1.21.2010

Rihanna canta Bob Marley e lança single em prol do Haiti

A cantora Rihanna também se mobilizou para ajudar as vítimas do terremoto no Haiti. Durante o programa de TV da apresentadora Oprah Winfrey exibido nos Estados Unidos na última quarta-feira, 20, Rihanna apresentou uma versão de “Redemption Song”, um dos grandes sucessos de Bob Marley.
Quando eu era pequena e sentia que estava em uma situação muito difícil, sempre ouvia essa música para me sentir mais livre”, comentou a cantora. “Mesmo agora, quando eu a ouço, me sinto muito melhor. Sinto que as pessoas que estão sofrendo com a atual situação do Haiti precisam ouvir algo inspirador”.
O single de “Redemption Song” está à venda através do iTunes. A renda obtida com o single será destinada às vítimas da tragédia no Haiti.
No YouTube é possível encontrar diversos vídeos de Rihanna cntando “Redemption Song”, inclusive a versão registrada no programa de televisão de Oprah Winfrey.

“We Are the World” deve ser regravada para ajudar o Haiti

Há 25 anos grandes nomes da música Pop se uniram para gravar a música “We Are the World”. A intenção era arrecadar fundos para ajudar os famintos no continente africano, principalmente na Etiópia. Um quarto de século mais tarde, o produtor e músico Quincy Jones e o cantor Lionel Richie planejam regravar essa canção em prol do Haiti.
A regravação seria um modo de comemorar os 25 anos da gravação original e também ajudar as vítimas do terremoto no Haiti através da venda do ‘single’. Lionel Richie, Quincy Jones e Michael Jackson foram os principais responsáveis pela primeira versão do projeto.
A idéia de Jones é aproveitar a reunião de diversos artistas na premiação do Grammy para gravar a nova versão. A cerimônia de entrega dos prêmios será realizada no próximo dia 31 e a gravação seria realizada no dia seguinte, em Los Angeles.
Alguns artistas já teriam sido convidados para participar, entre eles Usher, Natalie Cole e John Legend.

Michael Jackson será homenageado no Grammy com vídeo em 3D

O cantor Michael Jackson será lembrado na próxima edição do Grammy através de um vídeo em 3D criado originalmente para ser usado na última turnê do astro pop. A homenagem ao falecido cantor foi anunciada nesta quarta-feira, 20, pela National Academy of Recording Arts & Sciences, entidade responsável pela realização do Grammy.
O vídeo era uma das surpresas que Jackson tinha preparado para os fãs que assistissem os shows da turnê “This is It”. As imagens seriam exibidas durante a execução da música “Earth Song”.
Na cerimônia de entrega do Grammy, a música será interpretada ao vivo no palco por Celine Dion, Jennifer Hudson, Smokey Robinson, Carrie Underwood e Usher. Os artistas farão uma parceria virtual com Jackson.
“Quando Michael viu o vídeo pela primeira vez, em seu último ensaio, havia lágrimas em seus olhos”, comentou Ken Ehrlich, co-produtor executivo do Grammy e antigo colaborador do cantor.
A festa de entrega dos prêmios está marcada para o próximo dia 31. Esta será a primeira vez que a premiação será transmitida em 3D, com distribuição gratuita de óculos especiais em uma rede de lojas dos Estados Unidos.

Novo álbum de Jeff Beck traz covers, orquestra e Joss Stone

O novo álbum do músico inglês Jeff Beck já tem data para chegar às lojas. O álbum é chamado “Emotion and Commotion” e o lançamento está marcado para o dia 13 de abril.
Este novo disco trará músicas novas e algumas interpretações de canções de outros artistas. Entre os covers presentes no álbum estão “Somewhere Over the Rainbow”, tema do filme “O Mágico de Oz”, “Corpus Christi Carol”, de Jeff Buckley, e “I Put a Spell on You”, famosa na versão do Creedence Clearwater Revival, com vocais da cantora Joss Stone.
A artista pop também colabora com Beck cantando em “There’s No Other Me”. “Emotion and Commotion” também traz uma orquestra com 64 músicos que acompanham o guitarrista em “Symphony Nº 5”, de Gustav Mahler; “Elegy for Dunkirk”, do filme “Atonement”; e “Nessun Dorma”, de Puccini.

Paul McCartney recusa show em Milão por limite acústico


Paul McCartney apresenta a parte europeia de sua turnê 'Good Evening'
O limite acústico de 78 decibéis para os shows de rock imposto por lei em Milão vetou um show de Paul McCartney previsto para o mês de junho no estádio de futebol San Siro.
O ex-Beatle Paul McCartney recusou tocar em Milão após uma oferta da agência de shows italiana D'Alessandro & Galli em 20 de dezembro, quando o músico britânico encerrava em Dublin sua turnê europeia Good Evening Europe.
A negativa de McCartney ao que seria seu primeiro show no templo do futebol milanês surpreendeu a prefeita da cidade, Letizia Moratti, que admitiu estar "muito descontente pela decisão de Paul", informa o jornal La Repubblica.
Moratti lamentou que o limite acústico surja de protestos de moradores, os quais "prejudicam tanto a cidade quanto as oportunidades para a música, para os jovens e para o turismo cultural".
Segundo o promotor de eventos Mimmo D'Alessandro, que negociou diretamente com McCartney o possível show em Milão, assegurou que o ex-Beatle recebeu ofertas para se apresentar em Roma, Florença e Turim, o que qualificou de uma "campanha para humilhar Milão".
"Um artista pode aceitar uma limitação horária, mas não acústica", sentenciou D'Alessandro. "Os jogos de futebol superam os 90 decibéis, e a música é vida, não barulho", conclui.


Festival “ABC do Som” leva shows e outras atividades ao ABC Paulista

Clemente (Inocentes) e Redson (Cólera)
A terceira edição do festival “ABC do Som” já tem data e local para acontecer. O evento será realizado nos dias 29, 30 e 31 de janeiro, em São Caetano do Sul, na região do Grande ABC. Entre as atrações musicais do festival estão as bandas Inocentes, Kães Vadius e Cólera, entre outros.
Além dessas três bandas, diversos outros grupos também estão confirmados para se apresentarem no festival. Serão 18 bandas do ABC, da capital e também do interior paulista.
Outras atividades culturais também estão programadas como debates sobre música e poesia, com os poetas Ademir Assunção, Marcelo Montenegro e Chaca, workshop sobre a história do Rock e oficina de música, onde o orientador Maurício Pereira afirma que os participantes vão sair do local com pelo menos uma música composta.
Todos os shows e as atividades são gratuitos, mas a entidade responsável pelo evento, Cidadão do Mundo, solicita ao público que doe 1 kg de alimento não perecível para a campanha de ajuda a São Luiz do Paraitinga, cidade que foi atingida por fortes chuvas. Confira os detalhes:
29, 30 e 31/01/2010 - São Caetano do Sul/SP
Cidadão do Mundo - Rua Rio Grande do Sul, 73
Classificação: livre
Ingresso: 1 kg de alimento não perecível
Programação 29/01/2010
20h30 - Debate sobre Música & Poesia com Marcelo Montenegro (poeta e roteirista do programa “Descolados”, exibido na MTV durante os meses de julho e outubro de 2009); Ademir Assunção (poeta, letrista e editor da revista Coyote. Ademir teve seus poemas musicados por artistas como Itamar Assumpção e Zeca Baleiro, entre outros) e Chacal (poeta carioca, criador do CEP20.000 - centro de Experimentação Poético - localizado no Rio de Janeiro).
Shows
19h30 - Água-Viva (ABC)
21h30 - Ademir Assunção e banda
22h15 - Fábrica de Animais (São Paulo/SP)
23h00 - J.A.M. Trio (Santo André/SP)
Programação 30/01/2010
15h00 às 16h30: “Oficina Música Instantânea” com Mauricio Pereira
Descrição: Desenvolver a capacidade de ouvir e compor canções. Vivenciar o processo de criação, que é sempre tão subjetivo, conversando sobre técnicas, formatos e a tradição do gênero.
Shows
17h00 - Clube dos Compositores (ABC)
18h30 - Karalargá (São Caetano do Sul/SP)
19h15 - Toró Instrumental (ABC Paulista/SP)
20h00 - Seycheless (São Paulo/SP)
20h45 - Mauricio Pereira (São Paulo/SP)
21h30 - Os MacCacos (São Bernardo do Campo/SP)
22h15 - Sharks (São Caetano do Sul/SP)
Programação 31/01/2010
13h00 - Workshop “A História do Rock & a Música Independente” com Dr. Rock
Shows
15h00 - Aeromoças e Tenistas Russas (São Carlos/SP)
15h45 - Búfalo (São Bernardo do Campo/SP)
16h30 - DZK (Santo André/SP)
17h15 - Bad Luck Gamblers (São Paulo/SP)
18h00 - Kães Vadius (São Caetano do Sul/SP)
18h45 - Hellsakura (São Paulo/SP)
19h30 - Cólera (São Paulo/SP)
20h15 - Inocentes (São Paulo/SP)

