4.11.2009

Boa mesa com cachaça e chorinho no Vale do Café

RIO - Vem aí uma chance imperdível de desafiar um mito brasileiro: provar uma combinação de manga com leite e sair vivo (e feliz) dessa. A sobremesa, uma musse batizada de Sabor Proibido, será ensinada a turistas em visita ao Vale do Café entre os próximos dias 17 e 21, durante oficinas gastronômicas. As aulas, que incluirão outras receitas de comidas do interior, como bolinhos de feijoada, serão apenas uma das novidades da sexta edição do Circuito de Outono - Café, Cachaça e Chorinho.
O evento, organizado por empresários do Vale do Café em parceria com o Sebrae/RJ e a TurisRio, terá atrações especiais durante o período, em dez cidades da região (Barra do Piraí, Barra Mansa, Engenheiro Paulo de Frontin, Mendes, Miguel Pereira, Paracambi, Paty do Alferes, Piraí, Valença e Vassouras). Serão shows de chorinho, degustações e passeios por circuitos históricos na região (que devem ser agendados com guias cadastrados listados no site do evento). Esta edição marca a estreia de oficinas organizadas por estudantes de gastronomia da Unisuam, oferecidas em praças públicas e centros culturais.
A programação inclui também a possibilidade de experimentar almoços e jantares temáticos em fazendas históricas; conhecer os processos de fabricação e armazenamento da cachaça; e ver mais de perto o cultivo do café. Além disso, foram criados dez programas de turismo cultural, como as rotas Romântica, Sabor Cana-café e Grão do Vale, com atividades que destacam a arquitetura, os costumes, o folclore e o artesanato local.
- As rotas começaram a ser oferecidas no ano passado, e este ano foram reforçadas. O objetivo é fazer com que o turista circule na região. Às vezes, o viajante fica fiel a determinadas cidades e não conhece os arredores. Queremos deixá-lo curioso para explorar novidades. Os municípios do circuito, em sua maioria, ficam a no máximo 20km de distância uns dos outros - diz Ana Lúcia Matoso Furtado, presidente do Conselho de Turismo da Região do Ciclo do Café e coordenadora do evento.
Atividades como shows de chorinho, com cerca de 20 artistas regionais, terão como cenário as fazendas de café do século XIX que se espalham pelo vale. Entre as estreantes no projeto está a Fazenda União, em Rio das Flores, que data de 1836 e hoje tem dez quartos disponíveis a turistas www.fazendauniao.net . A programação do festival estará no site www.cafecachacaechorinho.com .