria até mesmo sua alegria, ao cantá-la.Na platéia ,encontra-se Caetano e Dedé, o que para mim soa como uma homenagem...
O segundo, é um clipe de João cantando " Sampa" e aparece cenas da cidade de São Paulo.