De 30 de agosto a 1 de setembro, Ipiabas, distrito de Barra do Piraí na Região Vale do Cafe, realizará a terceira edição do Ipiabas Blues Jazz Festival. O festival apresentará grandes nomes, instrumentistas nacionais e internacionais. Serão três dias de boa música no aconchego da serra em uma região que encanta os visitantes com a originalidade de suas fazendas do século XIX e seus atrativos naturais. Os shows serão gratuitos e acontecerão na Praça da Estação de Ipiabas.
A programação do III Ipiabas Blues Jazz Festival traz feras como o guitarrista Stanley Jordan, considerado um dos melhores guitarristas do século XX, o guitarrista Kenny Brown, o violonista Hélio Delmiro, o grupo instrumental Azymuth, Derico e Chiquinho Trio Jazz, e Peter “Madcat” Ruth, um dos maiores gaitistas do cenário blues mundial. Além dos shows, exposição de fotos e a História do Jazz e do Blues.
A programação do festival inclui ainda workshop sobre Musicoterapia com o guitarrista Stanley Jordan que se dedica ao tema desde o ano de 2001. O workshop será aberto ao público e acontecerá na Escola de Música Contemporânea de Ipiabas.
O III Ipiabas Blues Jazz Festival é organizado pela Azul Produções, responsável também pelo festival de Jazz & Blues de Rio das Ostras, considerado um dos maiores festivais de jazz e blues gratuitos do mundo, e pelo Festival de Santa Teresa, no Espírito Santo. A expectativa é inserir o III Ipiabas Blues Jazz Festival no circuito dos grandes festivais nacionais e internacionais do gênero.
SOBRE BARRA DO PIRAÍ E IPIABAS
Barra do Piraí, município também conhecido como “A pérola do Vale do Paraíba”, compõe a bucólica região turística conhecida como Vale do Café e está situada a120 quilômetrosdo Rio de Janeiro. A região, além de ser uma prazerosa aula de história a céu aberto, seduz os visitantes com as suas belezas naturais. Ipiabas é o quinto distrito de Barra do Piraí e é palco de importantes eventos musicais.
SOBRE AS ATRAÇÕES:
STANLEY JORDAN TRIO
Stanley Jordan é um músico de jazz aclamado como um dos guitarristas que fizeram grandes contribuições técnicas e musicais para o instrumento. Sua carreira tem fatos tão pitorescos quanto sua técnica. Mesmo formado em teoria musical e composição na Universidade de Princeton, ele escolheu viver a experiência de músico de rua, tocando em Nova York, Filadélfia e várias cidades no Meio Oeste e no Sul dos Estados Unidos. A opção, ao contrário de outros casos, deu-lhe notoriedade. Autodidata, Jordan se baseou no piano em seu estilo de tocar. E foi o pioneiro da técnica “2 hands”,que consiste em tocar as duas guitarras com linhas melódicas totalmente diferentes ao mesmo tempo. Depois de vê-lo tocando com seu Trio no Montreal Jazz Festival, o crítico de jazz do Los Angeles Times, Leornard Feather, escreveu: “Gênio é muito frequentemente uma palavra lançada ao redor em círculos musicais, mas foi aplicado legalmente a Stanley Jordan”.
No festival de Ipiabas Stanley Jordan estará acompanhado por Dudu Lima, no baixo e Mamão, na bateria.
PETER MADCAT BLUES BAND
Depois de uma bem sucedida tournê pelos EUA em 2012, onde se apresentaram em Chicago e em várias cidades do Michigan, Peter “Madcat” Ruth volta a se encontrar com o guitarrista Big Joe Manfra para mais uma tour em solo brasileiro. Promovida pelo selo Blues Time Records, com apoio da Hering Harmônicas, o gaitista americano se apresentará ao lado de Big Joe Manfra e sua banda, tendo o gaitista Jefferson Gonçalves como convidado especial.
