4.07.2009

Bateria na Música Clássica

Lufe e Marcelo Biffe após o evento

Por Marcelo Biffe

Ontem, dia 6 de abril,no auditório do Teatro Gacems em Volta Redonda,o baterista Luis Fernando Pereira, mais conhecido como Lufe apresentou um Workshop focando o lançamento de seu último trabalho, o DVD Drummed On Classics. O evento, que foi transmitido ao vivo pela internet, teve a abertura com os guitarristas Timoteo e Pedro, músicos da região, e participação do superbaixista Felipe Andreole, integrante da banda Angra. Com um repertório baseado em obras de Mozart, Bethoven, List, Mussorgsky e outros conteporâneos do mesmo escalão, Lufe conseguiu brilhantemente adaptar os clássicos para uma interpretação roqueira evidenciando o trabalho da bateria não só como instrumento de acompanhamento, mas como parte integrante da melodia das peças. Com arranjos bem amarrados e uma execução perfeita, Lufe também se destacou pela disposição com que atacava os tambores. Grandes bandas do rock progressivo já tinham trilhado por esse caminho mas criar arranjos para partes de bateria em peças que muitas delas nem percussão tinham me parece ser inédito. Segundo Lufe, ex-integrante do grupo gospel Oficina G-3, a idéia amadureceu depois que ele mostrou algumas gravações desse trabalho para o seu chefe – para quem não sabe Lufe também é funcionário público- e este o incentivou a levar adiante a idéia. Vale destacar que Lufe tocou um medley da banda Dream Theatre de aproximadamente 12 minutos de maneira sensacional. O músico também deu uma lição de humildade quando perguntado sobre sua técnica de toque duplo nos pedais e ele mostrou que ainda estava em fase de estudos citando o grande batera Virgil Donati como referência nesse quesito. Outro fato que chamou a atenção foi o músico ter contado que no começo da carreira participou da banda Katsbarnea mas foi dispensado por falta de experiência. Ao invés de ter desanimado Lufe continuou trabalhando, deu a volta por cima e foi convidado para reintegrar a banda, onde ficou por dois anos.
Abaixo, Lufe responde às perguntas em um ping-pong inédito para o blog. www.botecosdovaledocafe.blogspot.com

Quem fez os arranjos? Houve alguma edição?- Na verdade eu adaptei os arranjos para uma pegada de rock, mas sempre respeitando o original. Apenas editei algumas partes pois havia muito trecho que se repetia e deixava a peça muito longa.

Você escreveu ou decorou as partes?-Para te ser sincero, como sou auto-didata, fiz apenas algumas aulas com o professor Fuca Gomes, não sou muito de escrever.

Que memória hein?-Obrigado