4.24.2009

carlota joaquina terça insana

Orquestra Sinfônica do YouTube faz sua estreia no mundo real

Formada por cerca de 90 músicos recrutados ao redor do mundo pela internet, a Orquestra Sinfônica do YouTube finalmente teve sua estreia física, na noite de quarta-feira,do último dia 16, no Carnegie Hall, em Nova York. Entre os músicos selecionados para a orquestra, há duas brasileiras: a violoncelista Larissa F. Mattos e uma violinista que atende pela alcunha de 60K4E. Regida pelo maestro Michael Tilson Thomas, a orquestra executou obras de Bach, Gabrieli, Mozart, Brahms, John Cage e do brasileiro Villa-Lobos.

A seleção para a formação do grupo foi feita, logicamente, pela internet. Mais de três mil vídeos foram enviados por candidatos, amadores e profissionais, de 70 países diferentes. Destes, 200 foram pré-selecionados por um júri. Uma votação entre internautas definiu a formação final da orquestra.

- Bem-vindos ao encontro de dois mundos diferentes: o mundo do tempo real e o mundo online - disse o maestro Michael Tilson Thomas, no início do concerto.

A proposta da Orquestra Sinfônica do YouTube era, além de incentivar a música clássica, unir performances individuais numa sinfonia global. O chinês Tan Dun, autor de trilhas de filmes como "O tigre e o dragão", compôs a música "Eroica", especificamente para este objetivo. A música, evidentemente, entrou no programa da estreia em carne e osso da orquestra, que teve apenas três dias de ensaio conjunto para a apresentação em Nova York. Até então, os membros da orquestra ensaiaram em suas casas, individualmente.

Assista à sinfonia virtual 'Eroica', com a Orquestra Youtube

- Alguns eram músicos muito experientes, tanto em música de câmara como de orquestra. Outros eram bem menos experimentados - contou Michael Tilson Thomas, que também dirige a Sinfônica de São Francisco.

Além de músicos profissionais, há, entre os integrantes da orquestra, jogadores de pôquer, físicos e analistas financeiros. Antes mesmo de sua estreia, a Orquestra Sinfônica do YouTube já havia se convertido em uma das mais populares do mundo. Desde dezembro, quando seu canal na internet foi inaugurado, recebeu mais de 15 milhões de visitantes.




Holofote – Diga-me com quem andas...?


por Claudio Szynkier

Não fique com medo: banda do D2 faz rock de bom berço; baixe e leia tudo sobre o Cabeza de Panda

Marcelo D2, embora tenha gente que não leve musicalmente a sério, sempre esteve cercado por artistas... hmm... Existe melhor termo do que sérios? Bom, o fato é que no Planet Hemp, o então militante botânico era acompanhado por Bnegão e Rafael Crespo, e hoje, a já simbólica cara do mainstream-das-ruas brasileiro, tem a seu lado os rapazes do Cabeza de Panda. Bom, por favor, antes que você feche esta página ou clique outra matéria, devemos dizer que os meninos fazem um bom trabalho. Um rock vigoroso de origens cascudas (Neil Young, Queens of The Stone Age, Cream portanto), baseado nas sonoridades setentistas e primais da guitarra mas permissivo a melodias bem calculadas e modernices que soam coerentes e temperam bem o todo. Formada meio na brincadeira, o Cabeza, surpreendentemente, acaba de finalizar um álbum homônimo, que você pode escutar inteiro no perfil e ainda, dele, baixar 6 faixas. Leia e aproveite.

Quando surgiu e como surgiu a banda?
A banda surgiu no início de 2007. Eu (Lourenço), Mauro e Vaz já nos conhecíamos desde alguns anos antes, já havíamos tocado juntos por aí, e desde 2004 fazemos parte da banda que acompanha o Marcelo D2 em shows e nos dois discos mais recentes dele. Ficávamos fazendo piadas e músicas de brincadeira, criando riffs em passagens de som e ouvindo música em hotéis e viagens. Nós três temos muito em comum no gosto musical, no senso de humor e gostamos de tocar juntos, basicamente.

Por que ela surgiu exatamente e por que o nome Cabeza de Panda?
Quando as idéias musicais foram ficando mais nítidas, começamos a gravar umas jam sessions pra poder ouvir depois e não perder possíveis acertos. No início, instrumental mesmo, até alguém começar a esboçar uma melodia. Achamos que aquilo parecia promissor, várias jams já tinham cara de canção e nós resolvemos investir naquele repertório que ainda não existia, continuar juntando idéias, fazer melodias e letras e virar uma banda. Dessas primeiras jams saíram músicas como "Sem ar", "Melhor amigo do Rei", "Au revoir Cecile" e "Quanto tempo mais".

Sobre o nome Cabeza de Panda, nós temos um amigo que sobreviveu a um ataque de urso relativamente ileso, mas ficou com uma marca de mordida na testa. O urso não era Panda e a cabeça mordida não foi a do urso, mas através de uma associação vaga chegamos a este nome. O fato ocorreu na época da formação da banda, então tinha a ver.

Principais influências?
Zeppelin, Who, Blind Faith, Buffalo Springfield , Nirvana, Soundgarden, Smashing Pumpkins, Jeff Buckley, Morphine, Radiohead, New Order, Maximo Park, Arctic Monkeys, Spoon, Kings of Leon, Of Montreal , Fiona Apple, Tori Amos, Joni Mitchell, Neil Young, Bob Dylan, Van Morrison, Alan Moore, Frank Miller, Neil Gaiman, Moebius, Kubrick, Darren Aronofsky, roteiros do Charlie Kauffman ou do David Mamet, Ry Cooder, Nino Rota, Vangelis, Playstation, cerveja, amigos, musas, problemas e alegrias do cotidiano. Tudo isso e mais um pouco.

Como define o som da banda?
É rock, injetado de elementos diferentes, um pouco de eletrônica, um pouco de tudo. Gostamos de riffs pesados e passagens climáticas, de letras claras e metafóricas, e o resultado é um som que passeia por tudo isso, objetivo e viajante ao mesmo tempo. As músicas têm uma assimilação rápida, mas sempre existem detalhes a serem descobertos pelos ouvintes mais atentos.

Por que vale a pena ouvir a banda?
Porque fazemos um som de qualidade e os sons mais interessantes do momento vêm das bandas independentes. Sem a mediação da indústria fonográfica, a curiosidade dos ouvintes nunca foi tão importante, e as bandas têm que batalhar pra serem ouvidas no meio da bagunça.

Como fazer para o Cabeza dar certo, ou melhor: o que é dar certo para vocês?
Dar certo é continuar tendo prazer em tocar e compor músicas juntos, e para isso é necessário ter paciência, respeito e bom humor. Suco de tangerina ajuda bastante.

Uma idéia de show ideal
Show ideal? No aspecto musical, um show em que a gente se comunique bem, entre nós e com o público. No aspecto material, que ao menos seja sem preju! Um som bom sempre ajuda!!!

Vocês tem algum álbum ou EP gravados? Conte.
Acabamos de finalizar nosso primeiro álbum, Cabeza de Panda. As faixas estão disponíveis na Trama Virtual, seis delas com download liberado.


Festival Internacional de Curtas abre inscrições para filmes brasileiros

Café com Leite foi um dos vencedores em 2008

Estão abertas as inscrições para a 20ª edição do Festival Internacional de Curtas-Metragens de São Paulo. Este ano, o evento ocorre de 20 a 28 de agosto.
Por enquanto, estão abertas as inscrições para curtas nacionais até 10 de junho. Poderão participar curtas digitais (com duração entre 3 a 20 minutos) e em 35mm (com duração até 35 minutos).
Os curtas brasileiros poderão participar dos panoramas Mostra Brasil, Panorama Paulista, Cinema em Curso e Formação do Olhar KinoOikos