7.10.2009


Festival de Cultura na Baixada

Acontece entre os dias 17 e 19, e 24 e 26 de julho, o 1° Festival de Novas Culturas em Austin. A meta é mobilizar e inserir novas expressões culturais no bairro, que fica localizado no município de Nova Iguaçu. A previsão é que 16 artistas se apresentem, entre eles grupos e solos de rap, reggae, rock e MPB. Todas as atrações são oriundas da Baixada Fluminense.
O diretor do projeto, Filipi Santos, diz que além de pluralizar a cultura na região, existe a intenção de fazer com que as famílias voltem a sair para as ruas. Segundo ele, por conta da violência que predomina na maioria dos eventos em Austin, acaba por deixar os moradores do bairro acuados. “Pensamos nas crianças, por isso durante o evento haverá um pula-pula, e para os jovens e adultos além dos shows, vai ser montada uma feira de artesanato, bem como uma praça de alimentação, ou seja, o evento é para todos”, explica o diretor.
O evento é organizado pelo grupo sócio-educativo e cultural Movimento Unido de Austin (M.U.D.A). O M.U.D.A reúne jovens que preocupados com a educação e a cultura dos jovens que vivem no bairro, buscam valorizar outras formas de cultura. A iniciativa parte da carência de expressões culturais e artísticas no bairro de Austin.
Sabendo que existem outros grupos artísticos espalhados pela localidade, o projeto tem como principal objetivo a propagação destes artistas invisíveis, dando assim a devida visibilidade aos seus trabalhos e elevando sua auto-estima.
Filipi frisa que é importante deixar claro que a intenção desta ação é fomentar. “Alguns moradores sentem a necessidade de atividades como esta no bairro onde vivem. Os que buscam outras formas de cultura, além das que são oferecidas, têm que se deslocar para o Centro de Nova Iguaçu, ou mesmo a cidade do Rio de Janeiro”, afirma o diretor do projeto.

1° Festival de Novas Culturas em Austin
Dias: 17, 18, 19 e 24, 25, 26 de julho
Horário: sextas e sábados às 19h e aos domingos às 16h
Entrada Franca
Local: Rua Miguel Furtado – Austin – Nova Iguaçu


e-mails para esta coluna botecosdovaledocafe@gmail.com

Nenhum comentário: