12.22.2010

Playbutton: o álbum digital que dispensa tocador

Uma empresa norte-americana colocou no mercado um novo produto que, na contramão do entretenimento 2.0, volta a associar música ao formato físico. Trata-se do Playbutton, uma espécie de broche-álbum.
O dispositivo é um tocador de música com funções básicas - play, pause, skip e volume - que contém um álbum inteiro. A idéia não é substituir o CD, mas "trazer de volta o prazer de ouvir um álbum", segundo declarações dos responsáveis pela novidade.
O Playbutton possui um cartão de memória com capacidade de 256MB e não é possível fazer download ou apagar o conteúdo para reutilizar o dispositivo. O preço sugerido é de US$ 15,00, algo em torno de R$ 25,00.
Anunciado como um acessório, o broche-álbum é mais um brinquedo do que uma revolução para a indústria do entretenimento. Pensando nisso, a empresa investe nos atributos do dispositivo: "Por que apenas tocar um disco quando você também pode vesti-lo?", como na imagem que acompanha essa nota (clique na imagem para ampliar). A moda pode pegar. Ou não.