4.21.2009

'Feijoada completa', de Chico Buarque, ganha versão em húngaro na trilha de 'Budapeste'


RIO - Em "Budapeste", longa-metragem baseado no livro de Chico Buarque, a dualidade entre um homem dividido entre o Rio e a capital da Hungria também se reflete na trilha sonora. Uma particularidade é a música "Feijoada completa", composta por Chico Buarque, e que no filme é cantada por Ary Byspo e o grupo de pagode Toque de Prima, também cantada pelo jovem cantor húngaro András Domján.
Os versos rimados de Chico Buarque foram traduzidos para o húngaro pelo próprio tradutor do livro "Budapeste" e também do roteiro, o professor Pál Ferenc.
Outros destaques da trilha são o canto da húngara Emese Tóth, que foi descoberta pela produtora do filme, Rita Buzzar, na Igreja ao lado da estátua do Escritor Anônimo no Parque da Cidade, em Budapeste; e a participação do grupo húngaro de rock pesado Moby Dick.
Mas para o filme também foi composta uma trilha sonora original, sob responsabilidade de Leo Gandelman ("O engenho de Zé Lins") e com participações de Jacques Morelembaum ("Central do Brasil" e autor de uma das músicas do filme), Leo Brandão e David Feldman.
Com estreia prevista para 22 de maio, "Budapeste" tem direção de Walter Carvalho e é estrelado por Leonardo Medeiros, Giovanna Antonellie a atriz húngara Gabriella Hármori.
No filme, José Costa (Medeiros) é um ghost-writer. Na volta de um congresso, ele é obrigado a fazer uma escala imprevista na cidade de Budapeste, o que desencadeará uma série de eventos envolvendo-o em uma surpreendente história.

Publicada em O Globo
21/04/

Nenhum comentário: