7.13.2010

Velório do músico Paulo Moura será realizado amanhã no Rio

DIANA BRITO
O corpo do clarinetista Paulo Moura, 77, será velado a partir das 11h de amanhã (14) no Teatro Carlos Gomes, no centro do Rio, segundo a Secretaria Municipal de Cultura. Ainda não há informações sobre o horário e o local do enterro do músico.
Moura morreu de câncer, no fim da noite de segunda-feira (12), na clínica São Vicente, na Gávea, zona sul da cidade. A instituição informou que ele tinha linfoma (câncer do sistema linfático) e estava internado desde 4 de julho.
"Grande professor. Me ensinou a tocar saxofone com muito amor. Ontem mesmo estive com ele na clínica. Conversamos brevemente e ele estava lúcido. Sábado (10), chegamos a tocar juntos. Acredito que essa tenha sido sua última apresentação", afirmou à Folha o subsecretário de Cultura do Rio, Humberto Araújo.

Morre o músico e compositor Paulo Moura

Morreu na noite desta segunda-feira, 12, o músico Paulo Moura. Ele estava internado desde o dia 04 de julho na Clínica São Vicente, no Rio de Janeiro, e sofria de câncer linfático.
Nascido em 1932 em São José do Rio Preto, em São Paulo, Moura gravou seu primeiro disco em 1956. Sua discografia tem 40 títulos e participou de gravações e turnês de artistas de estilos e gerações diferentes.
Entre eles Milton Nascimento, Elis Regina, Olivia Byington, Yamandú Costa, Nelson Gonçalves, Sergio Mendes, Maysa, Ary Barroso e muitos outros. Seu último álbum foi “AfroBossaNova”, lançado no ano passado.
O velório será realizado no Teatro Carlos Gomes, no Rio, a partir das 11h00 desta quarta, 14. O local do enterro ainda não foi divulgado pela família.

Pitty, Otto, Scandurra e outros artistas em show beneficente em prol do Nordeste

Nesta quarta-feira, 14, será realizado no Comitê Club, em São Paulo, o evento “Nós Pelo Nordeste”, um show beneficente em ajuda às vítimas das enchentes que devastaram diversas cidades em Alagoas e Pernambuco.
Artistas de diferentes estilos já confirmaram a participação neste shows especial. As cantoras Pitty, Anelis Assumpção e Karina Buhr são as vozes femininas que dividirão o palco com Edgard Scandurra, Otto, Emicida, Curumin, Kamau, Jumio Barreto, Pupillo (Nação Zumbi), Fernando Catatau (Cidadão Instigado) e DJ Zegon (N.A.S.A.).
A renda arrecadada com a venda de ingressos será destinada às ações de ajuda aos afetados pelas enchentes. O ingresso para assistir ao evento custa R$ 25,00.

14/07/2010 - São Paulo/SP
Comitê Club - Rua Augusta, 609
Horário: 22h00
Ingressos: R$ 25,00
Informações: 11 3236-3068 / http://www.comiteclub.com.br/

Marco Hietala vem pela primeira vez ao Brasil com o Tarot

O baixista e vocalista Marco Hietala volta a encontrar o público brasileiro em breve, mas dessa vez não será em um show do Nightwish. O músico virá ao país pela primeira vez com a banda Tarot, grupo formado por ele em parceria com seu irmão Zachary Hietala em 1986.
A banda tem uma única apresentação agendada em território nacional. O show está marcado para o dia 15 de setembro na casa de shows Carioca Club, em São Paulo. Informações sobre valores de ingressos ainda não foram divulgados.
O Tarot está em turnê divulgando o oitavo disco de estúdio, “Gravity of Light”, já lançado no exterior e em breve disponível em edição nacional. Você pode ler uma resenha do disco aqui no Território da Música.

15/09/2010 - São Paulo/SP
Carioca Club - Rua Cardeal Arcoverde, 2.899
Informações em breve

Iron Maiden lança videoclipe de “The Final Frontier”


da letraA-A+A banda inglesa Iron Maiden lançou o primeiro videoclipe oficial do novo álbum, “The Final Frontier”. A música escolhida para ganhar sua versão em vídeo é a faixa que dá título ao novo trabalho, o 15º da carreira.
O vídeo traz imagens que mostram uma batalha espacial entre um ser humano e a criatura alienígena que aparece na capa do álbum, que seria a nova versão do mascote Eddie. O vídeo pode ser visto logo ao final desta nota.
O álbum “The Final Frontier” será lançado mundialmente no dia 16 de agosto. O disco traz produção de Kevin ‘Caverman’ Shirley e 10 músicas. Confira o repertório:

01. Satellite 15....The Final Frontier
02. El Dorado
03. Mother Of Mercy
04. Coming Home
05. The Alchemist
06. Isle Of Avalon
07. Starblind
08. The Talisman
09. The Man Who Would Be King
10. When The Wild Wind Blows

Músico Paulo Moura morre de câncer aos 77 anos no Rio

Rio - Morreu no fim da noite de ontem o músico e compositor Paulo Moura, aos 77 anos. ele completaria 78 anos dia 15. O músico estava internado desde o dia 4 na clínica São Vicente, Zona Sul do Rio, com um câncer no sistema linfático.
Clarinetista e saxofonista, compositor e arranjador, Paulo Moura tocou com grandes nomes da música, como Ary Barroso, Tom Jobim, Elis Regina, Wagner Tiso, Sérgio Mendes, Maysa, Yamandu Costa, Raphael Rabello, Nora Ney, Jorge Goulart, Dolores Duran. Dono de carreira exemplar, um dos artistas brasileiros mais respeitados mundialmente, Paulo Moura foi músico da orquestra do Teatro Municipal carioca, tocou sob regência de Leonard Bernstein, Eliazar de Carvalho, Isaac Karabtchevsky e Stravisnky. Escreveu trilhas
cinematográficas e temas musicais para cinema e televisão. De uma família de músicos, ele tinha 17 anos quando a família se mudou para o Rio, radicando-se na Tijuca. Foi quando ingressou na Escola Nacional de Música. Paulo Moura era casado com a psicanalinista Halina Grynberg, também sua empresária e produtora musical.

