Ela foi uma das grandes cantoras do gênero chamado “dor de cotovelo”, mas não ficou só nisso. Tinha forte influência de música nordestina e estrangeira. Cantou em outras línguas - francês, italiano, espanhol, inglês, mesmo sem dominá-las.
Quando a cantora norte-americana Ella Fitzgerald veio ao Brasil, disse que a versão dae Dolores para My Funny Valentine foi a melhor que ouviu. Este episódio aconteceu após um show que Ella assistiu na boate Baccarat, no Rio de Janeiro. Esta versão que você ouve acima foi lançada em 1959, dentro de um 78 rotações.
Como compositora, Dolores Duran ficou conhecida com composições como Por Causa de Você, Se é Por Falta de Adeus e Estrada do Sol em parceria com Tom Jobim, além da fabulosa A Noite do Meu Bem, que fez após o retorno de uma viagem a Paris e União Soviética.
A cantora carioca hoje faria 80 anos. Ela faleceu em 1959, aos 29 anos, deixando prematuramente a nossa música, provavelmente por uso excessivo de barbitúricos. Dolores obteve mais reconhecimento após sua morte, deixou um legado com aproximadamente 30 canções e uma maneira intensa de falar sobre o amor.
Dolores Duran - My Funny Valentine (1958)
http://worldtv.com/papo_de_boteco/
Linda música cantada por Dolores Duran, em 1958. O disco saiu como " A Noite de Dolores ", umja coletânea de músicas. Esta música foi lançada originalmente no primeiro semestre de 1958, em um 78 rpm com a música " Nossos Destinos ". A primeira reemprenção do " A Noite de Dolores " foi em 1958, já a segunda, no que vendeu mais, foi em 1960
Nenhum comentário:
Postar um comentário