2.03.2011

Natureza e jazz se misturam no Vale do Capão

Natureza, montanhas, serras, vales e cachoeiras, este será o cenário da segunda edição do Festival de Jazz que irá ocorrer no Vale do Capão neste mês, nos dias 11 e 12. O Festival de Jazz do Capão, se coloca como uma opção gratuita a mais ao turista que pretende explorar a Bahia, mas não quer ficar só na cidade de Salvador.

O Vale do Capão fica na região da Chapada Diamantina a 445 km da capital baiana, e tem a tradição de ser uma opção alternativa aos pontos turísticos tradicionais da Bahia. Para quem gosta de um contato mais próximo com a natureza, paisagens exuberantes, cachoeiras, camping e de uma aventura mais selvagem, o Capão oferece trilhas que podem ser feitas de bike, como o Morro do Pai Inácio, cachoeiras com quedas d’água de mais de 380 metros como a famosa Cachoeira da Fumaça, além de espaços abertos, específicos para o camping.
Pelo segundo ano consecutivo, o município de Palmeiras - ao qual o Vale do Capão pertence – irá sediar o grande festival de jazz, que trará nomes de importância internacional, como Nana Vasconcelos, considerado um dos melhores percussionistas do mundo, Ivan Lins, ganhador do Grammy de 2009 como melhor álbum de MPB, a Orkestra Rumpilezz ganhadora do prêmio de “Melhor Grupo” (na categoria instrumental) e “Revelação do Ano” de 2010, do Prêmio da Música Brasileira, e Jaques Morelenbaum renomado instrumentista que já assinou produções fonográficas de Tom Jobim, Gilberto Gil e Chico Buarque.
O pequeno município de pouco mais de 1500 habitantes verá as ruas históricas do Capão serem embaladas ao som da boa música, além de promover uma enorme interação entre a comunidade local, e os visitantes, que neste ano estima-se serão cerca de 2 a 3 mil pessoas, o que faz com que a organização do evento pense também em medidas de conscientização ambiental, para melhor preservar os espaços naturais do Vale. “Nós investimos muito em campanhas de educação ambiental dos visitantes, toda placa de propaganda do festival, procuramos colocar frases como “não jogue lixo na rua”, “venha à pé” para que os visitantes sintam o maior conforto possível e evitar maiores transtornos” diz Ana Paula Prado, da assessoria do Festival.
A estrutura deste ano contará com dois palcos, - Palco Principal e Palco Alternativo – onde os artistas locais como o Grupo Instrumental do Capão, Coral do Capão, e Pife Muderno, e nacionais irão se revesar para abrilhantar a festa, que promete levar muita gente às ruas a partir das 18H. Além dos shows noturnos, o festival irá promover workshops de percussão (com Naná Vasconcelos), composição e harmonia ( com Ivan Lins),flauta, pife e sax (com Carlos Malta e Pife Muderno), violão, bossa nova e cello (com Jaques Morelenbaum e Cello Samba Trio), para os visitantes. Os workshops acontecerão na Praça e no Circo do Capão, todos gratuitos e com direito a certificado.
Os hotéis e pousadas que nesta época do ano ficam com suas reservas com cerca de 60% ocupadas, aumentam a demanda no festival “Com o festival, nós chegamos a 100% de lotação em nossa pousada o que faz com que os turistas procurem opções em Lençóis e localidades próximas, o que é muito bom, pois o visitante pode conhecer outros lugares da Chapada” diz Marcos Meira, responsável pela Pousada Lagoa das Cores. Por ser uma cidade turística os hotéis e pousadas investem em conforto e diversão para seus hóspedes “dispomos de serviço de sauna, SPA e ofurô para quem deseja relaxar” diz Meira.
Apesar de durar apenas dois dias, o turista que deseja curtir não só a boa música do Vale pode assistir nos finais de semana as apresentações de circo, teatro, coral, e grupos de música instrumental, oriundos da própria comunidade do Capão que acontecem no ponto de cultura Circo do Capão, além de passear pelas ruas históricas, que outrora já foi palco de garimpeiros à procura de diamantes.
O Vale do Capão é isso, natureza, boa música, história; e os diamantes que antigamente eram garimpados nas beiras dos riachos, têm seu brilho transformado em cultura e arte pela população local, que procura preservar as belezas desta terra, e agregar mais som e graça aos dias do município diamantino.

