12.19.2009

Terceiro álbum de Esperanza traz voz de Milton


Admiradora da música de Milton Nascimento, de quem regravou Ponta de Areia em seu segundo álbum (Esperanza, 2008), a cantora e baixista norte-americana Esperanza Spalding convidou o compositor brasileiro para um dueto em seu terceiro disco. Milton gravou no estúdio da Capitol Records, em Los Angeles (EUA), participação na faixa Apple Blossom, tema composto por Esperanza para o compositor de Travessia. Em ascensão no meio jazzístico dos EUA, onde Milton é cultuado, a artista está gravando um álbum duplo, cujo lançamento já está programado para 2010.

Coletânea revive tempo em que Elis cantou Edu


MAURO FERREIRA
A biografia de Elis Regina (1945 - 1982) se cruza de forma definitiva com a de Edu Lobo em 1965, quando a cantora - então ainda sem a devida projeção - se consagra ao defender Arrastão, a épica parceria de Edu com Vinicius de Moraes (1913 - 1980), no I Festival de Música da TV Excelsior. Daquele ano de 1965 até 1969, Elis incluiu diversas músicas de Edu Lobo nos LPs que gravaria para a Philips já com repertório dedicado à nascente MPB. É essa produção fonográfica - pequena, mas de grande valor artístico - que está reunida na ótima coletânea Elis Canta Edu, supervisionada pelo próprio Edu Lobo para a gravadora Universal Music com base na seleção de repertório proposta por Thiago Marques Luiz. Já existem no mercado compilações de Elis dedicadas a compositores como Milton Nascimento e João Bosco - ambos, aliás, recorrentes na discografia da Pimentinha nos anos 70 - mas não havia, até então, uma coletânea que enfocasse exclusivamente a abordagem da obra de Edu por Elis. Eis a seleção do CD, cuja cuidadosa ficha técnica escorrega somente ao creditar ao ano de 1969 a gravação ao vivo de Chegança, captada em show feito por Elis em 1965 com o Zimbo Trio e lançada no mesmo ano no álbum O Fino do Fino:
1. Casa Forte (Edu Lobo)
Do álbum Elis, Como & Porque (1969)
2. Corrida de Jangada (Edu Lobo e Capinam)
Do álbum Aquarela do Brasil (1969)
3. Upa, Neguinho (Edu Lobo e Gianfrancesco Guarnieri)
Do álbum Elis Regina in London - com Toots Thielemans (1969)
4. Pra Dizer Adeus (Edu Lobo e Torquato Neto)
Do álbum Elis (1966)
5. Memórias de Marta Saré (Edu Lobo e Gianfrancesco Guarnieri)
Do álbum Elis, Como & Porque (1969)
6. Chegança (Edu Lobo e Oduvaldo Viana)
Do álbum O Fino do Fino (ao vivo) - com Zimbo Trio (1965)
7. Jogo de Roda (Edu Lobo e Ruy Guerra)
Do álbum Festival dos Festivais (1969)
8. Canto Triste (Edu Lobo e Vinicius de Moraes)
De compacto simples de 1966
9. Arrastão (Edu Lobo e Vinicius de Moraes)
De compacto simples de 1965
10. Estatuinha (Edu Lobo e Gianfrancesco Guarnieri)
Do álbum Elis (1966)
11. Canção do Amanhecer (Edu Lobo e Vinicius de Moraes)
Do álbum O Fino do Fino (ao vivo) - com Zimbo Trio (1965)
12. Aleluia (Edu Lobo e Ruy Guerra)
Do álbum Samba Eu Canto Assim (1965)
13. Veleiro (Edu Lobo e Torquato Neto)
Do álbum Elis (1966)
14. Reza (Edu Lobo e Ruy Guerra)
Do álbum Samba Eu Canto Assim (1965)
15. Zambi (Edu Lobo e Vinicius de Moraes)
Do álbum O Fino do Fino (ao vivo) - com Zimbo Trio (1965)

The Blues: Uma Jornada Musical



O box foi lançado ano passado no Brasil, porém, ao conferir um dos dvds hoje, não resisti e vim correndo fazer o post, ainda que com (muito) atraso.