Cantora Céu é uma das atrações da nova edição do Coachella

A próxima edição do festival Coachella terá um tempero brasileiro. A cantora Céu é uma das atrações confirmadas para se apresentar no evento. O Coachella será realizado entre os dias 16 e 18 de abril, em Indio, no deserto da Califórnia.
Céu cantará no último dia do festival, mesma data em que se apresentarão artistas como Gary Numan, Gorillaz, Julian Casablancas (Strokes), Thom Yorke (Radiohead), Sly & The Family Stone, Yo La Tengo, Little Boots e Jónsi (Sigur Rós).
Misturando diversos estilos, o Coachella também terá shows do rapper Jay-Z, da banda Faith No More e do DJ Tiësto, entre outros. Os ingressos para o festival estão à venda através do site oficial no endereço www.coachella.com. O passaporte para os três dias de shows custa US$ 269.

Roça ‘n’ Roll 2010: abertas as inscrições para seleção de bandas

Estão abertas as inscrições para a 12º edição do festival Roça ‘n’ Roll, um dos maiores festivais de Rock realizados no país. As bandas interessadas em tocar no evento devem fazer a inscrição até o dia 10 de março.
O material recebido pela organização do festival será analisado por uma comissão que selecionará as bandas da edição 2010 do Roça ‘n’ Roll. A seleção visa também incluir bandas iniciantes, ainda pouco conhecidas do público. “Podemos dar espaço para os grupos se apresentarem para um grande público”, aponta Bruno Maia, um dos idealizadores do festival e vocalista do Tuatha de Danann.
Os grupos interessados em participar da seletiva podem mandar o material de divulgação para o seguinte endereço: Caixa Postal 36 / CEP 37002-970 / Varginha/MG. Outros detalhes e informações no site http://www.rocainroll.com/.
Além de shows, o festival oferece outras atividades como a tenda Aqui o Bixo Pega, com apresentações de artistas da região, campeonato de Guitar Heroes, exposição de arte e o Torneio de Truco.

Trabalho ao vivo de Gary Moore em Montreux chega às lojas em fevereiro

Em 23 de fevereiro a gravadora Eagle Rock lança um novo trabalho ao vivo do guitarrista irlandês Gary Moore. Batizado como “Definitive Montreux”, este novo lançamento estará disponível em DVD e CD e trará na versão em vídeo uma compilação de cinco apresentações diferentes do músico no famoso Festival de Jazz de Montreux, na Suíça.
Fazem parte do pacote trechos de shows realizados em 1990, 1995, 1997, 1999 e 2001. A versão em DVD traz 39 músicas divididas em dois discos, já o CD vem com 11 faixas. Entre os clássicos presentes estão “Still Got The Blues”m “Since I Met You Baby”, “Parisienne Walkways” e “Walking By Myself”. Confira:
DVD 1
1990:
01. Midnight Blues
02. Texas Strut
03. Moving On
04. Cold Cold Feeling
05. Stop Messing Around
06. The Blues Is Alright
07. The Messiah Will Come Again
1995:
01. If You Be My Baby
02. Long Grey Mare
03. Merry-Go-Round
04. The Stumble
05. You Don't Love Me
06. Key To Love
07. All Your Love
08. Still Got The Blues
09. Since I Met You Baby
10. The Sky Is Crying
11. Jumping At Shadows
DVD 2
1997:
01. One Fine Day
02. Cold Wind Blows
03. I've Found My Love In You
04. Always There For You
05. Business As Usual
06. Out In The Fields
1999:
01. Pretty Woman
02. Need Your Love So Bad
03. Tore Down
04. I Loved Another Woman
05. Too Tired
06. Further On Up The Road
07. Parisienne Walkways
2001:
01. You Upset Me Baby
02. Cold Black Night
03. Stormy Monday
04. Walking By Myself
05. How Many Lies
06. Fire
07. Enough Of The Blues
08. The Prophet
CD
01. Midnight Blues
02. Moving On
03. All Your Love
04. Still Got The Blues
05. Out In The Fields
06. Over The Hills And Far Away
07. Oh Pretty Woman
08. Too Tired
09. Parisienne Walkways
10. Stormy Monday
11. Walking By Myself

