7.10.2009

Jovem brasileira de 17 anos 'virou a cabeça' de Obama durante cúpula do G-8 na Itália

Ela é carioca

RIO - É brasileira, de Santa Cruz, no Rio de Janeiro, e tem apenas 17 anos, a jovem que "virou a cabeça" de Barack Obama na reunião do G-8, grupo das nações mais ricas do mundo mais a Rússia, em Áquila, na Itália. Em um momento de descontração, o presidente dos EUA foi fotografado olhando na direção da jovem Mayara Rodrigues Tavares, representante da Unicef, o Fundo das Nações Unidas para a Infância, sob o olhar de aprovação do presidente francês, Nicolas Sarkozy.
Nascida e criada no Barro Vermelho, comunidade carente de Urucrânia, Mayara embarcou para a Itália no dia 3. Ansiosa, ela disse na época, em entrevista ao GLOBO, que não esperava ser escolhida para representar o Brasil e o Unicef numa das reuniões mais importantes do mundo. Além dela, apenas outros três adolescentes brasileiros, dos núcleos chamados de Semi-Árido e Criança Amazônica, participaram da reunião do G-8.
- É uma sensação inexplicável. Não acreditava que poderia fazer algo assim, pois me sentia mais uma tentando lutar, em vão, por direitos não respeitados. Agora, dá para acreditar que tudo vai dar certo - afirmou a adolescente, que cursa o segundo ano do ensino médio numa escola em Santa Cruz.
Mayara foi escolhida após participar da Plataforma de Centros Urbanos - uma pesquisa realizada pela Unicef sobre os direitos reais das crianças e dos adolescentes em todo o mundo. No Rio, o estudo foi feito em comunidades de Santa Cruz, no Complexo do Alemão e no Morro Chapéu Mangueira, no Leme.
Mayara faz parte de um grupo que divulga os direitos da criança e do adolescente com o objetivo de garantir uma vida digna para jovens que moram em comunidades carentes. Seu sonho é estudar Serviço Social para ajudar não só a sua comunidade, mas todas aquelas que vivem em condições semelhantes.
Fonte: O Globo

Nenhum comentário: