4.22.2010

Café, Cachaça e Chorinho anima feriado em Barra Mansa

Barra Mansa
O festival Café, Cachaça e Chorinho terá uma programação especial em Barra Mansa, por causa do feriado prolongado entre os dias 21 e 25 de abril. Os feriados dos dias 21 e 23 - Tiradentes e São Jorge, respectivamente - terão Chorinho Itinerante, show e degustação. Amanhã, quem passar pelo Centro da cidade poderá conferir a apresentação do Chorinho Itinerante que terá início na Praça da Matriz, às 10 horas. Na sexta-feira, dia 23, o Chorinho Itinerante terá concentração na Praça da Liberdade, também às 10 horas.
Já a noite será com as atrações do Samba, Choro & Cia, a partir das 20h30min, no Sesc (Serviço Social do Comércio), no Ano Bom. Haverá também degustação de diversas receitas elaboradas com café pelo barista (especialista em café) George Gepp e apresentação do cantor e violonista Thales Dias. Para esse evento, a classificação é de 14 anos e a entrada é gratuita.
No sábado, a programação continua com a realização da oficina Café com Requinte, em que os participantes vão aprender diversas receitas utilizando o grão. Essa oficina será realizada no Sesc e é gratuita, mas as vagas são limitadas e a classificação é de 18 anos. A inscrição pode ser feita pelos telefones (24) 3324-2807 e 3324-5966. Também no dia 24, às 16h30min, terá início o Café Colonial na Fazenda São Lucas, no Km 295 da Rodovia Lúcio Meira (BR-393), no Jardim Guanabara.
Para encerrar a festa, no domingo será a vez de Dito e seu grupo de chorinho se apresentarem no Sesc, ao meio-dia. A entrada é livre e gratuita. De acordo com a gerente de Comércio e Turismo da Secretaria de Desenvolvimento Econômico de Barra Mansa, Danielle Fidélis e Silva Resende, o evento será uma boa opção para quem não for viajar no feriado e para quem quiser aproveitar a data para fazer compras no comércio do Centro da cidade. "O Café, Cachaça e Chorinho é uma ótima opção de cultura e lazer para este feriado. Quem passar pelo Centro para aproveitar o dia de compra no comércio, que vai estar aberto, também poderá conferir as apresentações de Chorinho Itinerante", destacou Danielle.
Fonte: Diário do Vale

Barra do Piraí no 2º Salão Estadual de Turismo

Turismo
Barra do Piraí é o único município do Vale do Café que estará participando com estande no 2º Salão Estadual de Turismo. O evento acontece entre os dias 23 e 24 de abril em Paraty.
Na oportunidade será divulgado o Distrito de Ipiabas, com as atividades de Turismo de Aventura e a gastronomia local.
 
2ª edição do Salão Estadual de Turismo acontece em Paraty
 
Nos dias 23 e 24 de abril, o desenvolvimento do turismo no interior do estado e a busca de iniciativas para a geração de negócios estarão em pauta do 2º Salão Estadual de Turismo do Rio de Janeiro. A cidade de Paraty, um dos cinco destinos indutores de turismo do estado, foi escolhida como sede e deve receber cerca de 10 mil visitantes durante o encontro.
Este ano, o evento será aproximadamente 20% maior que no ano passado, com 60 municípios participantes e 65 estandes. Em 2009, o Salão reuniu em Petrópolis cerca de 8.500 pessoas, dentre elas mais de 800 agentes de viagem e 50 municípios participantes.
Três tendas serão estrategicamente montadas no Centro Histórico para acomodar o espaço de expositores, a feira de artesanato e manifestações artísticas e culturais e o Congresso, que nesta edição irá destacar os temas relacionados aos grandes eventos que o estado abrigará nos próximos anos: a Copa do Mundo e as Olimpíadas.
O Salão de Turismo tem como objetivo fomentar ações para o aumento do fluxo de visitantes e a geração de novos negócios na região, através da aproximação com operadoras de turismo, agentes de viagens, organizadores de eventos e imprensa especializada. Pelo segundo ano consecutivo, a iniciativa é promovida pelo governo fluminense, através da Secretaria de Turismo do Estado do Rio de Janeiro e TurisRio, e pela Federação de Convention & Visitors Bureaux do Estado do Rio de Janeiro, com o apoio do Ministério do Turismo, RioTur, Confederação Brasileira de Convention & Visitors Bureaux, Rio Convention e Visitors Bureau, SEBRAE-RJ, Prefeitura de Paraty e o Paraty Convention & Visitors Bureau.
Segundo o presidente da Federação de Conventions & Visitros Bureaux do Estado do Rio de Janeiro, Paulo Senise, “o turismo interno vive momento de grande demanda em função de uma nova massa de viajantes. Neste cenário, os salões de turismo se tornaram uma importante estratégia do Ministério do Turismo para destacar as características e estruturas de cada região”.
Na avaliação de Márcia Lins, Secretária de Estado de Turismo, Esporte e Lazer do Rio de Janeiro, a Secretaria de Turismo, o Paraty Convention & Visitors Bureau e todo o empresariado local estão completamente envolvidos na estruturação e promoção do evento. Nilo Sérgio, Presidente da TurisRio, entende que a proximidade com o eixo Rio - São Paulo, principais alvos do turismo de lazer e negócios da região sudeste e a boa infra-estrutura hoteleira foram determinantes para a escolha da cidade.
Através de city tours e da programação gastronômica será apresentado, aos visitantes, agentes de viagem, operadores, estudantes e expositores, um pouco da cultura caiçara, responsável por fazer de Paraty uma das cidades mais procuradas por turistas brasileiros e estrangeiros que visitam o estado.

SERVIÇO:
Salão Estadual de Turismo do Rio de Janeiro – 2010
Dias: 23 e 24 de abril
Local: Centro Histórico de Paraty
http://www.salaodeturismorj.com.br/