|Serviço|
O que: 2° Festival de Jazz do Vale do Capão
Quando: de 11 à 12 de fevereiro
Onde: Vale do Capão- Chapada Diamantina
Quanto: Gratuito
Como chegar: Seguir em direção a Feira de Santana, pela BR-324; em seguida, continuar pela BR -116 em direção ao sul, até o entroncamento do rio Paraguaçu. Depois, pela BR-242, seguir em direção a Brasília. Passando por Itaberaba e pela entrada de Lençóis, chega-se a Palmeiras. Para chegar ao Vale do Capão, deve-se seguir pela estrada de Caeté-Açú.

Lan Lan e Léo Gandelman tocam com Cyndi Lauper em shows no Brasil

Lan Lan e Léo Gandelman tocam com Cyndi Lauper em shows no Brasil
A série de apresentações que a cantora Cyndi Lauper fará pelo Brasil este mês contará com a participação de dois artistas brasileiros; a percussionista Lan Lan e o saxofonista Léo Gandelman.
Cyndi vem o país para apresentar aos fãs as músicas de seu mais recente álbum de estúdio, “Memphis Blues”, lançado no ano passado. Nesse disco Cyndi deixa de lado a sonoridade eletrônica e dançante pela qual ficou famosa nos anos 80 e mostra suas influências de Blues com resultados muito bons. Você pode conferir uma resenha desse álbum aqui no Território da Música.
A turnê em território brasileiro começa no dia 19 de fevereiro com um show no palco do Chevrolet Hall, em Olinda. Depois Cyndi se apresenta no Rio de Janeiro, São Paulo, Goiânia, Cuiabá, Brasília e Porto Alegre.
Em todos os shows a percussionista e cantora Lan Lan - integrante da banda Moinho - fará parte da banda que tocará com Cyndi. No show do Rio de Janeiro e na segunda apresentação em São Paulo a banda também contará com Léo Gandelman. Confira as datas e locais segundo a agenda no site oficial da cantora:

19/02/2011 - Olinda/PE
Chevrolet Hall - Rua Agamenon Magalhães, s/n
www.chevrolethall.wcms.com.br

20/02/2011 - Rio de Janeiro/RJ
Vivo Rio - Av. Infante Dom Henrique, 85
www.vivorio.com.br

22 e 23/02/2011 - São Paulo/SP
Via Funchal - Rua Funchal, 65
www.viafunchal.com.br

25/02/2011 - Goiânia/GO
Atlanta Music Hall - Br 153, km 10
www.atlanta.art.br

26/02/2011 - Cuiabá/MT
Centro de Eventos Pantanal - Av. Bernardo Antônio de Oliveira Neto, s/n
www.eventospantanal.com.br

27/02/2011 - Brasília/DF
Centro de Convenções

01/03/2011 - Porto Alegre/RS
Teatro Bourbon - Av Túlio de Rose, 80 - SUC 301 A
www.teatrodobourboncountry.com.br

Carnaval no interior do Ceará com shows de MPB e mostra competitiva

O público cearense terá uma opção diferente para curtir o Carnaval na região do Cariri. Entre os dias 05 e 08 de março será realizado na região a primeira edição do Caldas Fest, evento que vai reunir diversas atrações convidadas e uma mostra competitiva para revelar novos talentos.
O festival será no Balneário de Caldas, na cidade de Barbalha, e os shows serão gratuitos. AS inscrições para a mostra competitiva estão abertas e os interessados podem se inscrever até o próximo dia 10 de fevereiro. O regulamento está disponível no site da J. A. Lima Produções (www.jalimaproducoes.com.br), produtora responsável pelo evento junto com a prefeitura local.
A mostra competitiva é aberta a cantores e compositores de todo o Brasil. Um juri vai selecionar 20 finalistas que se apresentarão no evento. Os três mais votados serão premiados.

De 05 a 08/03/2011 - Barbalha/CE
Balneário Termas do Caldas - Rod. Caldas, s/n
Informações: 85 3251-1105 / www.jalimaproducoes.com.br