3.09.2009

Conversando com você


Márcia,

Gostei muito da resposta da semana passada sobre pessoas e relações estressantes. Sua resposta me fez pensar sobre o porquê nos apaixonamos e escolhemos alguém? Tantas vezes sofremos nas relações amorosas e mesmo assim não conseguimos nos separar. Por que isto acontece?

Nome fictício: Flávio

Flávio,

Este seu questionamento intriga a maioria das pessoas. É comum em meu consultório receber pessoas em profundo sofrimento por causa de humilhações e maus tratos numa relação. Ficam paralisadas e impotentes, não conseguem reagir.
Existem diversas teorias para o fato de escolhermos uma e não outra pessoa para nos apaixonarmos, desde as explicações dadas pela neurociência até as espirituais.
Do ponto de vista psicológico considera-se que fazemos as escolhas amorosas baseadas nos modos das nossas relações familiares.

Aprendemos a amar com quem nos ama.

Se recebermos carinho, aprovação e apoio nossa tendência é buscar um amor deste tipo na vida adulta. Se ao contrário, formos criticados, abandonados, rejeitados, naturalmente reproduziremos este padrão. Mesmo sendo o outro ainda um desconhecido quando o encontramos pelas primeiras vezes há uma sintonia inconsciente que nos aproxima. Procuramos, muitas vezes, aquele que nos proteja, nos cuide, nos ampare ou alguém como sou ou como gostaria de ser.
Sei que não é fácil perceber e não cair na armadilha, mas é importante analisar sobre o padrão relacional familiar.
Como seus pais, avós, as gerações anteriores se relacionavam e cuidavam uns dos outros?Como e com quem você aprendeu sobre o amor e amar?
Muitas pessoas dizem: não dou sorte, sempre aparece o mesmo tipo de relação na minha vida! É a hora de prestar atenção, aquilo que se repete mostra, de alguma maneira, onde estamos presos.
É um grande desafio não cair na repetição, porém é possível. A psicoterapia como instrumento para o autoconhecimento pode ajudar bastante.
O tema é muito instigante, em outra ocasião poderemos falar um pouco mais sobre o assunto.
Boa escolha! Seja feliz!

O objetivo deste espaço é gerar a possibilidade de reflexão em torno do tema proposto e de maneira nenhuma poderá substituir o processo psicoterápico.
A identidade de quem pergunta será sempre preservada.

Psicóloga, Psicanalista, Terapeuta de Casais e Famílias, Orientadora Vocacional e Profissional.
Estabelecida há 30 anos na cidade do Rio de Janeiro.

Poema de Mulher



Poema de Mulher

Que mulher nunca apertou
O pé no sapato para caber,
a barriga para emagrecer
Ou um ursinho para não enlouquecer?

(Trecho do "Poema de Mulher" - Autor desconhecido)


Só no Salto...

Um ítem fundamental no quesito feminilidade, sensualidade e elegância - o salto alto - gera controvérsias:

Segundo um estudo realizado pela Unifesp, o salto mais recomendado para uso diário tem até 4 cm”, diz a reumatologista Evelin Goldenberg. A altura pode até ser boa, mas o formato ideal dos calçados nada tem de fashion: o sapato perfeito deve ser largo nos dedos e de preferência com bico quadrado. O salto também deve ser quadrado, pois esse formato garante mais estabilidade.

Na falta do modelo descrito acima, o modelo plataforma também é indicado. “As plataformas, por terem o salto alto por toda a extensão da sola, conseguem fazer uma distribuição mais uniforme do peso corporal”, conta Evelin.

Porém, cientistas da Unicamp descobriram a exceção da regra usar-salto-alto-faz-mal-à-saúde. Segundo pesquisa desenvolvida pelo cirurgião vascular João Potério Filho, o salto alto beneficia a circulação. A tese foi comprovada graças a um novo exame para medir pressão das veias das pernas.

Através do exame – feito com mulheres usando saltos de 7 cm e 10 cm -, foi constatado que o uso de salto alto diminui a pressão nas veias, o que provoca uma melhor circulação do sangue.

Parece que, além de deixar suas pernas mais sensuais o salto alto impede que elas fiquem inchadas...

O fato é que para equilibrar-se no salto com elegância uma boa postura é fundamental!




