6.26.2009

A MÚSICA DE LUTO

Foto:Jornal ATARDE

Michael Jackson - They Don’t Care About Us - Gravação de videoclipe com o Olodum, em 1995. Pelourinho - Salvador Bahia

Peça 'In on it' prorroga temporada no Oi Futuro


Joana Dale

RIO - Depois do sucesso de crítica e público, o espetáculo "In on it", que ficaria em cartaz até domingo, prorrogou sua temporada no Oi Futuro por mais três semanas, até 19 de julho. Desde a estreia, em 26 de março, a montagem da peça do canadense Daniel MacIvor, com direção de Enrique Diaz, foi vista por 3.600 pessoas na intimista sala com capacidade para 80 pessoas. No meio de maio, no entanto, os ingressos se esgotaram até o fim da temporada. Por isso, a partir da próxima semana, a produção da peça mudou de estratégia: terça-feira os ingressos para o fim de semana seguinte começam a ser vendidos.

- Quem quiser ver mesmo é legal ir comprar na própria terça - aconselha Diaz.
Os atores Emilio de Mello e Fernando Eiras vivem "Esse Aqui" e "Aquele Ali", respectivamente, na peça que possui três planos dramáticos e fala sobre perdas e criação artística. O diretor Enrique Diaz garante que o importante não é entender os mínimos detalhes da narrativa e, sim, imergir no jogo de cena.

- O bacana foi que todas as matérias e críticas publicadas nos jornais não revelaram do que se tratava realmente a peça. Até hoje só sabe quem assistiu - comemora o diretor.
No dia 23 de julho, a peça viaja para o Festival Internacional de Teatro, em São José do Rio Preto, São Paulo. Em agosto, "In on it" começa nova temporada, de quinta-feira a domingo, no Teatro Maria Clara Machado, no Planetário.
- Tivemos propostas de estrear em São Paulo, mas escolhemos ficar mais tempo no Rio, na casa da gente. Estamos felizes com a relação que criamos com o público carioca - conclui Diaz.

'In on it' -
Oi Futuro: Rua Dois de Dezembro 63, Flamengo. Tel: 3131-3060. Sex a dom, às 19h30m. R$ 15. Até 19 de julho.
Colaboração Angela Chaloub

Canto de Ossanha - Documentario Vinícius de Moraes.

Canto de Ossanha
Composição: Vinicius de Moraes / Baden Powell

-"O canto da mais difícil
E mais misteriosa das deusas
Do candomblé baiano
Aquela que sabe tudo
Sobre as ervas
Sobre a alquimia do amor"

Deaaá! Deeerê! Deaaá!

O homem que diz "dou"
Não dá!
Porque quem dá mesmo
Não diz!
O homem que diz "vou"
Não vai!
Porque quando foi
Já não quis!
O homem que diz "sou"
Não é!
Porque quem é mesmo "é"
Não sou!
O homem que diz "tou"
Não tá
Porque ninguém tá
Quando quer
Coitado do homem que cai
No canto de Ossanha
Traidor!
Coitado do homem que vai
Atrás de mandinga de amor...

Vai! Vai! Vai! Vai!
Não Vou!
Vai! Vai! Vai! Vai!
Não Vou!
Vai! Vai! Vai! Vai!
Não Vou!
Vai! Vai! Vai! Vai!
Não Vou!...

Que eu não sou ninguém de ir
Em conversa de esquecer
A tristeza de um amor
Que passou
Não!
Eu só vou se for prá ver
Uma estrela aparecer
Na manhã de um novo amor...

Amigo sinhô
Saravá
Xangô me mandou lhe dizer
Se é canto de Ossanha
Não vá!
Que muito vai se arrepender
Pergunte pr'o seu Orixá
O amor só é bom se doer
Pergunte pr'o seu Orixá
O amor só é bom se doer...

Vai! Vai! Vai! Vai!
Amar!
Vai! Vai! Vai! Vai!
Sofrer!
Vai! Vai! Vai! Vai!
Chorar!
Vai! Vai! Vai! Vai!
Dizer!...

Que eu não sou ninguém de ir
Em conversa de esquecer
A tristeza de um amor
Que passou
Não!
Eu só vou se for prá ver
Uma estrela aparecer
Na manhã de um novo amor...