`Nunca houve uma mulher como Gilda`

por André Ventura da Cunha Vale A publicidade da época anunciava: `Nunca houve uma mulher como Gilda`. É fácil entender o porquê: basta colocar os olhos na deslumbrante Rita Hayworth, logo em sua primeira aparição no filme, quando seu marido lhe pergunta `Gilda, are you decent?` e ela sacode a cabeleira ruiva, mostrando o rosto expressivo: `Me?`. Simplesmente inesquecível. Luis Fernando Verissimo escreveu certa vez: `sei de sessentôes que dividem sua vida antes e depois da primeira aparição da Gilda em Gilda, e ainda suspiram com a lembrança.` Por aí você pode ter uma idéia do que o espera. Rita Hayworth, a dama da Columbia, é uma das atrizes mais belas de todas as épocas. Mas não apenas isso. Era talentosa como poucas: convincente e sedutora, com olhares expressivos e sorrisos sugestivos. Exímia dançarina (contracenou com Fred Astaire e com Gene Kelly em outros musicais). Bela voz como cantora. Não se fazem mais atrizes como antigamente, assim tão completas e com tamanho magnetismo. Falar do filme sem falar dela é impossível, não apenas por ser a protagonista, mas porque o filme é dela: Rita é a grande estrela. O seu objeto de amor e ódio é Johnny Farrel (Glenn Ford), com quem tem química e empatia, o que conquistou o público. A dupla fez tanto sucesso que o diretor Charles Vidor não quis parar por aí. Dois anos depois do sucesso de Gilda, fez uma nova tentativa com o par e dirigiu `Os Amores de Carmem`, no qual Rita é também uma mulher sensual e de personalidade forte. Mas a história de `Amores de Carmem` não tem metade do encantamento de Gilda, nem da magia. Em 1952, Glenn Ford e Rita Hayworth voltaram a se encontrar em `Uma Viúva em Trindade`. Apesar de estar também belíssima, e de haver entre eles o mesmo clima de amor proibido prestes a entrar em erupção, o sucesso de Gilda não se repetiu novamente. O jogo de esconde-esconde, o quer e não quer, o ama e odeia, sensações misturadas e opostas, contraditórias e incoerentes... tudo isso faz de Gilda um filme sedutor e instigante. Sei que alguns poderão dizer que é apenas uma comédia romântica da década de 40, com todas as limitações cinematográficas (os efeitos especiais são precários perto do que temos hoje, claro). isso é fato. Mas é uma comédia romântica dos anos 40 absolutamente deliciosa e divertida. Os diálogos são inteligentes e afiados. As músicas, sobretudo as interpretadas por Rita, caem como uma luva para o filme. E por falar em luva... não poderia deixar de mencionar a clássica cena do streap tease da luva. Rita consegue enfeitiçar o telespectador e todos os homens do filme enquanto tira apenas uma luva... você só entenderá o que significa ao ver a cena e ouvi-la, fabulosa, cantando `Put the Blame on Mame`. Se esta crítica parece por demais empolgada, tenho que confessar que se trata de um dos meus filmes preferidos. Foi quando descobri Rita Hayworth e me apaixonei por ela. E você, homem ou mulher, acabará se apaixonando também. Afinal, como já foi dito (e muito bem dito): nunca houve uma mulher como Gilda.