Em 2003 foi lançado nos EUA (e em 2008 no Brasil) , um projeto soberbo do nada mais, nada menos: Martin Scorcese. Isso mesmo, Martin Scorcese famoso diretor de obras-primas como "Os Bons Companheiros", "Taxi Driver", "Touro Indomável"......e ganhador do oscar por "Os Infiltrados", decidiu realizar um projeto no qual seria narrada a história do blues, um dos seus estilos musicais preferidos. Inicialmente, seria lançado apenas um documentário, mas (felizmente) acabou se transformando em um mega-projeto outros seis diretores - também amantes do Blues. O box vem também em algumas versões especiais de colecionador, a mais conhecida, e a que possuo, é a de madeira, a outra (linda) versão em latão foi feita em conjunto pela Livraria Cultura e a Focus Filmes. Sem mais delongas, Martin Scorsese apresenta: The Blues - Uma Jornada Musical.
Sinopse: Com produção de Martin Scorsese ("Os Infiltrados"),THE BLUES - UMA JORNADA MUSICAL é imprescindível aos fãs por reunir incríveis documentários e apresentações sobre o estilo musical mais intenso da black music. Prepare-se para uma viagem ao lado de consagrados representantes do gênero nesta coleção que foi indicada ao prêmio de Melhor Documentário Musical no Grammy Awards de 2005. Além de Scorsese, os episódios, divididos em 7 DVDs, foram dirigidos por nomes como Clint Eastwood, Wim Wenders e Mike Figgs, e apresentam interpretações raras de lendas como Muddy Waters, Eric Clapton, B.B. King, Bonnie Raitt, Lou Reed, Tom Jones, Los Lobos, Lucinda Williams, entre tantos outros.
Disco 1 - RED, WHITE AND BLUES
Direção: Mike Figgis ("Despedida em Las Vegas", "Garganta do Diabo")
Durante a década de 1960, o Reino Unido era o centro de uma das mais vibrantes revoluções musicais e sociais do planeta. Londres, Liverpool, Birmingham, Manchester e Newcastle tinham suas próprias cenas musicais, cada uma delas esbanjando talento e criatividade. Em 'Red, White & Blues', toda esta vibração é revivida por meio de astros como Van Morrison, Eric Clapton, Jeff Beck e Tom Jones. Eles mostram sua arte e falam sobre a febre da música britânica do período, que invadiu e reintroduziu o blues na América.
Disco 2 - WARMING BY THE DEVIL'S FIRE
Direção: Charles Burnett ("American Family")
Esta é uma deliciosa fábula musical sobre um garoto que vive com sua família no estado americano do Mississipi, no inicio da década de 1950. O lugar onde mora, assim como grande parte do sul dos EUA, é de maioria negra, conservador e extremamente religioso. E é exatamente desta tensão entre a paz da música gospel e a efervescência do Blues que nasce uma história de muito ritmo e de um 'calor diabólico' que somente os 'possuídos' pelo Blues podem explicar.
Disco 3 - THE SOUL OF A MEN
Direção: Wim Wenders ("Asas do Desejo", "Buena Vista Social Club")
'The Soul Of A Man' explora a biografia de três grandes e geniais artistas do Blues - Skip James, Blind Willie Johnson e J. B. Lenoir. Contando um capítulo dos mais importantes da história da música do século 20, o documentário mostra a trajetória destes gênios com raras imagens de arquivo e interpretações de momentos antológicos, além de versões de suas canções clássicas interpretadas por grandes nomes contemporâneos. Entre eles, Bonnie Raitt, Lucinda Williams, Lou Reed, Eagle Eye Cherry, Nick Cave and The Bad Seeds, The Jon Spencer Blues Explosion, Cassandra Wilson, Garland Jeffreys e Los Lobos.
Disco 4 - FEEL LIKE GOING HOME
Direção: Martin Scorsese ("Os Infiltrados", "Gangues de Nova York")
Aqui Scorsese diz: "Eu sempre tive uma afinidade por blues - a cultura de contar histórias através das músicas é incrivelmente fascinante e atrativa para mim. O blues tem um grande eco emocional e é a base da música popular norte-americana". Partindo do blues eletrificado de Chicago, Scorsese volta no tempo viajando pelo sul dos Estados Unidos e chegando, por fim, às primitivas origens africanas.
Disco 5 - PIANO BLUES
Direção: Clint Eastwood ("Menina de Ouro", "Sobre Meninos e Lobos")
O diretor, e também pianista, Clint Eastwood explora sua longa paixão pelo blues, usando raríssimas cenas históricas, entrevistas e performances de lendas vivas como Pinetop Perkins e Jay McShan, e ainda Dave Brubeck e Marcia Ball.
Disco 6 - GODFATHERS AND SONS
Direção: Marc Levin ("Last Party 2000", "Speak Truth to Power")
Em uma viagem a Chicago a lenda do hip hop Chuck D, mebro do Public Enemy, e Marshall Chess, filho de Leonard Chess, exploram os dias áureos do blues na cidade. Os dois se juntam para produzir um álbum com parcerias entre grandes nomes da história do blues e músicos contemporâneos de rap. Ao longo do documentário diversas cenas de arquivo inéditas de Howlin' Wolf, Muddy Waters and the Paul Butterfield Blues Band, e performances de Koko Taylor, Otis Rush, Magic Slim, Ike Turner e Sam Lay.
Disco 7 - THE ROAD TO MEMPHIS
Direção: Richard Pearce ("Woodstock - Onde Tudo Começou") e Robert Kenner ("The American Experience")
"The Road to Memphis" traça a odisséia musical da lenda do blues B.B. King em um filme que faz um tributo à cidade, berço de um novo estilo. O documentário conta com performances de B.B. King, Bobby Rush, Rosco Gordon e Ike Turner, e apresentações históricas de Howlin' Wolf e Rufus Thomas
FICHA TÉCNICA:
Gêneros: Documentário
Ano de Lançamento: 2008
Duração: 806 minutos
País/Ano: EUA / 2003
Idioma: Inglês
O Box pode ser encontrado em lojas virtuais como:
Videolar
Submarino
Livraria Cultura
Fnac