Vai! Vai! Vai! Vai!
Amar!
Vai! Vai! Vai! Vai!
Sofrer!
Vai! Vai! Vai! Vai!
Chorar!
Vai! Vai! Vai! Vai!
Dizer!...

Sexo conta como atividade física?

Dr. Alessandro Loiola

(BR Press) - A atividade sexual é um dos muitos parâmetros utilizados para aferir o nível global de saúde de um adulto. Em teoria - e respeitados os devidos limites de carga, velocidade e decibéis do seu bairro -, quanto maior a quantidade e a qualidade do sexo que você pratica, mais saudável você está.
Entenda isto como uma conseqüência fisiológica das coisas: o objetivo de sua programação genética é que você procrie, principalmente se estiver com saúde. E para tanto você deve se envolver em relações sexuais. A importância da atividade sexual em nossas vidas é inquestionável (não estaríamos aqui se não fosse por ela), tornando o tema um verdadeiro campeão de bilheterias do lado de cá da Via Láctea.
Por isso, não me surpreendi quando, recentemente, recebi o e-mail de um leitor com algumas dúvidas sobre o assunto. A mais curiosa era a seguinte: será que o sexo pode lhe ajudar a ficar em forma? Em outras palavras: a atividade sexual, como forma de esporte, pode ser útil para queimar calorias? Afinal de contas, nada como otimizar seu tempo unindo o útil ao agradável...
A mesma curiosidade que matou o gato terminou me obrigando a comprar um bilhete da Hellmann's Airlines - aquela em que você viaja na maionese -, e fui pesquisar durante alguns dias. Antes que você fique imaginando coisas impróprias para o horário (pesquisar? Como assim, "pesquisar"?), vamos aos resultados.
Dez minutos de relação sexual consomem cerca de 45 calorias, quase a mesma quantidade de energia que você gasta para ficar de pé, dormir, estudar ou falar ao telefone por meia hora. Mas os especialistas afirmam que o prazer destas atividades pode não ser tão intenso, justificando tranqüilamente sua escolha pela primeira alternativa.
Se extrapolarmos a contabilidade para a fase de aquecimento dos motores, e considerarmos que seus 10 minutos de sexo foram precedidos por 10 minutos de preliminares, o gasto mal atinge 70 calorias - menos do que o necessário para arrumar os móveis da sala.
Sarado?
Fazer compras, buscar as crianças na escola, preparar a janta e colocá-las para dormir é uma rotina capaz de consumir mais de 200 calorias. Em valores totais, seria algo como manter cinco relações sexuais completas no intervalo de poucas horas. Não surpreende que ao final do dia você sinta toda aquela fadiga - e nem pense em culpar o trânsito!
Deixando de lado a vida doméstica e partindo para a academia, para uma pessoa média atingir um estágio "sarado" será necessária pelo menos uma hora de malhação, quatro vezes por semana, durante um ano. Isso significa um investimento de 70.000 calorias, o equivalente a 1.600 relações sexuais ou cerca de 260 horas de sexo ininterrupto. Fique à vontade para tentar e relatar aos amigos sua experiência. Ah, sim: e não se esqueça de comunicar o feito inédito ao Guinness, o livro dos recordes.
Equacionadas as variáveis pertinentes, ficou fácil perceber que o atletismo sexual não deveria sequer constar na lista das 100 melhores práticas desportivas de todos os tempos, pelo menos não do ponto de vista de gasto energético ou de condicionamento cardiopulmonar.
A explicação para o resultado desta pesquisa é bem simples: quando lidamos com sexo, não estamos falando de controle da obesidade, queima de calorias ou reengenharia de músculos, mas da celebração máxima da cumplicidade afetuosa entre dois seres humanos. Isso, sim, é o que verdadeiramente importa. O resto não passa de conversa calórica para boi dormir.


*Dr. Alessandro Loiola é médico, escritor e palestrante. Autor de, entre outros livros, "Para Além da Juventude - Guia para uma Maturidade Saudável" (Editora Leitura). Fale com ele pelo e-mail aloiola@brpress.net