9.19.2009

Banda Sinfônica de Barra Mansa se apresenta com a maestrina Mônica Giardini


No próximo dia 24 de setembro, quinta-feira, a população de Barra Mansa terá mais uma vez a oportunidade de presenciar uma bela apresentação da Banda Sinfônica da cidade, composta por cerca de 90 alunos do projeto Música nas Escolas. O concerto acontece no Rotary Clube, no Ano Bom, às 20h, com entrada franca.

O grupo será regido pela maestrina Mônica Giardini, que atualmente é regente da Orquestra do Pólo de Osasco do Projeto Guri e regente titular da Banda Sinfônica Jovem do Estado de São Paulo. Como solista a apresentação terá o clarinetista, Tiago José Teixeira, de apenas 18 anos.

Tiago atua como professor de clarineta do Projeto Música nas Escolas e como 1ª Clarineta da Orquestra Sinfônica de Barra Mansa. Cursa o bacharelado em clarineta na UFRJ (Universidade Federal do Rio de Janeiro) na classe do professor Cristiano Alves, sendo considerada uma das mais fortes da América Latina.

A banda apresentará as seguintes obras: “Overture 2000”, de Henk Van Lijnschooten, “Serenade” e “Suíte nº2”, de Alfred Reed, “Rhapsodic Concertante”, de Lennie Niehaus, “Cake-Walk Phantasy”, de Peter Milray, “An American in Paris”, de Gerge Gershwin e “Beauty and the Beast”, de Alan Menken.

O Projeto:

Voltado para as crianças e adolescentes, o Música nas Escolas cumpre um papel educativo e social, além de contribuir para a formação cultural de jovens da cidade. Desenvolvido pela Fundação de Cultura da prefeitura, o projeto atende, atualmente, todas as escolas da rede municipal de ensino: 22 mil crianças e adolescentes, em 72 escolas e recebe patrocínio das empresas Light, Votorantim Siderurgia, Saint-Gobain, White Martins e CCR/NovaDutra.


Estação das Artes Inaugura Exposição França Brasil

A Estação das Artes estará inaugurando a partir do dia 25 de Setembro,às 20h, exposição em comemoração ao ano Brasil França.
Com trabalhos do grande artista frances Loran Brunet,com o titulo vu dans la rue ( visão da rua). Brunet além de artista plástico também era autor,compositor e músico.Depois de Barra Mansa a exposição seguira para o Museu de Arte de Resende do dia 05/ a 26/11 e Volta Redonda (Fundação CSN) 10/12 a 15/01.A exposição fica em Barra Mansa até o dia 30 de Outubro


Encontros na Estação


No próximo dia 26 de setembro sábado, às 17h acontecerá no Centro de Cultura Estação das Artes a primeira palestra, evento que marca a série de encontros culturais da Estação das Artes em Barra Mansa e tem como tema a Cidade como Patrimônio Cultural, enfocando a presença do Paisagista Roberto Burle Marx no Sul Fluminense, em especial em Barra Mansa, onde temos duas de suas intervenções primorosas: a reforma do Parque Centenário e os Jardins da Sede do SESC. A fala das arquitetas e Urbanistas Andréa Auad e Mônica Campos será aberta posteriormente aos participantes para perguntas e debate.
A Estação das Artes fica no centro de Barra Mansa


Casa Rui Barbosa:Políticas Culturais: reflexões e ações


Políticas Culturais: reflexões e ações

A Fundação Casa de Rui Barbosa (FCRB) promove, nos dias 23, 24 e 25 de setembro, o 4º Seminário Políticas Culturais: reflexões e ações. O evento, organizado pelos pesquisadores Lia Calabre e Maurício Siqueira (FCRB), reunirá especialistas e estudiosos na área de políticas culturais na área de políticas culturais com o objetivo de divulgar trabalhos e promover debates no campo das ações políticas, dos planos de cultura, das informações, dos indicadores, da gestão cultural e do desenvolvimento. O encontro será composto por seções de conferências e palestras e aberto para o público em geral.
A participação é gratuita. Serão concedidos certificados a participantes com pelo menos 75% de freqüência. Informações e inscrições: por e-mail ou pelo telefone 21 3289-4636.

:: 23 de setembro
13h30 – Credenciamento
14h - Mesa de Abertura Fundação Casa de Rui Barbosa e Itaú Cultural
14h15 – Conferência - Formulação e Avaliação de Programas Públicos: conceitos, técnicas e indicadores - Paulo de Martino Jannuzzi (ENCE-IBGE)
16h30 – Mesa: Cultura e Desenvolvimento: índices e indicadores
Mediador: Antônio Alkmin (IBGE)
Indicações para construção de indicadores de desenvolvimento na área cultural
Frederico Barbosa da Silva (IPEA)
Índice de Gestão Municipal em Cultura
Rogério Boueri (IPEA-PUC/Brasília)
“Nordeste Criativo" e Desenvolvimento Regional: esboço de uma metodologia para o fomento da economia criativa no nordeste brasileiro
Cláudia Sousa Leitão (UEC – PPG Políticas Públicas)
Indicadores sociais e desenvolvimento sustentável
Maurício Siqueira (FCRB)

:: 24 de setembro
14h – Conferência - Dilemas en la formación de los gestores culturales. Una propuesta con cinco ejes formativos
Alfonso Hernandez Barba (ITESO, Universidad Jesuita en Guadalajara)
16h30 – Mesa: Gestão Cultural: processos formativos
Mediador: Maria Helena Cunha (DUO Informação e Cultura)
Do íntimo, do particular e do público: subsídios para a gestão em dança
Cássia Navas (UNICAMP)
Internacionalização da Gestão Cultural: novas configurações e desafios
Enrique Saravia (EBAPE/FGV)
Arte e imaginário social: o que cabe as políticas de cultura?
Marta Porto (X-Brasil)
Processos (trans) formativos e a gestão da diversidade cultural
José Marcio Barros (PUC/Minas e UEMG)

:: 25 de setembro

14h – Conferência - El Plan de Cultura de Colombia 2001-2010: - Hacia una ciudadanía democratica cultural- . Perspectivas para el nuevo plan 2010-2020
Marta Elena Bravo (Universidad Nacional de Colombia)
16h30 – Mesa: Processos participativos, planos e políticas
Mediador: Lia Calabre (FCRB)
Cultura, Democracia e Participação Social: um estudo da II Conferência Estadual de Cultura da Bahia
Daniele Canedo (UFBA)
Inovações em processos participativos - subsídios para novas culturas políticas
Eduardo Rombauer (Holon - Soluções Integrativas)
Processos participativos e cidadania cultural
Hamilton Faria (Instituto Polis – FAAP)
Participação da sociedade civil na gestão pública da Cultura em Minas Gerais
Sylvana de Castro Pessoa (Fundação João Pinheiro)