6.19.2010

DOLORES DURAN



O dia em que Ella ficou de queixo caído
 
Dolores Duran nasceu no bairro da Saúde, região central do Rio de Janeiro, em 1930. Começou a carreira ainda cedo cantando em festas e concursos populares. No programa “Calouros em Desfile”, de Ary Barroso, ganhou o primeiro lugar. Foi o início de carreira de uma intérprete que expressava como ninguém seus sentimentos nos samba-canções.
Ela foi uma das grandes cantoras do gênero chamado “dor de cotovelo”, mas não ficou só nisso. Tinha forte influência de música nordestina e estrangeira. Cantou em outras línguas - francês, italiano, espanhol, inglês, mesmo sem dominá-las.
Quando a cantora norte-americana Ella Fitzgerald veio ao Brasil, disse que a versão dae Dolores para My Funny Valentine foi a melhor que ouviu. Este episódio aconteceu após um show que Ella assistiu na boate Baccarat, no Rio de Janeiro. Esta versão que você ouve acima foi lançada em 1959, dentro de um 78 rotações.
Como compositora, Dolores Duran ficou conhecida com composições como Por Causa de Você, Se é Por Falta de Adeus e Estrada do Sol em parceria com Tom Jobim, além da fabulosa A Noite do Meu Bem, que fez após o retorno de uma viagem a Paris e União Soviética.
A cantora carioca hoje faria 80 anos. Ela faleceu em 1959, aos 29 anos, deixando prematuramente a nossa música, provavelmente por uso excessivo de barbitúricos. Dolores obteve mais reconhecimento após sua morte, deixou um legado com aproximadamente 30 canções e uma maneira intensa de falar sobre o amor.

Ouçam a versão de Dolores Duran que encantou Ella Fitzgerald:
Dolores Duran - My Funny Valentine (1958)
http://worldtv.com/papo_de_boteco/
Linda música cantada por Dolores Duran, em 1958. O disco saiu como " A Noite de Dolores ", umja coletânea de músicas. Esta música foi lançada originalmente no primeiro semestre de 1958, em um 78 rpm com a música " Nossos Destinos ". A primeira reemprenção do " A Noite de Dolores " foi em 1958, já a segunda, no que vendeu mais, foi em 1960

A música segundo Tom Jobim

Um documentário sobre a genialidade musical do criador da bossa nova e um dos nossos mais importantes músicos, assim será A música segundo Tom Jobim. O filme, que tem previsão de estreia para o final de 2010, mostrará a vida e a produção musical de Antônio Carlos Jobim.
Além de homenagear o maestro e compositor, o documentário pretende reunir e resgatar suas obras, na voz dele e de outros artistas, preservar sua memória e mostrar na telona a genialidade do mestre.
Essas imagens serão retiradas e editadas de vídeos e filmes gravados no Brasil e no exterior e que agradavam Tom. O filme não foca, porém, apenas nos antigos e consagrados intérpretes; há também a participação de jovens cantoras.
O longa será dividido de acordo com os temas preferidos do autor: o Rio de Janeiro, a Mulher e a Natureza, sendo que cada parte terá como introdução um texto de Chico Buarque.
A direção ficará por conta do grande cineasta Nelson Pereira dos Santos, diretor do clássico “Vidas Secas” e de “Rio 40 Graus”, entre outros longas. Nelson contará com a ajuda especial da neta de Tom Jobim, Dora Jobim, que será a co-diretora do projeto.
A produção do documentário “A música segundo Tom Jobim” é apoiado pelo Natura Musical.