2.22.2011

Tito Gonzales lança primeiro curso online de guitarra flamenca

O músico Tito Gonzales inicia em março o primeiro curso online de guitarra flamenca. Dividido em cinco módulos, abrange o aprendizado da técnica básica até o acompanhamento de canto, baile e repertório de concerto, mas foi preparado para ser simples, prático e eficiente.
Para assistir às aulas basta ter acesso à internet e um violão de cordas de nylon. O curso fornecerá partituras/tablaturas, vídeos, áudios, comentários e dicas. Além de assistir às aulas semanais, o aluno poderá fazer upload de vídeos com sua performance para a avaliação do professor.
O sistema utilizado para o ensino à distância é baseado na plataforma Moodle de e-Learning, um avançado modelo de criação de aulas usado por algumas das mais importantes universidades do planeta.
“O curso foi fruto de um desejo muito grande de difundir a arte da guitarra flamenca para todos aqueles que sempre quiseram tocar o instrumento mas não tiveram oportunidade - até mesmo por falta de tempo. Tudo foi minuciosamente pensado para proporcionar ao estudante o máximo de conhecimento e de interação com outros alunos, criando uma grande comunidade virtual de amor ao flamenco”, diz o músico.
O primeiro módulo, Técnica Básica de Guitarra Flamenca, tem período de estudo estimado em 90 dias. O valor é de três parcelas de R$ 140,00. As inscrições estão abertas no endereço www.guitarraflamenca.com.br.

Show raro de Bob Dylan chega às lojas em breve

No próximo dia 12 de abril chega às lojas do exterior o álbum “Bob Dylan In Concert - Brandeis University 1963”, disco que trará o registro de uma apresentação rara do cantor e compositor Bob Dylan realizada em 10 de maio de 1963, no primeiro festival anual de Folk promovido pela Universidade de Brandeis, nos Estados Unidos.
Esse show foi realizado cerca de duas semanas antes do lançamento oficial do disco “The Freewheelin' Bob Dylan”. O repertório inclui faixas como “Honey”, “Just Allow Me One More Chance”, “Talkin' John Birch Paranoid Blues”, “Ballad of Hollis Brown”, “Masters of War”, “Talkin' World War III Blues”, “Bob Dylan's Dream” e “Talking Bear Mountain Picnic Massacre Blues”.
Essa gravação rara foi encontrada recentemente em pesquisas do jornalista Ralph J. Gleason. A pré-venda de “Bob Dylan In Concert - Brandeis University 1963” está disponível no site oficial do cantor e o material estará à venda em CD, LP e arquivo digital.

Virada Cultural Paulista: divulgadas atrações para a edição 2011

A Secretaria de Estado da Cultura de São Paulo divulgou as atrações da nova edição do festival Virada Cultural Paulista, que será realizado nos dias 14 e 15 de maio. Este ano o evento será realizado em 22 cidades da grande São Paulo, litoral e interior.
Intervenções artísticas, dança, teatro, circo e música fazem parte das diversas atividades que serão realizadas entre as 18h00 de sábado, 14 de maio, até as 18h00 do domingo, 15. Serão 24 horas com vasta programação.
Este ano as cidades que receberão o evento são as seguintes: Araçatuba, Araraquara, Assis, Botucatu, Caraguatatuba, Franca, Indaiatuba, Jundiaí, Marília, Mogi das Cruzes, Mogi-Guaçu, Piracicaba, Presidente Prudente, Ribeirão Preto, Santa Bárbara D'oeste, Santos, Santo André, São Carlos, São João da Boa Vista, São José do Rio Preto, São José dos Campos e Sorocaba.
Entre os diversos artistas já confirmados estão Angra, Marcelo Jeneci, Tulipa Ruiz, Fafá de Belém, Rubi, Lobão, Detonautas, Céu, Luciana Mello, Farofa Carioca, Roberta Campos, Arnaldo Antunes, Marina de la Riva, Mawaca, Superdose, Maria Gadú, Renato Teixeira, Charlie Brown Jr., Autoramas, Agnès Jaoui, Pink Martini e Superchunk, entre muitos outros.
Segundo a Secretaria de Estado da Cultura, no ano passado cerca de 1,6 milhão pessoas participaram da Virada Cultural Paulista em todo o Estado. A programação detalhada em cada uma das cidades participantes está disponível no endereço www.viradaculturalpaulista.sp.gov.br.

Humberto Gessinger lança novo livro

O músico Humberto Gessinger está lançando um novo livro no qual dá aos fãs a oportunidade de conhecer um pouco mais sobre seu trabalho. Com o título de “Mapas do Acaso - 45 Variações Sobre um Mesmo Tema”, o livro chega às lojas via Editora Belas-Letras.
Nesse novo trabalho Gessinger apresenta reproduções de “rascunhos de letras nunca gravadas, evocações do processo de criação, mas, principalmente, lembranças musicais”. No início de janeiro o músico divulgou o lançamento do livro através de uma sessão via Twitcam que acabou levando o nome de Gessinger à figurar entre os assuntos mais comentados do Twitter.
Esse é o segundo livro de Gessinger que tem como tema sua vida com a música e histórias dos bastidores do Engenheiros do Havaii. O primeiro, “Pra Ser Sincero”, foi lançado há um ano.
“‘Pra Ser sincero’ era mais linear, mais comprometido com a cronologia. ‘Mapas do Acaso’ é mais livre e mais emocional. É como se, no primeiro livro, escritor e leitor estivessem se conhecendo e, agora, no segundo, estivessem tomando um vinho tinto (ou um chimarrão) juntos”, explica o autor.
“Mapas do Acaso - 45 Variações Sobre Um Mesmo Tema” tem 144 páginas e preço sugerido de R$ 34,90.

