5.23.2009

Flip divulga programação: equilíbrio entre ficção e não ficção



Enviado por Márcia Abos, de São Paulo -

De 20 mil a 30 mil pessoas devem passar por Paraty entre os dias 1 e 5 de julho, quando acontece a Festa Literária Internacional de Paraty (Flip), que tem entre os convidados autores como Chico Buarque, Richard Dawkins, Gay Talese e António Lobo Antunes, entre outros.

- Quando começamos, em 2003, esperávamos ter um público de 50 pessoas e imaginávamos que em cinco anos, chegaríamos a receber 500 pessoas. Não foi assim. Já no primeiro ano foi uma loucura. O público que esperamos é o limite da capacidade da cidade – disse na manhã desta quinta-feira o diretor geral da Flip, Mauro Munhoz.

Para Flávio Moura, que pelo segundo ano consecutivo faz a curadoria da programação da Flip, a programação de 2009, divulgada hoje, confirma a identidade da Flip.

- A programação traz nomes de destaque incontestável na suas áreas de atuação. Há o equilíbrio entre ficção e não ficção – explicou Flávio Moura.


É a primeira vez que a programação inclui ciência, representada pelo renomado darwinista Richard Dawkins, autor de “Deus, um delírio”. Também é inédita a presença de uma artista plástica, Sophie Calle, cuja obra tem forte ligação com a literatura, e de autores chineses no evento (Xin Ran e Ma Jian). Eles vêm ao Brasil quando se recordam os 20 anos do massacre na Praça da Paz Celestial, tema abordado na obra de Ma Jian.

- É um orgulho ter uma personalidade tão requisitada como Dawkins na Flip, ainda mais quando comemoramos 200 anos de Charles Darwin, assim como personalidades avessas à badalação, como Lobo Antunes e Gay Talese, cuja presença é fruto de anos de negociação. Isto mostra que a cada ano a Flip se consolida como um dos mais importantes eventos literários do mundo – conclui Moura.

Outra novidade anunciada por Moura é a Flip Casa de Cultura, novo nome da Flip Etc.

- Como o nome gerava uma certa confusão, com muita gente achando que se tratava de um evento paralelo, resolvemos mudar para mostrar que a Flip Casa de Cultura é também parte da programação oficial, com a mesma curadoria da Flip.

O autor homenageado pela sétima edição da Flip é o poeta Manuel Bandeira (1886-1968).

- Não queremos só homenagear autores por causa de alguma efeméride, como aconteceu ano passado com Machado de Assis em seu centenário de morte. Com a efeméride, o escritor vira assunto. Optamos por lançar luz a um autor que não está em pauta - explica Moura, destacando a mesa literária do dia 5, domingo, às 15h, que reúne Edson Nery da Fonseca, amigo pessoal e um dos maiores especialistas em Manuel Bandeira, e Zuenir Ventura, que foi aluno do poeta. - Será uma mesa de memórias afetivas.
Com um orçamento de R$ 5,980 milhões, valor 8,2% maior que no ano anterior, a Flip não deixará transparecer ao público os efeitos da crise financeira mundial, garante Mauro Munhoz, diretor geral da Flip. A inflação entre ano passado e este foi de 10%. Portanto, segundo Munhoz, houve redução de recursos, quando o natural seria haver aumento a cada ano.

- Para o público a Flip estará perfeita, maravilhosa e ainda melhor que a do ano passado. Estamos aumentando nosso rigor administrativo e eficiência – diz Mauro Munhoz, completando que foram grandes as dificuldades para captar recursos. – Mas estamos muito otimistas e acreditamos que não será necessário fazer cortes nos projetos permanentes.

FLIP NA REDE
Twitter, blog e um canal no YouTube são as maneiras de acompanhar a programação da Flip na internet. No Twitter, há informações sobre escritores convidados, autor homenageado e programação. O blog da Flip (www.flip.org.br/blog) terá atualizações em todos os dias do evento. Já no canal do YouTube (www.youtube.com/user/flipfestaliteraria), o internauta pode assistir a trechos de todas as mesas literárias.