8.16.2009

O fator Marina Silva

Enviado por Lucia Hippolito -

eleições 2010

Em política, dizia o dr. Ulysses Guimarães, só existem dois fatos importantes: o fato novo e o fato consumado.
O fato consumado era a inevitabilidade de uma disputa plebiscitária entre governo e oposição nas eleições de 2010.
Essa era a principal estratégia do presidente Lula para eleger Dilma Rousseff: transformar as eleições presidenciais num plebiscito sobre o seu governo.
Tamanha é a confiança de Lula no próprio taco, que abraçou o projeto: gostou do meu governo? Eleja Dilma.
Não gostou? Eleja Serra (ou Aécio).
E o presidente não tinha a menor dúvida do resultado. A tal ponto que declarou mais de uma vez que seu desejo era liquidar a fatura no primeiro turno.
Pois Lula vai precisar rever seus planos. O fato novo apareceu. E atende pelo nome de Marina Silva.
Convidada a se transferir para o PV e se candidatar à presidência, a doce senadora pelo Acre balançou.
Ainda não se decidiu, mas a notícia foi suficiente para embaralhar inteiramente o jogo para 2010.
Começa que Marina não é a típica oposição a Lula. Bem ao contrário, é sua companheira de militância no PT há muito mais tempo que Dilma Rousseff.
Ministra de Lula durante o primeiro mandato, símbolo mundial da luta em defesa da Amazônia, perdeu a parada para Dilma Rousseff, mas não se tornou uma dissidente raivosa como Heloísa Helena.
Tem mantido posições firmes no Senado, opõe-se à aliança espúria com o pior do PMDB, assinou a carta pelo afastamento de José Sarney.
Está fazendo tudo certo.
Em segundo lugar, Marina tira de Dilma a “candidatura de gênero”. Os marqueteiros terão que mudar a tese de que “o Brasil está maduro para ter uma mulher na presidência”.
Terceiro, uma eventual candidatura Marina Silva traz oxigênio a uma campanha que já estava marcada pela mesmice. Agrega qualidade ao debate. Espanta as teias de aranha.
Serra e Dilma não têm muitas diferenças. Autoritários, carentes de carisma, sabichões, ambos são partidários de uma forte presença do Estado, ambos são críticos da política monetária praticada pelo Banco Central.
O que Serra e Dilma pensam sobre energias alternativas, desenvolvimento sustentável, aquecimento global, economia verde?
Ninguém sabe.
A simples possibilidade de ter Marina Silva na disputa já perturbou articulações para a montagem de palanques estaduais, tornou obsoletas as estratégias urdidas tanto no Planalto quanto nas oposições.
Ciro Gomes já não quer mais concorrer em São Paulo para manter o caráter plebiscitário da eleição presidencial. Já pensa em concorrer à presidência.
Dilma Rousseff faz declarações públicas de apreço a Marina Silva – apreço, diga-se de passagem, que Dilma desprezou quando derrotava seguidas vezes Marina Silva no governo.
Em suma, o Planalto acusou o golpe.
Os próximos passos serão emocionantes.
Uma coisa é certa. O fator Marina Silva injetou oxigênio numa campanha que se anunciava chatíssima e está trazendo de volta o entusiasmo dos jovens pela política.
A coisa promete.

LEGUMINOSAS

Leguminosas, das quais os feijões são os principais representantes, são grãos que dão em vagens e que representa um grande papel na alimentação. universal.
São Feijões, sojas, ervilhas, lentilhas, grãos de bico, amendoins, são exemplos de leguminosas.
Dizem os orientais quem tem soja, tem carne, ovos e leite.
Os Italianos chamam os feijões de “a carne dos pobres“ em nosso país, o feijão faz parte da alimentação popular.
A lentilha é a leguminosa mais antiga a ser consumida entre os povos do Mediterrâneo.

VALOR NUTRITIVO DAS LEGUMINOSAS

As proteínas das leguminosas contêm todos os aminoácidos, essenciais e não essenciais, numa proporção muito semelhante às proteínas de origem animal.
Vitaminas B1, B2, B6, niacina e folatos, muito importantes para o bom funcionamento do sistema nervoso e da pele estão presentes em abundancia nas leguminosas.
Todos as leguminosas contêm de duas a três vezes mais ferro do que a carne. Trata-se do ferro não heme que não é bem absorvido pelo organismo. Mas, no entanto se ingerido ao lado de um alimento rico em vitamina C é absorvido em níveis semelhantes ao ferro heme encontrado em alimentos de origem animal.
A tradicional laranja, caipirinha acompanhando aquela feijoada não é só porque é gostoso! É a vitamina C presente na laranja e no limão favorecendo a absorção do ferro contido no feijão pelo organismo. “Viva a sábia cultura popular!!”
As leguminosas possuem de 15% a 30% de fibras, quantidade que excede a dos cereais integrais.
O cozimento desses alimentos é muito importante: Os grãos secos devem ser bem lavados e cozidos na própria água em que ficarem de molho.
Já os grãos verdes devem ser cortados bem fininhos e cozidos por aproximadamente 20 minutos.

RECEITA

Ingredientes:
100 gr de ervilhas cozida
1 xícara (chá) de agrião picado
1 unidade de cenoura ralada
2 xícaras (chá) de broto de feijão
1 colher (sopa) de shoyu
1 colher (sopa) de suco de laranja
1 colher (chá) de azeite
1 colher (chá) de catchup
sal à gosto
Preparação:
Refogue o broto de feijão por 5 minutos. A seguir misture a cenoura ralada. Arrume numa travessa; o agrião, as ervilhas e o broto de feijão.Misture tudo ao lado do shoyu, suco de laranja, azeite e catchup e Bom apetite!!!

Rendimento:
4 porções

Cyber cook

Sandra Helena Mathias Motta
Nutricionista
Centro – 3322-3715
Vila Nova – 3326-5487
Celular – 8813-4072