Madcat já tocou ao lado de lendas do jazz e do blues, como Gerry Mulligan, Paul Desmond e Dave Brubeck. Atualmente, além de seu trabalho solo, Madcat forma o duo Madcat & Kane com a guitarrista Shari Kane. E, com Chris Brubeck e o guitarrista Joel Brown, o trio Triple Play.
Com mais de 40 anos de “estrada”, recebeu no ano de 2006 um Grammy pela participação como solista no disco “Songs of Innocence and of Experience” de William Bolcom.
“Madcat deve ser um dos maiores solistas de jazz em termos de segurar uma plateia. Madcat tem aquela qualidade mágica. Não importa se ele toca uma coisa maluca que se torna um blues e logo um jazz.” Dave Brubeck
Madcat desfilará toda sua técnica e feeling em clássicos na gaita, acompanhado pela Big Joe Manfra Blues Band, composta de Big Joe Manfra (guitarra), Fábio Mesquita (baixo) e André Carvalho (bateria) e a participação especial de Jefferson Gonçalves na gaita.
AZYMUTH E HÉLIO DELMIRO
Com 30 anos de estrada, o Azymuth é considerado um dos mais importantes grupos instrumentais do cenário nacional. Primeiro grupo brasileiro a tocar no Festival de Jazz de Montreux é também o único grupo de jazz do Brasil a figurar no Guiness Book of Record pelo álbum Jazz Carnival, que por mais de um ano figurou nas paradas de sucesso de Londres e Estados Unidos. Ao longo destes anos, são mais de 20 turnês pela Europa, Escandinávia, Estados Unidos e Japão e participação em mais de 15 festivais pelo mundo.
HÉLIO DELMIRO - Exímio guitarrista/violonista e apaixonado por jazz, ritmo pelo qual Hélio é reconhecido mundialmente. Ainda na década de 60 participou de shows dos cantores Elza Soares, Elizete, Miltinho, entre outros. Gravou discos e participou da turnê norte-americana de Elis Regina e Tom Jobim.
DERICO E CHIQUINHO TRIO JAZZ
DERICO SCIOTTI , saxofonista e flautista e CHIQUINHO OLIVEIRA, trompetista, integram o Sexteto Onze e Meia, grupo instrumental participante do programa Jô Soares Onze e Meia. Derico desde 1990, quando o grupo ainda se chamava Quinteto Onze e Meia. Este trabalho possibilitou ao músico tocar com Chick Corea, George Benson, Billy Cobham, Stacey Kent, Ian Anderson, Ray Coniff, Randy Crawford, Cláudio Roditi, Roberto Carlos, Gilberto Gil, Raul de Souza, Pepeu Gomes, Ed Motta, Pedrinho Máttar, Paralamas do Sucesso, Kid Abelha e Lenine, entre outros. Chiquinho atua no Sexteto há 10 anos e, ao lado de seus companheiros, anima as madrugadas no Programa do Jô. O músico já tocou com diversos nomes da MPB entre eles, Elba Ramalho, Alcione e Leila Pinheiro.
KENNY BROWN BLUES BAND
Kenny Brown iniciou sua carreira aos oito anos de idade tocando baixo em igrejas. Guitarrista e cantor de New Orleans, o músico se define como exemplo da miscelânea de referências culturais da cidade. Kenny Brown é um incendiário do blues, e lança seu último CD, onde interpreta composições próprias e clássicos do funk, do blues e da black music.
SERVIÇO:
30/8 (SEXTA-FEIRA)
A partir das 21h
Azymuth e Hélio Delmiro
Derico e Chiquinho Trio Jazz
31/8 (SÁBADO)
A partir das 21h
Stanley Jordan Trio
Kenny Brown Blues Band
1/9 (DOMINGO)
A partir das 14h
Peter MadCat blues band
Local: Praça de Ipiabas, Centro – Ipiabas/Barra do Piraí
Censura: livre
WORKSHOP
Workshop com Stanley Jordan – Musicoterapia
Data: sábado (31)
Horário: 15h
Local: Escola de Música Contemporânea de Ipiabas