Coletânea traz raridades do início da carreira de Alcione

Chega às lojas via Universal Music a coletânea “Sabiá Marrom - O Samba Raro de Alcione”. Trata-se de uma compilação produzida pelo jornalista e produtor musical Rodrigo Faour que reúne canções inéditas e raras do início da carreira da cantora Alcione.
O CD engloba o período entre 1972 e 1981 e traz três músicas gravadas mas nunca lançadas anteriormente: “Sabiá Marrom”, “Por do Sol” e “Não Suje o Meu Caixão”. Essas músicas são sobras de estúdio que não foram lançadas na época de suas gravações para os discos “Gostoso Veneno” (1979), “E Vamos à Luta” (1980) e “A Voz do Samba” (1975), respectivamente.
Entre as raridades lançadas anteriormente estão “El Bombo ( O Surdo)” e “Que Dilema (Sufoco)”, lançadas em um compacto argentino em 1980. Abaixo você confere o repertório com todos os detalhes dos fonogramas:

01. Sabiá marrom (Paul Mauriat/ Gueraut Delanoe/ Totonho/ Paulinho Rezende), 1979 (INÉDITA) Sobra do LP “Gostoso veneno”
02. Por do sol (André Mingas/ Manuel Rui), 1980 (INÉDITA) Sobra do LP “E vamos a luta”
03. Festa do Círio de Nazaré (Aderbal Moreira/ Dario Marciano/ Nilo Mendes), do compacto “Os melhores sambas enredo de 1975”
04. Não suje o meu caixão (Panela/ Garrafão), 1975 (INÉDITA) Sobra do LP “A voz do samba”
05. Tem dendê (Reginaldo Bessa/ Nei Lopes), 1973 do compacto “Alcione”
06. Pinta de sabido (Capoeira/ Rubens), 1973 do compacto Simples “Alcione”
07. Imagens poéticas de Jorge Lima (Tolito/ Mosar/ Delson), 1975 do compacto “Os melhores sambas enredo de 1975”
08. Figa de guiné (Reginaldo Bessa/ Nei Lopes), 1972 do compacto “Alcione”
09. O sonho acabou (Gilberto Gil), 1972 do compacto “Alcione”
10. O mundo fantástico do Uirapurú (Tatu/ Nezinho/ Campo), 1975 do compacto “Os melhores sambas enredo de 1975”
11. Desafio (Luiz Américo/ Bráulio de Castro/ Clóvis de Lima), 1973 LP “Máximo de sucessos Nº 9”
12. Planos de papel (Raul Seixas), 1974 LP da novela “O Rebu”
13. Linda flor (Henrique Vogeler/ Marques Porto/ Luiz Peixoto), 1974 LP “Máximo de sucessos Nº 11”
14. Fim de festa (Rosinha de Valença/ Leci Brandão) - com Leci Brandão, 1980 LP de Leci Brandão “Essa tal criatura”
15. O casamento dos pequenos burgueses (Chico Buarque) - com Chico Buarque, 1979 LP de Chico Buarque “Ópera do Malandro”
16. De babado (Noel Rosa/ João Mina) - com João Nogueira, 1981 LP de João Nogueira “Wilson, Geraldo e Noel”
17. O segredo das minas do Rei Salomão (Nininha Rossi/ Dauro/ Zé Pinto/ Mário Pedra), 1975 do compacto “Os melhores sambas enredo de 1975”
18. Tem dendê (ao vivo) (Reginaldo Bessa/Nei Lopes), 1973 LP “Catedral do samba”
19. El bombo (“O surdo” em espanhol) (Totonho/ Paulinho Rezende – versão: Luiz A. Ferrer), 1980 do compacto argentino 45 rpm
20. Que dilema (“Sufoco” em espanhol) (Chico da Silva/ Antonio José), 1980 do compacto argentino 45 rpm

Blitz lança novo DVD ao vivo

Um dos grandes fenômenos musicais da década de 80, a banda Blitz, está com um novo trabalho ao vivo nas lojas, “Eskute & Veja Blitz”. Este novo lançamento chega às lojas em DVD e traz registrada a turnê de divulgação do álbum “Eskute Blitz”, disco de estúdio com canções inéditas lançado no ano passado.
São 22 músicas incluídas no DVD que traz um apanhado de sucessos antigos, como “A Dois Passos do Paraíso” e “Weekend”, e também canções mais recentes, como “Eu, Minha Gata e Meu Cachorro” e “Vida Mansa”.

Confira o repertório:
01. Weekend
02. Betty frígida
03. Eu, minha gata e meu cachorro
04. Última ficha
05. Mais uma de amor (geme, geme)
06. Voo cego
07. Zero absoluto
08. O romance da universitário otária
09. Skut
10. Baseado em Clarice
11. Reggae do avião
12. O homem de avental
13. A dois passos do paraíso
14. Vida mansa
15. Nuvens
16. Adão e Eva
17. Corações na calça jeans
18. O garoto sonha
19. Perdidos na selva
20. Biquini de bolinha amarelinho tão pequenininho
21. Todas as respostas