4.21.2009

'Feijoada completa', de Chico Buarque, ganha versão em húngaro na trilha de 'Budapeste'


RIO - Em "Budapeste", longa-metragem baseado no livro de Chico Buarque, a dualidade entre um homem dividido entre o Rio e a capital da Hungria também se reflete na trilha sonora. Uma particularidade é a música "Feijoada completa", composta por Chico Buarque, e que no filme é cantada por Ary Byspo e o grupo de pagode Toque de Prima, também cantada pelo jovem cantor húngaro András Domján.
Os versos rimados de Chico Buarque foram traduzidos para o húngaro pelo próprio tradutor do livro "Budapeste" e também do roteiro, o professor Pál Ferenc.
Outros destaques da trilha são o canto da húngara Emese Tóth, que foi descoberta pela produtora do filme, Rita Buzzar, na Igreja ao lado da estátua do Escritor Anônimo no Parque da Cidade, em Budapeste; e a participação do grupo húngaro de rock pesado Moby Dick.
Mas para o filme também foi composta uma trilha sonora original, sob responsabilidade de Leo Gandelman ("O engenho de Zé Lins") e com participações de Jacques Morelembaum ("Central do Brasil" e autor de uma das músicas do filme), Leo Brandão e David Feldman.
Com estreia prevista para 22 de maio, "Budapeste" tem direção de Walter Carvalho e é estrelado por Leonardo Medeiros, Giovanna Antonellie a atriz húngara Gabriella Hármori.
No filme, José Costa (Medeiros) é um ghost-writer. Na volta de um congresso, ele é obrigado a fazer uma escala imprevista na cidade de Budapeste, o que desencadeará uma série de eventos envolvendo-o em uma surpreendente história.

Publicada em O Globo
21/04/

Infidelidade: é o fim do casamento?

Fiquei magoado, não por me teres mentido, mas por não poder voltar a acreditar-te. Friedrich Nietzsche

Para iniciar este assunto delicado e tão doloroso para quem o vive ou viveu é necessário definir o que é infidelidade:
É o descumprimento de um compromisso de fidelidade, a desconsideração de acordos, regras e limites mutuamente combinados em um relacionamento.
O mais comum é relacionar a fidelidade à sexualidade, ao pacto de manter relações amorosas somente com um único parceiro.
A anulação do pacto de fidelidade, gerada pelo ato de trair, é uma das forças mais fragmentadoras de um casamento, depois da morte de pessoas queridas, a traição aparece em terceiro lugar nos estudos sobre as grandes dores. Mesmo assim, apesar deste caráter demolidor nem sempre ela leva à separação.
A crise emocional que se estabelece a partir da descoberta da infidelidade pode sacudir o casal e retirá-lo de um estado de apatia, onde várias questões estão encobertas e ignoradas na relação.
Sabemos que vários fatores interferem na vida do casal, o importante é que haja espaço para rever os pontos sensíveis, partilhar dúvidas e elaborar as decepções que vão aparecendo ao longo da vida a dois, se não há cuidado e investimento nesta sociedade pode acontecer que um dos parceiros procure como solução um caso extraconjugal.
Mirian Goldenberg, professora da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), pesquisa o tema há quase 20 anos e é autora dos livros A OUTRA e INFIEL (ambos da Editora Record), ela diz: “A ala masculina considera que a infidelidade faz parte de sua natureza poligâmica. Os homens podem amar a esposa e desejar outras mulheres sem grande conflito. Já as mulheres, tradicionalmente educadas para associar sexo e amor, consideram que traição só é possível quando não se ama mais o parceiro, e sim outra pessoa.
O traidor, para não ser descoberto, precisa se apoiar em segredos e mentiras, o que complica, e muito, a situação conjugal neste caso.
Quando ocorre a infidelidade muitos sentimentos e expectativas são feitos em pedaços, a dor é imensa, a raiva, a culpa, o medo da perda, tudo vem como um turbilhão, arrastando o amor e a confiança para longe.
A reconstrução do casamento depende da capacidade para falar honestamente sobre os sentimentos associados à relação extraconjugal. Só depois disso é possível negociar exigências, fazer planos e voltar a confiar.
Voltar a acreditar no outro e no casamento só poderá acontecer se o perdão entrar nesse cenário, ele é a condição fundamental para a recuperação da relação e, essencialmente, da confiança pessoal e conjugal.
Perdoar não é a negação dos sentimentos de mágoa, ira e rancor. Perdoar é analisar, lembrar do que aconteceu, não para punir ou massacrar o outro, mas para servir de marcador para um novo momento.
Perdoar não é desculpar o erro da pessoa, quem desculpa tira a culpa, no caso da traição a culpa é real. Perdoar não é esquecer a ofensa recebida.
Perdoar é deixar para trás, no seu devido lugar no tempo, o fato que o magoou.
A depressão, a tristeza, o sofrimento cultivado, muitas vezes, estão relacionados à quantidade de lixo emocional que carregamos na nossa bagagem.
A busca de ajuda de um especialista no assunto pode ser bastante importante para o casal que vive o processo da infidelidade.

Participe, envie suas sugestões e comentários para
conversandocomvocebotecos@gmail.com

Festival Paraty Delícias do Mar

O mês será de água na boca em Paraty. Turistas e moradores amantes da boa culinária terão a oportunidade de degustar pratos deliciosos e diferentes. A 1ª edição do Festival Paraty Delícias do Mar acontece todos os finais de semana, até o dia 3 de maio (domingo).Ingredientes do mar, como camarão, ostras e lagostas serão o foco dos chefs de cozinha e gourmets da cidade. Para participar do festival, é necessário fazer reserva em um dos restaurantes.
A proposta do evento é apresentar novas receitas e ingredientes para os festivais de gastronomia que ocorrem durante todo o ano. Os chefs, de 13 restaurantes da cidade, servirão pratos à base de produtos marítimos além de saborosas sobremesas. E o melhor: a preços promocionais.

Entre os pratos servidos estão espaguete de palmito pupunha com creme de camarão, lasanha de frutos do mar e camarão empanado no coco ao molho de manga. E as delícias não param por aí. Alguns restaurantes oferecem opções como: bruscheta com lâminas de polvo e filé de robalo com crosta de pimenta, limão e risoto pupunha.

Além de desfutar todas as delícias, os participantes do Festival ainda poderão apreciar a cidade de Paraty. Natureza, praia e mar combinados com a gastronomia garantem um passeio inesquecível.

mais informações:
http://www.eco-paraty.com/br/eventos/deliciasdomar.htm