9.15.2009

Roque Ferreira domina 'Encanteria' de Bethânia

MAURO FERREIRA

O compositor baiano Roque Ferreira predomina no repertório de Encanteria, o disco idealizado por Maria Bethânia para louvar a fé e a festa da fé. Roque assina nada menos do que quatro das 12 músicas distribuídas em 11 faixas. Duas, Santa Bárbara e Feita na Bahia, já vinham sendo mostradas por Bethânia em shows desde setembro de 2008. As outras duas músicas de Roque são Coroa do Mar e Minha Rede. Detalhe: o compositor também assina três músicas no outro CD (Tua) que Bethânia está lançando neste mês de setembro de 2009 (embora programados para chegar às lojas somente em 5 de outubro, os dois discos já vão estar disponíveis no site Sonoras, do portal Terra, a partir de terça-feira, 15 de setembro). Eis as músicas e autores do devoto disco Encanteria:
1. Santa Bárbara (Roque Ferreira)
2. Feita na Bahia (Roque Ferreira)
3. Coroa do Mar (Roque Ferreira)
4. Encanteria (Paulo César Pinheiro)
5. Saudade Dela (Roberto Mendes e Nizaldo Costa)
- com Caetano Veloso e Gilberto Gil
6. Linha do Caboclo (Paulo César Pinheiro e Pedro Amorim)
7. Estrela (Vander Lee)
8. Minha Rede (Roque Ferreira)
9. Doce Viola (Jaime Alem)
10. Ê Senhora (Vanessa da Mata)
/ Batatinha Roxa (D.P.) (Adaptação de Roberto Mendes)
11. Sete Trovas (Consuelo de Paula/Etel Frota/Rubens Nogueira)

Laurindo Almeida & Modern Jazz Quartet


Laurindo de Almeida
Biografia

Nascido em São Paulo em 2 de Setembro de 1917 e faleceu em 26 de Julho de 1995 em Van Nuys, Canadá. Laurindo Almeida ajudou a introduzir no Brasil a guitarra no jazz e depois da guerra, Laurindo mudou para Los Angeles e logo depois se tornou um membro da orquestra de Stan Kenton(1947/48).

Como guitarrista de estúdio em Los Angeles em 1950 em diante, Almeida continuou também tocando jazz junto com a música clássica. Em suas gravações de 1954 com Bud Shank tocava essencialmente bossa nova, sete anos antes de Stan Getz. Uma década após as sessões com Shank, Almeida gravou um novo melhor best-selling de bossa nova para Capitol.

No começo dos anos 60, gravou um grande álbum com o Modern Jazz Quartet, onde interpreta o “Concerto de Aranjuez” em ritmo de jazz. No Colorado fundou o Los Angeles Four nos anos 70 (novemente com Bud Shank), participou de sessões com Charlie Byrd e fez diversas gravações para o selo Concord.

Discografia

1953 Brazilliance, Vol. 1 World Pacific
1953 Laurindo Almeida Quartet Pacific Jazz
1955 Laurindo Almeida Quartet Featuring Bud Shank Pacific Jazz
1957 Delightfully Modern Jazztone
1958 Brazilliance, Vol. 2 Blue Note
1964 Broadway Solo Guitar Capitol
1964 Modern Jazz Quartet with Laurindo Almeida Atlantic
1978 Chamber Jazz Concord Jazz
1980 Brazilian Soul Concord Jazz
1983 Artistry in Rhythm Concord Jazz
1985 Tango: Laurindo Almeida and Charlie Byrd Groove Note
1991 Outra Vez Concord Jazz
2000 The Best of Laurindo Almeida Curb
= contém trechos de músicas.

http://www.clubedejazz.com.br/ojazz/jazzista_exibir.php?jazzista_id=203




Terça com Cultura para Todos em Volta Redonda

Nesta terça-feira, 15, Volta Redonda contará com o projeto Cultura Para Todos.O Rockeiro Figurótico abre a noite com muita música.Em seguida a atração principal Malu Magalhães.O objetivo do projeto é promover atrações culturais para a população e valorizar os artistas da cidade, que fazem os shows de abertura.

O projeto: durante o ano a programação acontece todas as terças-feiras, às 19h e 21h, no Cine Nove de Abril, na Rua 14, na Vila Santa Cecília. Os ingressos devem ser trocados por 1 litro de leite de caixinha na bilheteria do cinema nas segundas e terças-feiras, a partir das 10h. A classificação é 18 anos.

Veja a programação completa:

Dia 15: Malu Magalhães (foto)Abertura: Figurótico
Dia 22: Comédia em Pé com Fernando Caruso
Abertura: Jorge Guilherme



Dia 29: Elba Ramalho (foto)
Abertura: Grupo de Teatro Arte em Cena – esquete: A Linha do Tempo


Outubro:

Dia 6: Rick Vallen (foto)
Dia 12: Zé Perê (Espetáculo “Brincando de Roda”)
Dia 20: Zeca Baleiro
Dia 27: Toni Garrido







Vassouras com inscrições para concurso de pintura

Os pintores e desenhistas de toda região, podem se inscrever, de graça, para o concurso Pinte Vassouras. O tema é “Centro Histórico da Cidade” e as obras são dividas em três categorias: aquarela, óleo sobre tela ou desenho.

As inscrições podem ser feitas até dia 18 de novembro (quarta-feira), das 8h às 20h, na Pró-Reitoria de Extensão Universitária, na Avenida Expedicionário Oswaldo de Almeida Ramos, nº 280, Bloco 2, 2º piso, no Centro. Mais informações pelo telefone (24) 2471-8358.

Levy Gasparian com Festival de Cinema em outubro

O 1º Festival de Cinema de Levy Gasparian será entre os dias 9 e 12 de outubro (sexta e segunda). Na ocasião serão exibidos curta-metragens em todos os formatos digitais e de produção independente. O objetivo é incentivar a cultura cinematográfica no município e difundir as produções nacionais. Confira as categorias:

Categoria Ficção:
Melhor Filme
Melhor Diretor
Melhor Ator
Melhor Atriz
Melhor Roteiro
Melhor Fotografia
Categoria Documentário:Melhor Filme
Melhor Diretor
Melhor Roteiro
Melhor Fotografia

Quinta com Música ao Meio-dia em Volta Redonda


Moradores de Volta Redonda podem curtir toda quinta-feira o projeto Som ao meio-dia. A apresentação acontece de meio-dia as 14h, no Memorial Getúlio Vargas,na Rua 23 B, s/nº, Vila Santa Cecília. A entrada é de graça e a classificação livre.

Exposição de artes plásticas em Angra dos Reis


A Galeria do Porto do Resort Novo Frade, em Angra dos Reis, sedia a exposição “Coisas da Natureza”. As obras do artista plástico Paulo de Lira fica a disposição do público até 4 de outubro (domingo). Os quadros, que mostram o cotidiano de quem vive no município, podem ser vistos entre 14h30 às 21h (segunda a sexta-feira) e 15h às 22h (sábado e domingo). A entrada é de graça. Mais informações pelo telefone (24) 3369-9500 (ramal 4612).

A galeria fica na BR-101 (Rio-Santos), no Km 508, na praia do Frade.