Zappa Plays Zappa


Zappa Plays Zappa


Com certeza, se Frank Zappa tivesse acesso a esse projeto ousado e incrivelmente fiel aos arranjos originais, ficaria orgulhoso de seu filho Dweezil. O trabalho foi registrado em vídeo com shows nas cidades de Seattle e Portland em 2006,com Dweezil na guitarra comandando uma superbanda que ainda contava com as participações especialíssimas de Napoleon Murphy Brook, do guitarrista Steve Vai e do baterista Terry Bozzio. A dimensão do legado de Zappa pode ser sentido como algo atemporal, não importando se os timbres e efeitos soem atuais ou vintage e os músicos a tratam com dedicação e respeito tal a complexidade da obra. Como baterista que sou, não poderia deixar de enfatizar a performance de Bozzio em The Black Page e chamar a atenção para um ponto: Jim Keltner, Ansley Dunbar, Ralph Humprey, Chester Tompson, Terry Bozzio, Chad Wackerman e Vinnie Colaiuta tiveram como parte importante em sua formação a ‘escola’ de Mr. Zappa. No mais, confiram pois é muito difícil traduzir em palavras o conteúdo desse vídeo.

Biffe é músico,jornalista,professor de bateria
e proprietário do Instituto Musical Marcelo Biffe
Contatos: 24 9945-1131

ALIMENTAÇÃO SEGURA


ALIMENTAÇÃO SEGURA

Uma intoxicação alimentar é causada pela ingestão de microorganismos patogênicos ou toxinas produzidas por alguns dstes. Os sintomas variam de pessoa para pessoa, dependendo da idade, estado de saúde, imunidade e outros fatores.

Em primeiro lugar, devemos lavar sempre as mãos antes de preparar os alimentos e depois de manusear os alimentos crus.

Existem várias regras para se manipular alimentos. Regras essas, que a ANVISA que é subordinada ao Ministério da Saúde, está fiscalizando com rigor, seguindo a norma RDC nº 216 de 15 de setembro de 2004, onde aborda todos os requisitos necessários e obrigatórios que os fabricantes e comercializadores de alimentos devem seguir.

O termo alimento seguro (Food Safety) significa garantia de consumo alimentar seguro no âmbito da saúde coletiva, ou seja, são produtos livres de contaminantes de natureza química, biológica, física ou de outras substâncias que possam colocar em risco a saúde.

A busca e o aperfeiçoamento pela qualidade dos alimentos, por exigência de consumidores e mercado, aumentam a procura de empresários da alimentação, a implantar manual de boas práticas de fabricação em sua unidade e também propiciar aos seus colaboradores treinamentos e palestras sobre manuseio, conservação de alimentos. Como também, limpeza e higienização de equipamentos e ambientes e higiene pessoal.

O profissional nutricionista está apto a realizar uma auditoria na empresa contratante, verificando as instalações dos estabelecimentos, controle de vetores e pragas urbanas, controle de potabilidade da água. Durante esse processo poderão ser encontrados, algumas não conformidades, que facilmente serão superadas com entusiasmo e dedicação.

“Todos têm o direito de esperar que os alimentos sejam inócuos e aptos para o consumo” Portaria 326/1997 – SVS/MS

Drª Sandra Helena Mathias Motta
Nutricionista CRN 09100018
Controle de Qualidade
3323-4412 / 8813-4072

Drª Ângela Campbell
Nutricionista
Especialista em Microbiologia /
3323-5155 /

Manipuladores e Líderes


Manipuladores e Líderes

Hoje muitos procuram estudar técnicas de persuasão e como manipular pessoas. Seria manter as coisas ao seu controle, e que aparentemente parece que tudo funciona no controle. Mas há um engano aí. Primeiro que manipular pessoas atrai uma realidade de sofrimento onde o manipulador pode tudo e o manipulado é um mero objeto da situação, mesmo que as intenções sejam boas há desarmonia neste ato. Muita desarmonia.

O universo tem uma ordem, um movimento que nunca será quebrado então um ser sozinho em tentativa de manipulação nunca entrará em ordem com esta Lei Cósmica Universal e imutável que é a Harmonia e tentará fazer o movimento do universo sozinho. Chegará um momento que entrará em sofrimento.

O manipulador em ação só se mostrar um ser inseguro que não confia no processo da vida e que precisa se lançar mão de artifícios para manipular a realidade ao seu bel prazer. É uma tentativa de só receber. Ele nunca será um verdadeiro líder porque o líder é um servo. Pense bem: será que o manipulador estará disposto a se doar? Contribuir com suas habilidades para um bem universal? A tentativa é de manter tudo no seu controle porque tem medo das mudanças e aí fica controlando as coisas do seu mundinho. Só que o universo é movimento. E como seres humanos inseridos no universo, nós também estamos em movimento e nossa vida muda o tempo todo.

O sábio sabe que mesmo que as coisas não funcionem como gostaria em sua mente em seus planos, as coisas na verdade só estão acontecendo para o seu bem porque a vida caminha para a felicidade e estará sempre fazendo o movimento para a harmonia. Manipular é nadar contra a correnteza. O manipulador precisa na verdade desenvolver sua auto-estima, capacidade de compreensão e confiança no processo e movimento da vida.

Já o manipulado é o que só doa, é o burro de carga que carrega pesos na vida. Deixou que outro dirigisse sua vida então também sai da harmonia porque o outro nunca saberá o que é melhor para ele. Pense meus amigos: ninguém poderá cuidar de você e da sua vida com amor como você cuida. O manipulador teria bons olhos para com você? E mesmo que tivesse, fará o que for melhor para te fazer feliz? Nunca! Ele fará sempre o que é mais vantajoso a ele. É a lei da sobrevivência, numa situação de perigo cada um escolhe si mesmo.

O manipulado é a pessoa que tem medo da vida, que é tão covarde para assumir responsabilidades que prefere ser um seguidor e responsabilizar o outro pela sua felicidade ou não, ao invés de assumir o controle. E passar a seguir seu coração não significa desobediência a tudo, claro que não. Significa sim fazer escolhas conscientes para a sua vida, seguir o caminho mais apropriado a você e não a terceiros.

Para uma liderança verdadeira precisa-se primeiro de amor próprio, porque quem se ama não será capaz de manipular e sim expressar no outro a extensão do seu amor. Saberá respeitar os limites, porque o nosso objetivo como seres humanos é aprender a convivência e não atropelar a vida para conseguir o que quer.

Ter objetivos claros e definidos. Sonhos, ideais, acreditar. Ser honesto com sua alma, com seus valores. Porque se não caminhamos na órbita da harmonia a vida nos dá sempre rasteira para o aprendizado. Então preste atenção em todas as coisas que lhe causaram sofrimento, todas elas foram para te mostrar que não estava no caminho certo e que voltasse então. Como fazer isso hoje? Mudando. Procurando novas formas de pensar e de agir que sejam mais positivas, construtivas, amorosas. Tenha sempre sentimento de gratidão a tudo e a todos. Desenvolva o perdão e o auto-perdão.

Alguns têm muitas pessoas sobre suas ordens e se consideram líderes. Mas isso na verdade não o define como líder. A influência do verdadeiro líder não vem do cargo que ocupa, mas sim do seu carisma. E não adianta que carisma não se aprende com técnicas.

O que normalmente as pessoas não sabem e que os estudos hoje da ciência comprovam, principalmente a parapsicologia, de que, 90% da comunicação entre os seres humanos funciona através da telepatia. Ou seja, mais vale o que você pensa do que você diz que pensa. Significa que seus atos e palavras não forem harmônicos e sinceros para com todos, uma hora você irá “cair do cavalo”. A telepatia funciona como vibração mental em que os pensamentos são capitados normalmente a nível subconsciente e não consciente. O outro sente se seus atos são de amor e compreensão ou de tentativa de manipular somente. E se perceberem a tentativa de pura manipulação terá ao seu redor somente pessoas inseguras e carente como si. Mas se sentirem em você sentimentos maiores e nobres e respeito pela vida servindo com amor, muitas pessoas que se amam estarão ao seu redor e você será capaz de ganhar a admiração de outros líderes e a própria vida te empurrará para o sucesso sem sofrimento porque estará no ritmo da Harmonia Universal.

Parapsicologia pelo IPAPPI – Instituto de Parapsicologia e Potencial Psíquico Ltda – Florianópolis – SC; professora há 12 anos, exerce atividade como parapsicóloga, além de palestras e cursos.

Para orientação individual:
Tel: (24) 92172425 / 30751102
Mail: nossaharmonia@yahoo.com.br