3.09.2009

ALIMENTAÇÃO SEGURA


ALIMENTAÇÃO SEGURA

Uma intoxicação alimentar é causada pela ingestão de microorganismos patogênicos ou toxinas produzidas por alguns dstes. Os sintomas variam de pessoa para pessoa, dependendo da idade, estado de saúde, imunidade e outros fatores.

Em primeiro lugar, devemos lavar sempre as mãos antes de preparar os alimentos e depois de manusear os alimentos crus.

Existem várias regras para se manipular alimentos. Regras essas, que a ANVISA que é subordinada ao Ministério da Saúde, está fiscalizando com rigor, seguindo a norma RDC nº 216 de 15 de setembro de 2004, onde aborda todos os requisitos necessários e obrigatórios que os fabricantes e comercializadores de alimentos devem seguir.

O termo alimento seguro (Food Safety) significa garantia de consumo alimentar seguro no âmbito da saúde coletiva, ou seja, são produtos livres de contaminantes de natureza química, biológica, física ou de outras substâncias que possam colocar em risco a saúde.

A busca e o aperfeiçoamento pela qualidade dos alimentos, por exigência de consumidores e mercado, aumentam a procura de empresários da alimentação, a implantar manual de boas práticas de fabricação em sua unidade e também propiciar aos seus colaboradores treinamentos e palestras sobre manuseio, conservação de alimentos. Como também, limpeza e higienização de equipamentos e ambientes e higiene pessoal.

O profissional nutricionista está apto a realizar uma auditoria na empresa contratante, verificando as instalações dos estabelecimentos, controle de vetores e pragas urbanas, controle de potabilidade da água. Durante esse processo poderão ser encontrados, algumas não conformidades, que facilmente serão superadas com entusiasmo e dedicação.

“Todos têm o direito de esperar que os alimentos sejam inócuos e aptos para o consumo” Portaria 326/1997 – SVS/MS

Drª Sandra Helena Mathias Motta
Nutricionista CRN 09100018
Controle de Qualidade
3323-4412 / 8813-4072

Drª Ângela Campbell
Nutricionista
Especialista em Microbiologia /
3323-5155 /

Nenhum comentário: