4.24.2009

Orquestra Sinfônica do YouTube faz sua estreia no mundo real

Formada por cerca de 90 músicos recrutados ao redor do mundo pela internet, a Orquestra Sinfônica do YouTube finalmente teve sua estreia física, na noite de quarta-feira,do último dia 16, no Carnegie Hall, em Nova York. Entre os músicos selecionados para a orquestra, há duas brasileiras: a violoncelista Larissa F. Mattos e uma violinista que atende pela alcunha de 60K4E. Regida pelo maestro Michael Tilson Thomas, a orquestra executou obras de Bach, Gabrieli, Mozart, Brahms, John Cage e do brasileiro Villa-Lobos.

A seleção para a formação do grupo foi feita, logicamente, pela internet. Mais de três mil vídeos foram enviados por candidatos, amadores e profissionais, de 70 países diferentes. Destes, 200 foram pré-selecionados por um júri. Uma votação entre internautas definiu a formação final da orquestra.

- Bem-vindos ao encontro de dois mundos diferentes: o mundo do tempo real e o mundo online - disse o maestro Michael Tilson Thomas, no início do concerto.

A proposta da Orquestra Sinfônica do YouTube era, além de incentivar a música clássica, unir performances individuais numa sinfonia global. O chinês Tan Dun, autor de trilhas de filmes como "O tigre e o dragão", compôs a música "Eroica", especificamente para este objetivo. A música, evidentemente, entrou no programa da estreia em carne e osso da orquestra, que teve apenas três dias de ensaio conjunto para a apresentação em Nova York. Até então, os membros da orquestra ensaiaram em suas casas, individualmente.

Assista à sinfonia virtual 'Eroica', com a Orquestra Youtube

- Alguns eram músicos muito experientes, tanto em música de câmara como de orquestra. Outros eram bem menos experimentados - contou Michael Tilson Thomas, que também dirige a Sinfônica de São Francisco.

Além de músicos profissionais, há, entre os integrantes da orquestra, jogadores de pôquer, físicos e analistas financeiros. Antes mesmo de sua estreia, a Orquestra Sinfônica do YouTube já havia se convertido em uma das mais populares do mundo. Desde dezembro, quando seu canal na internet foi inaugurado, recebeu mais de 15 milhões de visitantes.




Nenhum comentário: