7.05.2009

Erasmo Carlos, o maior parceiro do Rei, lança disco, livro e diz que seus 50 anos de carreira são no ano que vem


Karla Monteiro

RIO - Quando o carro para na casa 322 de uma rua tranquila do Jardim Oceânico, na Barra, a curiosidade aumenta. Quem vive ali, do outro lado do portão de madeira escura, é Erasmo Carlos. Como será que ele é, assim, de pertinho, na intimidade? Foi a pergunta que me veio à cabeça enquanto cantarolava em silêncio "É preciso saber viver", uma das quase 500 parcerias de Roberto e Erasmo, a dupla com mais hits da história da música brasileira. Segundo Nelson Motta, os dois assinam cerca de 70 hits, número superior aos de Chico Buarque, Caetano Veloso e Tom Jobim somados. O caseiro abre a porta e o louro Elvis dá as boas-vindas. A construção é bem oitentista, confortável, concreta, cercada de plantas. No interior, os espelhos nas paredes, a cerâmica preta no piso, o carpete na escada e em alguns cômodos, tudo remete aos anos 80, quando o Tremendão se mudou para aquele canto do Rio com a mulher, Nara, morta em 1995, e os três filhos, Gil Eduardo, Alexandre e Léo, hoje com 46, 35 e 34 anos, respectivamente. A empregada pede que a gente espere na piscina. Pouco depois, Erasmo aparece, de jeans e camisa bacana da estilista Gilda Midani, casada com André Midani, fundador da Warner e um dos melhores amigos. Do alto do seu 1m86, Erasmo é mesmo um gigante gentil, como o chamam Nelson Motta e Rita Lee.
- Eu e Narinha fizemos esta casa no gosto da gente. Essa coisa de planta eu herdei dela - conta Erasmo. - Bicho, eu vivo sozinho. Os filhos e os netos moram perto. Domingo de futebol, aparece um, outro. Dia de semana, passam. É assim. Saio pouco. Mas, quando saio, eu saio. Geralmente Baixo Leblon. Hoje bebo mais vodca. Não me dá ressaca.
Logo na primeira rodada de café e cigarros, um atrás do outro, o jeito Erasmo Carlos de ser preenche o ambiente. Piadista, frases espertas, raciocínio rápido, humildade genuína, muito charme, ele nocauteia, faz a gente entender o porquê de tudo. Somando as parcerias com Roberto, a carreira solo e as composições para outros intérpretes, Erasmo está presente em mais de 100 milhões de discos vendidos em meio século. Falar nas bodas de ouro da dupla Roberto e Erasmo causa uma certa polêmica na conversa. São contas complexas. Roberto e Erasmo se conheceram em 1958. Roberto já cantava no programa "Clube do rock", de Carlos Imperial, e levou o novo amigo para passar as tardes de terça na TV Tupi. Erasmo logo assumiu os vocais nas apresentações de Roberto, Tim Maia e Jorge Ben. Em 1959, Roberto estreou na boate Plaza. Por conta desse contrato, o primeiro que lhe renderia um troco, o rei está comemorando 50 anos de estrada - no próximo sábado, tem festão no Maracanã. Erasmo vai estar lá, interpretando "Sentado à beira do caminho". Mas diz que ele próprio só completará 50 anos de carreira no ano que vem, porque só gravou o primeiro disco, com a banda Snakes, em 1960.

Madonna homenageia o rei do pop em seu show


Madonna prometeu e cumpriu: a cantora fez um tributo a Michael Jackson no último sábado, em Londres, no mesmo local onde o rei do pop realizaria sua última turnê, ao dançar com um sósia os tradicionais passos de Michael.

Cerca de 23 mil pessoas assistiam ao show, quando um sósia da fase jovem de jovem Michael Jackson subiu ao palco, usando jaqueta, camiseta, luva e meias brancas. Neste momento a música mudou para "Wanna Be Starting Something", de Jackson. Após acabar a canção, Madonna pediu: "Vamos aplaudir um dos maiores artistas que o mundo já conheceu". No número final, Madonna e seus dançarinos também apareceram com luvas e jóias na mão direita, como tributo ao apetrecho usado pelo cantor.

Funeral

Em Los Angeles, nos Estados Unidos, o site de Internet do Staples Center, que vai acolher uma cerimónia pública de homenagem a Michael Jackson, recebeu 1,6 milhões de inscrições.
Os fãs inscreveram-se na Internet na esperança de fazer parte dos 8.750 eleitos que vão conseguir bilhetes para assistir à cerimônia, programada para terça-feira. Os vencedores do sorteio serão informados neste domingo. Cada vencedor terá direito a dois lugares.
Ao todo, onze mil pessoas vão assistir à cerimônia ao vivo no Staples Center, enquanto outras 6.500 pessoas serão convidadas a ver a sua transmissão num na sala vizinha do Nokia Theater.