CAPITAL INICIAL, LÉO JAIME E FESTA AMERICANA ENCERRAM A TEMPORADA 2011 DO VERÃO DO MORRO

         25 e 26 de fevereiro de 2011 - Sexta e sábado, das 22h às 04h30.

Antes mesmo de seu encerramento, a quarta edição do Verão do Morro já é um sucesso, com ingressos esgotados tanto às sextas como aos sábados. Além da programação de shows, o Morro da Urca inovou este ano ao escalar festas badaladas pro cartão postal da cidade, arrastando gente animada e celebridades até o local. As atrações do próximo final de semana serão Capital Inicial, na sexta-feira, dia 25 de fevereiro, e Léo Jaime e a festa Americana, no sábado, dia 26.
O Verão do Morro é uma parceria das empresas Morro da Urca Entretenimento e Day 1 Entertainment, que ficou responsável pela programação do evento, tendo como principal objetivo atrair o público jovem ao local por meio de atrações diversificadas e festas badaladas do eixo Rio-São Paulo. Apresentado pela Redecard e Visa, com o patrocínio da Skol e da Rider, conta também com a transportadora oficial do evento, a empresa GOL Linhas Aéreas.
As noites foram divididas em três espaços dedicados a diferentes gêneros musicais. O anfiteatro é o palco das principais atrações do evento; enquanto, o Espaço Baía de Guanabara (EBG) conta com a Escola Portátil de Música e sua roda de choro todas as sextas e sábados de fevereiro. No espaço Discos, os DJs João Brasil, Nepal e o grupo AfroRio se revezam após os shows do palco principal, nas sextas e nos sábados.

VERÃO DO MORRO 2011
De 4 a 26 de fevereiro de 2011. Sexta e sábado, das 22h às 04h30. Morro da Urca - Av. Pasteur nº 520, Urca. Informações: (21) 2546-8450. Não recomendado para menores de 18 anos. Capacidade: 2.000 pessoas. Estacionamento gratuito até o limite de vagas – UniRio.
Site oficial: www.veraodomorro.com.br

"Alegria de Viver" >>> PRÉ-LANÇAMENTO do segundo CD do SAMBAJAZZ TRIO

Semana de intensas atividades musicais, com destaque para o PRÉ-LANÇAMENTO do segundo CD do SAMBAJAZZ TRIO (sexta feira 25 na Lapa), grupo que formei há 6 anos e divido com meus honoráveis colegas: o carioca LUIZ ALVES (um dos mais originais e swingados contrabaixistas do planeta) e o pernambucano CLAUTON "Neguinho" SALES, fenômeno que toca batera e trompete muito bem, às vezes os dois ao mesmo tempo...
Nosso novo CD chama-se "Alegria de Viver" (nome de uma linda composição de Luiz Eça) e foi produzido por João Samuel para a Diebold, empresa paulista. Gravamos o disco inteiro em apenas um dia, basicamente no velho sistema "ao vivo". Fiquei bem satisfeito com o resultado. Quem quiser receber em PRIMEIRA MÃO 3 faixas deste CD é só me responder solicitando. Terei prazer em enviar por e-mail. O CD custa originalmente 30 Reais, mas será vendido durante essa semana por 20,00 > promoção de lançamento.

Segue a programação da semana. Grande abraço!
Kiko Continentino (pianista e compositor)

Projeto ''MÚSICA no AEROPORTO SANTOS DUMONT''
SEGUNDA e QUARTA-FEIRA, 21 e 23 fev 2011
No Aeroporto do Rio de Janeiro/ Stos. Dumont, 4 apresentações musicais do SAMBAJAZZ TRIO em dois horários diários: das 12h30 as 13h30 e das 18h as 19h, gratuitamente. O palco está localizado no saguão de desembarque (espaço cultural). Na quarta feira, participação do saxofonista Walter Pinheiro.

SEXTA-FEIRA, 25fev, às 20:30
SANTO SCENARIUM - Rua do Lavradio, 36 - LAPA. reservas: 3147-9007
Pré Lançamento do segundo cd do SAMBAJAZZ TRIO, "Alegria de Viver"
Kiko Continentino - teclados, escaleta
Luiz Alves - contrabaixo acústico
Clauton Sales - bateria e trompete

SÁBADO, 26fev, TRIBOz, às 21hs.
DUO Paulo Russo & Kiko Continentino
Piano e contrabaixo acústico. Uma formação com infinitas possibilidades, se considerarmos os componentes: Paulo Russo, um dos heróis de nossa música instrumental, e o grande pianista Kiko Continentino. No repertório, composições próprias e standards, incluindo Miles Davis, Tom Jobim e Vitor Assis Brasil. Paulo Russo - contrabaixo, Kiko Continentino - piano acústico.
TribOz - Rio - Centro Cultural Brasil - Austrália - Rua Conde de Lages, 19, Lapa - Glória; 20241-080 Rio de Janeiro, RJ / Tel.: (21) 22100366 / 92915942

DOMINGO, 27fev
Apresentação com o cantor e compositor MILTON NASCIMENTO na Ilha de Caras, Angra dos Reis. Repertório do seu mais recente CD... ''E a gente sonhando''...
Kiko Continentino - teclado
Marco Elyzeo - guitarra, vocais
Ismael Tiso - guitarra
Casquideo - baixo
João Vitor - bateria